segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O que esperar de Felipe Massa em 2013

Todos os anos faço essa coluna sobre o que esperar dos pilotos brasileiros na temporada que ainda não se iniciou oficialmente. As espectativas são quase sempre previsíveis: marcar o maior número de pontos possíveis, não bater, superar seu companheiro de equipe e manter a melhor relação possível com sua equipe, sendo cordato, passando informações precisas sobre o carro e pensando estrategicamente um GP.

No caso de Felipe Massa é um pouco diferente. Se você ler minhas análises de inicio de ano sobre ele dos anos passado e retrasado, verá que sua grande missão nos dois anos era reagir à supremacia acachapante que Fernando Alonso lhe impunha nos resultados das corridas, sempre terminando o ano com mais de 100 pontos de diferença nas tabelas do campeonato.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Todos sabem que Fernando Alonso é o piloto principal da equipe italiana, mas no início do ano o equipamento e tratamento que ambos recebem da equipe é idêntico e se Massa conseguir pontuar, frequentar pódios e até mesmo ganhar corridas nesse período, mantendo-se na disputa pelo título, ficará muito mais difícil para a Ferrari obrigá-lo a trabalhar para o espanhol antes do fim do ano e assim Felipe conseguiria fazer uma temporada melhor e se cacifar para uma boa equipe em 2014, já que sua permanência na Ferrari não é certa. Sim: dar canseira no espanhol pode ser seu passaporte para uma boa vaga em 2014 (qual equipe seriam outros 500...)

Além disso, se lembrarmos do terço final do campeonato do brasileiro em 2012, recordaremos que ele estava bem melhor psicologicamente, se entendendo com carros pneus e com sua própria motivação, com os resultados aparecendo visivelmente no cronômetro ao superar Alonso em vários momentos a ponto de ter que tirar o pé para beneficiar o companheiro na sua disputa contra Vettel, uma realidade bem distante do início do ano quando sequer pontuava e era achincalhado pela imprensa italiana.

É com esse espírito renovado e aguerrido que Felipe vai começar 2013 e apesar de analisar e opinar sobre seus resultados com distanciamento ético, acredito e torço por seu sucesso, mesmo que superar Alonso, na maioria das vezes não esteja no cardápio de opções.

7 comentários:

Celso Castro disse...

O final da temporada passada foi ótimo, acredito que nem ele espera o aproveitamento que obteve. Tomara que inicie o ano com a mesma força.

Bill Mask disse...

TENHO FÉ NO FELIPE MASSA!
Torcer bastante pro rapaz!

Inácio frio como sempre, mas não deixa de dar uma torcidinha no final do texto. :)

Anônimo disse...

Pra voltar a ter o respeito de piloto vencedor como 06/07/08, Felipe vai ter que fazer uma bela temporada bem ao estilo Raikkonen 2012. Conseguindo, em 2014 pode almejar vaga em outra equipe de ponta(pode ser até no lugar de Webber na RBR, lembrando que é vaga pra segundo piloto). Se fizer um ano mediano(fora da briga pelo título), sua função vai ser a mesma de sempre, ajudar o espanhol. Ajudando, quem sabe garante mais um ano na Ferrari, mas passou da hora de Massa(muito rico) mudar de equipe.

Como ainda permanece na Ferrari, nas primeiras provas vou torcer muito para Felipe se manter a frente do espanhol, só pra ver Galvão vomitar:

“Essa é para os críticos ficarem com muita raiva, nosso Felipe Massa esta muito feliz na Ferrari! E ele dá muitas risadas do que se fala e escreve na mídia, mas sua resposta veio na pista”

“E pra esse GP da AUS, Massa fez uma classificação de gente grande e com muito mais QUALIDADE-DE-VIDA que o espanhol Reginaldo! Eu sou muito mais o Felipe Massa em 2013! Alonso já começa ficar MUITO-INCOMODADO com a velocidade-natural de Felipe largando a frente, o que vc acha Reginaldo?”

“Com certeza Galvão, eu ia falar isso mesmo, não é Burt”

“Com certeza”

Muitas voltas depois, e já no final do GP da Austrália, Alonso levemente se aproxima do líder Felipe, Galvão comentam meio-contrariado:

“Eu não consigo ser purista nesse tipo de coisa, e eu queria a opinião do nosso Emerson Fittipaldi, é uma equipe chama-se Ferrari. É a primeira corrida do ano, Felipe esta na liderança dando um BANHO em cima do espanhol(que segue a frente de Vettel em terceiro). Nesse momento, Felipe entregando a vitória seria um crime-esportivo, uma afronta ao esporte mundial. O que vc acha Emerson?”

“TEM QUE FAVORECER O FERNANDO ALONSO, OLHA O VETTEL NA COLA DO ESPANHOL NA TABELA!!!”

Nesse momento Galvão fica mudo-roxo-de-raiva, R.Leme dispara pra ferrar ainda mais:

“Nas circunstâncias de campeonato eu não tenho nenhuma dúvida, é isso mesmo. Alonso vencendo ia somar 25 pontos e Vettel apenas 15"

Aí vem a melhor parte da corrida, o espanhol encosta de vez no líder Felipe, a Ferrari avisa pelo rádio e tome Galvão Bueno:

“É melhor que seja logo, que passe logo e que Felipe vá atrás…se não tem solução, que passe logo e que o Alonso-puxe-o-Felipe. Vejam que o Felipe ABRE SEM NENHUM PROBLEMA para a ultrapassagem do Alonso”

“Gente, é uma coisa do ESPORTE absolutamente NORMAL, eu sei que vai chover CRÍTICAS que vai ser um problema. Mas é uma coisa do ESPORTE, fazer o que? O Felipe chegou a comentar: “SE A FERRARI PEDIR COM EDUCAÇÃO, EU VOU AJUDAR MEU COMPANHEIRO DE EQUIPE”, e assim a coisa funciona. Aí vc esta vendo TIRIRICA no boxe da Ferrari, e ele é AMIGÃO do Felipe, e o TIRIRICA faz aquela cara: “Fazer o que né, de circo e palhaçada eu entendo muito, por isso estou aqui”

Anônimo disse...

só tenho medo duma coisa: 1999, Ferrari preferiu jogar a toalha e perderam o campeonato do irvane
tenho medo do "modos operantes" alonso é bem provável de outorgar tal mando via santander, caso no meio do ano pro final alonso esteja atras do felipe na pontuação. contudo se na 1° corrida massa ganhar e alonso não pontuar, considero essa possibilidade bem plausível já pra 2? corrida.
o ego pode valer + q grana nesse meio.

Joe Satriani disse...

O que esperar do Massa: Que ele pontue pra tirar pontos da RBR e da McLaren e ajudar o Alonso ser tri. Campeão mundial? Na Ferrari nunca será. Na RBR? Não correrá lá pq nao é da academia de pilotos. McLaren? Só se for lá, mas duvido muito.

Anônimo disse...

faz um post falando pq não existe numero 13 nos carro da formula 1 acredito q muita gente nunca prestou atenção nesse detalhe desculpa insistir tanto e q eu quero q vc faça um posto falando sobre isso
willian kimieck

LenneF1 disse...

faz um post falando como anônimos são chatos!