quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Dono da Force Índia cada vez mais enrolado

Já contei algumas vezes aqui ao longo dos anos que Vijay Mallya, um dos donos da Force Índia, tem um grande grupo empresarial, entre elas uma companhia aérea (a Kingsfisher) que deve bilhões dólares à funcionários, autoridades e diversos fornecedores e teve sua licença para operar caçada no fim do ano passado. Pois bem, parece que a situação piorou um pouco mais.

Segundo o jornal Financial Times, um grupo de 17 bancos liderados pelo Banco estatal da Índia, resolveu cobrar os empréstimos feitos - e todavia não pagos - à companhia aérea de Vijay. Ainda segundo a matéria no jornal, os credores "perderam a paciência e estão cobrando os empréstimos da Kingsfisher Airlines, algumas delas com garantias pessoais de Mallya, de modo alguns de seus brinquedinhos (jato particular e mega-iate) poderão ser vistos em breve nas mãos de outros donos".

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Antes que muitos perguntem, Bob Fernley chefe da equipe Force Índia já informou que os problemas da Kingsfisher Airlines em nada afeta a equipe de Fórmula 1 e que "são negócios independentes e sem conexão, então não importa o que acontece lá."

Ok, pode até ser que os negócios do indiano sejam realmente estanques e que recentemente ele tenha vendido a maioria acionaria em sua companhia de bebidas para a Diageo por 2 bilhões de dólares, mas como a equipe de F1 depende largamente de seus donos para existir, já que não tem patrocinadores reais (como mostrei AQUI), caso Vijay resolva repensar seus gastos, seria bom que a essas alturas a equipe conseguisse sobreviver com seus próprios rendimentos, como já fazem suas rivais de meio de pelotão Williams e Sauber.

Ah! Lembro por fim que a equipe tem outro sócio, o dono da marca Sahara, e também bilionário indiano Subrata Roy, que igualmente tem um mega império no mundo dos negócios e que do mesmo modo está com problemas financeiros bilionários na justiça indiana, mas isso fica para outro post caso a coisa para o lado dele realmente entorne...

3 comentários:

Anônimo disse...

Hülkenberg foi bem esperto nessa, vai liderar sozinho na Sauber. Se ficasse na Force India poderia ver o time despencar por falta de grana, também não precisa se preocupar com Di Resta ao lado para dar trabalho.

Além de ser fera no volante, o alemão se mostra visionário na hora de decidir o rumo na carreira.

Anônimo disse...

faz um post falando pq não existe numero 13 nos carro da formula 1 acredito q muita gente nunca prestou atenção nesse detalhe
willian kimieck

Jaime Boueri disse...

A Jordan que virou Midland, que virou Spyker, que virou Force India...

Eu torcia bastante pros caras. Até 2002, quando a equipe ainda era do tio Eddie. Depois veio o Karthikeyan e derrotas em cima de derrotas.

Já pensou se esse indiano volta e afunda mais uma?!