quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Caterham e os escapamentos da discórdia

Perguntado sobre o que ele achava dos demais carros 2013 apresentados até agora, James Allison, diretor técnico da equipe lotus respondeu: "Existe uma coisa no escapamento da Caterham que creio não que vá ficar lá até chegarmos em Melbourne (Austrália)."

Essa "coisa" é uma pequena asinha localizada logo após as saídas dos escapamentos, o que segundo Allison, seria irregular.  Essa controversa peça teria a função de conduzir o fluxo de ar dos escapes para uma determinada direção, o que poderia infringir o artigo 5.8.4. do regulamento técnico da categoria, pois dependendo da interpretação, estaria numa área que deveria estar livre de qualquer interferência externa ou peças.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Certamente nos próximos dias alguma equipe vai pedir o esclarecimento da FIA nesse caso, e na eventualidade desse item ser permitido, logo mais as outras equipes irão adaptar e até refinar suas próprias versões. Enquanto isso não acontece a Caterham seguiu testando pequenas variações da peça, como nessa imagem ao lado, onde a asinha se encontra um pouco mais rebaixada do que vimos nas imagens acima, tudo em busca de alguns décimos a mais de velocidade.

Segundo um especialista em aerodinâmica, a tal asinha teria resultados contestáveis, pois se por um lado realmente ajuda a direcionar o fluxo de ar dos escapes, por outro acaba por ser um obstáculo a ele, reduzindo a velocidade dos gases quando eles chegam à traseira do carro.

Quem disse que equipe pequena também não cria (ou tenta criar) novidade? Clique nas imagens para ampliá-las!

3 comentários:

Marcelonso disse...

Sinceramente, nessa equipe não vai mudar nada.


abs

Dalborga disse...

Parabéns e obrigado por sempre nos trazer com detalhes as novidades dos carros de F1.

Anônimo disse...

faz um post falando pq não existe numero 13 nos carro da formula 1 acredito q muita gente nunca prestou atenção nesse detalhe
willian kimieck