terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Williams 2012

Começou 2012 e nada da equipe de Grove anunciar o titular de sua segunda e principal vaga.

Sutil, Barrichello e Senna são os contendores e a melhor opção para atual situação da equipe, independente de torcida e preferências pessoais, é Barrichello, pois diferentemente de Sutil e Senna ele já conhece a equipe, seus técnicos e seu andamento. Além disso é o mais experiente de toda a historia da Formula 1, único candidato que sabe o que é lutar e conquistar vitorias na F1 e ainda está motivado.

Senna representa o novo, uma aposta de médio-longo prazo e com bom potencial de marketing mas que hoje ainda é um pouco errático pois tem o que aprender na F1, embora seja rápido, e tenha dado um banho em Petrov no sentido de ajudar a equipe a analisar o carro da Renault em 2011.

Sutil em tese apresenta uma melhor combinação de Senna e Barrichello pois tem 5 anos de experiência num time que vem melhorando e é rápido, mas segundo dizem, não tem um feedback técnico tão apurado quanto o desejado e já teria atingido seu ápice profissional, tanto que a Force Índia preferiu apostar no futuro de Hulkenberg.

Com todas essas opções e sabendo que em 2012 a Williams precisa ir bem desde cara (e Senna nunca participou de uma pré-temporada inteira na F1) sob o risco de implodir, e que o piloto contratado terá que abrir mão de seu carro em 15 treinos livres de sexta-feita para o reserva Valtteri Bottas sem que isso pese no desempenho e ajuste do carro no fim de semana, Barrichello é a melhor opção, a aposta mais lógica, estável e segura para a evolução do carro desde o inicio dessa temporada onde motor, projetista e o chefe de engenharia são novos, com Sutil e Senna vindo depois, a despeito da diferença de dinheiro que os 3 candidatos tragam em seus bolsos.

Repare bem que não estou entrando no mérito de torcida por um ou outro piloto e sim analisando-os sob o ponto de vista do que oferecem especificamente para a Williams nesse momento da equipe.

Mas como quem baterá o martelo deve ser o imprevisível Adam Parr, presidente da Williams que vem liderando a equipe rumo ao fundo do pelotão desde que chegou a bordo, e para ele o lado comercial tem um peso muito grande (Senna, Sutil), pode ser que a lógica não impere e prefiram ousar numa contratação mais arriscada que pode até dar bons resultados também.

Enfim, tecnicamente vejo Barrichello melhor na disputa com Sutil e Senna mais atrás. Comercialmente Senna sairia na frente, seguido por Sutil e Barrichello.

17 comentários:

clserra disse...

Excelente analise. Concordo com você em todos os pontos. E também acho que Barrichello é a aposta mais logica.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus, não coloquem o Tartaruga Barrichello na Williams. O Bruno já demonstrou que aprende muito rápido, é só dar sequência que ele vai longe. Chega de frustração na F1!!!!!!!!!!!!!!!

Diego disse...

O bruno merece essa chance na Williams.
Todo ano é a mesma história do Rubinho, gosto muito dele ja vibrei muito com ele, mas não dar mas, passou o tempo de rubinho. por favor rubinho aposenta vc não prescisa passar por isso.
espero mesmo que Bruno Senna fique com essa vaga

Nick Mason disse...

A Williams mais do que nunca precisa de dinheiro, ainda mais porque a AT&T não renovou com a Williams e é mais um patrocinador e US$ 12 milhões a menos para a Williams trabalhar em 2012. Então, analisando friamente a situação da Williams, quem levar mais dinheiro, com certeza ficará com a vaga, independete da bagagem de experiência x competência.

Misael disse...

Pelo amor de Deus, é duro de aguentar torcedor viu...

Bruno Senna é um piloto medíocre, sem grana e sobrenome nunca teria chegado perto da F1.

Barrichello é um bom piloto, como vários outros por aí. Acho que seu tempo já passou. E essa história de que é bom no desenvolvimento e tal, tá mais pra ficção. Lembro que ano passadfo a história era a mesma, com Rubinho o carro da Williams seria muito melhor que em 2010. E o que vimos?

Entre os três optaria pelo Sutil, não é nada espetacular, mas reúne grana e velocidade.

Diego disse...

Sutil deve ser o melhor piloto do mundo, não sei pq ele não ficou na force india então ja que tinha grana e velocidade.
Bruno Senna chegou onde Chegou pq tem algum talento, pq se não fosse por isso o filho do prost terias chegado do mansel tambem. para quem passou 10 anos sem correr ele fez muito para um piloto.
Falta ritmo de corrida para Bruno ainda durante a prova é muito rapido é uma unica volta, mais fica devendo na corrida.
agora ele só vai crescer se correr, então... vamos aguardar quem a Williams vai escolher.

Anônimo disse...

Hahahahahah vindo desse blog alguem teria duvida que a escolha seria barrica?


Seja um pouco mais imparcial Inacio...

O tao aclamado barrica nesse ano que passou nao foi nem sombra do piloto que um dia foi...tomou pau do maldonado que classificou quatro vezes o carro pro top 10 enquanto o barrica nenhuma, e só marcou mais pontos que o venezuelano porque o hamilton tirou ele em monaco...

Anônimo disse...

Fora Barrichello,tu és muito lento! Chega, não aguento mais ver brasileiro perdendo na F1. O único talento que vejo nele é o poder que o mesmo tem em persuadir todo mundo e dizer que o próprio é a melhor opção para desenvolver o carro. Que droga, esse cara na Williams participou da pior temporada desta equipe de todos os tempos! Ninguém vê isso?

Anônimo disse...

Barrichello tomou pau do super Maldonado por incríveis 1 a 4... impressionante esse Maldonado. Esse Rubinho é tão ruim que quando as duas Williams quase não treinaram pq quebraram ou bateram na sexta, e tiveram problema no sábado, foram as instruções técnicas do péééssimo Barrichello que foram usadas para um GP este ano, o qual não me recordo, parece q foi o Japão ou Coreia.
Aliás, o péssimo Barrichello é o preferido da equipe técnica da William, enquanto Bruno é o preferido de Adam Parr pq traria mais marketing pra escuderia inglesa. Ah, bom, não li isso no Blog do Inácio, li em sites internacionais... principalmente, na BBC. Acho que a equipe técnica, e o próprio Frank devem estar se auto-sabotando. Quanto ao Sutil, acho que ele vai pra Catherdam pq quer um contrato de 1 ano apenas...pra tentar vaga nas RBRs, ou McLarem ou na própria Ferrari..quem sabe ele nao ocupa lugar de piloto de testes esse ano ainda pra tomar o lugar do Felipe Massa ano que vem...será que vai rolar "Alonso is faster than you" pro Alemão tb. Mas, sosseguem, haters... o Rubens vai aposentar um dia... da F1, e aí podia ir pra Truck e guiar até os 71 como o grande Pedro Mufatto que fez aqui em Brasília 45 anos de carreira, com direito a podium e tudo mais... e aí vcs vão poder continuar cornetando o Barrica. Quanto ao Bruno acho que seria interessante se fosse pra NASCAR, aí teríamos de novo Senna, Piquet e Fittipaldi em uma mesma categoria...muito mais competitiva por sinal.

Adriano Souza

José Inácio Pilar disse...

O que disse e repito é: Tecnicamente a Barrichello e Sutil tem vantagem sobre Senna e a parte tecnica é muito importante num ano de transição como 2012.

MAS sob o ponto de vista de marketing e patrocínios Senna teria vantagem sobre Sutil e Barrichello e Adam Parr dá muita importância a isso.

É o que penso e reafirmo.

Ricardo Braga disse...

O Pé de Chinelo não desiste nunca, onde foi capacho do Schumacher durante anos e quando teve sua real oportunidade tomou pau do Button, onde le dizia que era melhor e mais rapido e deu no que deu, onde ele colocou culpa no carro, ou exatamente nos freios pela diferença dele e do Button no começo do campeonato. O Piquet sempre foi correto em suas colocações, onde ele sempre disse que o Burrinho é lento e não consegue acompanhar os outros. O Senna merecia uma oportunidade para nós brasileiros ver se ele tem potencial ou não, pois ainda não conseguiu isso desde o começo da temporada para mostrar seu real valor. O Senna tem ainda uma oportunidade de ser campeão no futuro e o Burrinho só quer figurar por mais um ano para completar 20 anos e ser o piloto que correu mais na F1. Para mim ele e o Massa envergonharam a tradição que o Brasil tinha na F1 e que foi dignamente conquistada por Fittipaldi, Piquet e Senna, onde esses bostas fizeram aquela palhaçada de deixar seus companheiros passarem por causa de grana... São dois vendidos isso sim !!!

Anônimo disse...

Barrichello superior tecnicamente? Rsrssrs.
Rubens é tão ruim quanto o Pastor Maldonado... Dois pilotos que deveriam correr na Hispania, que tem um carro à altura deles...

Renato disse...

Eu estou cansado de escultar que Rubens é um grande acertador de Carro e tudo mais.
Acho que isso é conversa pra quem não entende de Formula, acho que depende muito mais do projetista doque do Piloto.
Rubens Fez uma pessima temporada em 2005 pela Ferrari ai foi para BAR (Honda)
Rubens chegou na Honda, depois do seu ano de estreia a Honda fez os dois Piores anos de sua Historia 2007 e 2008.
Rubens Fez sua primeira temporada na Williams depois do primeiro ano a Williams fez sua pior temporada da Historia 2011
então tenho certeza que o rubens ele pode indicar os caminhos a serem seguidos durente o ano, mais que por causa dele o carro vai ser uma maquinha, isso é mentira.
entre os três gostaria que Bruno Senna fosse para Williams.

Mauricio disse...

Misael voce que é mediocre, bruno Senna é mais que brilho e prestigio, é claro que nao vai ser igual ao tio Ayrton mas ele vai mostrar que alem do sobrenome ele tem qualidades suficientes pra subir no podio ou quem diga vença uma corrida. Tudo vai depender do carro.

ivansc disse...

Não existe essa de tradição brasileira na F-1 isso é balela de torcedor.outra cosai é dizer que Maldonado foi superior em relação ao Rubens, onde isso? Já li várias reportagens, inglesas, afirmando da capacidade tecnica do Rubens o que poucos sabem é que Bruno senna também tem isso, um Feedback, retorno,que é uma caracteristicas do Rubens, que erroneamenee chamam de acertador o que difere um do outro é o estilo de pilotagem, embora ambos sejam agressivos, Bruno é mais cauteloso, algo que ainda precisa ser lapidado

Anônimo disse...

Realmente, Barrichello é um fraco tecnicamente. Acho interessante alguém falar que Williams piorou, que Honda piorou e esquecer que a primeira passa por dificuldades financeiras, e a segunda estava à beira da falência, tanto que saiu da F1 e virou Brawn GP do que sobrou. Aliás, interessante o internauta esquecer que a Ferrari só foi campeã de construtora quando Rubens foi contratado, a pedido de Michael Schumacher por sinal. Esquece também que quando as RBRs encostaram nas Brawns, é que fizeram as tais mudanças solicitadas a tanto tempo pelo brasileiro, que por sinal ao final do campeonato andava bem melhor que Button, o qual admitiu, inclusive, que usava o mesmo acerto que o do Rubens no fim do campeonato. Finalmente, já foi veiculado em vários meios de comunicação internacionais que o Barrichello é o preferido DA EQUIPE TÉCNICA DA WILLIAMS e do próprio Frank Williams...então, o que falta é dinheiro e não talento.

Eu gosto do Bruno, torço por ele... mas querer comparar um feedback de um cara que em 6 corridas numa Renault não conseguiu fazer mais do que 2 pontos; que pilotou uma Hispania e, diga-se de passagem, tomou pau do seu companheiro de equipe com um cara que está a 19 anos na formula 1, já correu com vários motores e tem um excelente feedback comprovado por vários grandes chefes de equipe é demais.

A verdade é que, se o tempo está sendo cruel com Rubens,tb é tarde demais para o Bruno ser lapidado na F1, ele fará 29 anos em 2012... a meu ver, o certo era ele ir pra NASCAR e nos trazer de volta os anos de Senna x Piquet, e ainda com um Fittipaldi no meio. A Williams pode servir para terminar a carreira do Rubens, quem sabe com uma melhora, e arranhando um podium... mas jamais pra começar a carreira de alguém com quase 30 anos, se ao menos o Bruno tivesse apenas 20 anos.

Agora, uma coisa me intriga... de repente, Sutil sumiu dos comentários da disputa na Williams... e ele seria mais ou menos um pouco dos dois...patrocinio e um feedback meia boca. De repente, passa pela minha cabeça a possibilidade da Williams sacanear o Maldonado e ficar com o Bruno pelo patrocínio e com o Barrichello para o feedback... vai ver por isso estão demorando tanto, querem fechar com o tal banco do Qtar para poder fazer isso.

Adriano Souza

Renato disse...

Honda nunca esteve falida, foi tanto que o carro do outro ano foi campeão. a Honda saiu da formula 1 para cortar gastos.
A Honda tinha investido milhoes no carro de 2009 que seria pilotado por Buntton e Bruno, mais a crise financeira fez com que ela se retirasse antes da formula 1.
Rubens é bom piloto, não tenho duvias disso, mais não é o melhor acertador de carros.
é a mesma coisa dizer que o rubinho é um mestre na chuva, RUBENS só ganhou uma corrida na chuva em quase 100 provas de disputou de baixa d´agua. BOM É O BUNTTON que ganhou a maioria metade de suas corridas sobe chuva. como a primeira da carreira na Hungria 2006, China 2010, Montreal 2011
Bruno Senna na Williams!!!!