quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A sombra de Alonso

"Eu sinto muito pelo Felipe, mas eu penso que Fernando tem a equipe inteira voltada para ele. Eu o admiro (Alonso) como admirei Prost - ele criou uma grande atmosfera em torno dele, com gente muito boa."

Com essas palavras à revista italiana Autosprint, Jenson Button indicou porque não vê com bons olhos a possibilidade de ser parceiro de Fernando Alonso na Ferrari.

Certamente essa argumentação também está na cabeça de todos os potenciais contratáveis que a equipe procurou ou pode procurar e que a imprensa já especulou (alguns com quase nenhuma chance de se concretizar), como Hamilton, Kimi, além do próprio Button e de Webber, que já assinou sua renovação com a Red Bull.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

E esse enorme "Aloncentrismo" pode ser realmente um problema para a equipe:  que piloto estabelecido, de sucesso e com ambição de ser campeão aceitaria ir para a Ferrari sabendo que seria o número 2 do espanhol até 2016, anos do término do contrato entre os dois?

Essa sombra de Alonso, como eu já havia abordado nesse post AQUI e nesse outro AQUI, é exatamente o trunfo de Massa, que se vê na prática com poucos rivais de peso dispostos a arriscar-se a sucedê-lo na equipe, podendo ficar lá por falta de opções. Massa precisa, entretanto, reagir e estabilizar-se na obtenção de bons resultados na zona de pontos se não quiser passar a ver-se ameaçado também por pilotos de menor visibilidade como Perez, Sutil, Kovalainen e sabe-se lá mais quem vão inventar por aí - e que aceitariam alegremente ser o segundo piloto bem remunerado de uma equipe de ponta como a Ferrari.

E aí, você acha que ser parceiro de Alonso na Ferrari é uma fria?

13 comentários:

Unknown disse...

uma fria não José Inácio, uma GELADA!
Será que vale mesmo a pena permanecer na Ferrari? Quiçá na F-1, para fazer número em outra equipe? Acho que a carreira do Felipe na F-1, infelizmente, esta acabando. Cabe a ele encerrá-la com dignidade.
Abçs

Anônimo disse...

Uma fria maior ainda. Além de ser sempre o 2º piloto e ter o carro fabricado pro outro, ainda tería a performance comparada ao melhor de todos. É querer ser criticado. @Bruno_BGP

Anônimo disse...

Um piloto que queira somente dinheiro aceitará ser o segundo de Alonso. Alonso paga (via banco, seu patrocinador) e a equipe é dele, Alonso.

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber quem hj na formula1 poderia competir com Alonso?
vamos ser realista eu sou brasileiro e vibro para que um brasileiro venha brilhar igual fez senna, piquet etc... vamos ver a realidade o massa nunca foi um piloto brilhante mesmo em 2008nunca foi aquele piloto que todo mundo podia dizer cara que piloto é esse. e outra, o Alonso a gente queira ou não é o melhor piloto do grid nitidamente. observe só vettel por ex: so anda rápido quando tem um carro brilhante, hamilton por ex: outro piloto que precisa sempre de um carro brilhante e mesmo assim vive fazendo besteira(afobado). O Alonso merece o mérito que tem é um piloto completo , inteligente rápido estrategista e outra ainda não teve um carro brilhante na ferrari como vettel e hamilton por quando ele teve um carro brilhante todos nos sabemos que ele bateu o hepta campeão mihael schumacher 2005 e 2006 etc.. todos sabem disso, o próprio vettel deu uma entrevista onde ele diz que admira muito o fim de semana de alonso num grande premio. Sou Brasileiro mais sou realista. a minha esperança hoje e luiz razia da gp2 torce para que ele venha fazer a diferença. boa tarde.

Unknown disse...

Alonso é piloto top, gênio não, tem braço e cabeça pra enfrentar qualquer um no grid, mas sempre foi mimado e sempre trabalhou sendo primeiro piloto, o Briatore dizia que a equipe era Alonso e mais um, quem tem chance de brigar com um piloto assim, que exige em contrato não ser incomodado pelo companheiro? Difícil né, muitos falam mal do Massa mas sem querer saber ou entender os motivos para tamanha diferença, será que todos que correm com o Alonso esquecem como pilota ou tem medo? Pois todos os companheiros reclamaram dessa preferência pelo Alonso e de ficar com o resto que vem dele, resto de atualização, resto de peças novas, resto de engenheiros. Uma pena que o Alonso prefira os meios mais fáceis para conquistar sua preferência, exigindo até em contrato certos privilégios. Massa já bateu de frente com o Alonso em equipes diferentes, Vettel e Hamilton tem totais condições de enfrentar o espanhol, tem braço e títulos para exigir tratamento igual, mas na Ferrari, juntou a fome com a vontade de comer, os dois gostam de trabalhar tendo um preferido e um escudeiro, então... o segundo carro da Ferrari sempre será essa cadeira elétrica, aliás, sentar ao lado do Alonso é pedir pra ser queimado, Massa não foi o primeiro, a carreira do Alonso na F1 mostra bem isso e só não enxerga quem não quer, e ainda culpam o Massa...

Zé Rodrigo disse...

Ô Gleidson,

Você acha mesmo que Alonso só é o que é porque foi ou ainda é "mimado" pela equipes que passou? Abre o olho rapaz! Se a Ferrari dá mais atenção pra ele é porque ele DÁ MAIS RESULTADOS, senão ninguém ia topar o tal "contrato com vantagens" que vc fala (e nem sabe se existe), cai na real!

Alonso conquista seu status de 1º piloto no braço e na pista, com resultadosde primeiro piloto, deixa de ser PACHECO e torcedor cego.

Mania de brasileiro que acha que para torcer pelo seu conterrâneo tem que desqualificar o rival mais forte.

Massa que sinta a agua batendo no pescoço e reaja com aquela pilotagem que mostrou em 2007 e 2008!

Joe Satriani disse...

Para um piloto novato (nao mais que dois anos de F1) ou um em fim de carreira, seria uma boa. Agora pra quem tem talento e ainda tem lenha pra queimar, pode esquecer, dividir uma garagem com o Alonso será extremamente cáustico.

Andre da Paz disse...

Não interessa quem seja (a porcaria do massa ou outro), "eu Andre da Paz aceito o convite da Ferrari", mas "não aceito cláusula ou seja lá o que for sobre ser 2º piloto", "se não quiser procure outro"!

Quando chegasse a ordem nos boxes: " Fernando está mais rápido do que vc!", aí eu responderia "então manda ele tentar passar, abraços!"

MAS PRA TUDO ISSO TEM QUE TER TALENTO, e só lembro de um: Senna!!!!!!!!!!

Andre da Paz disse...

Corrigindo: TALENTO, TRABALHO E CORAGEM!!!!!!!!!!!

Rafael Velozo disse...

Acho o Alonso o piloto mais completo do grid, ele é rápido em treino e consistente como ninguém nas corridas, seja no seco ou no molhado.
Se ele tem preferência na equipe é porque ele a conquista dentro da pista e cabe ao segundo piloto comer poeira mesmo.
acho que essa diferença dele pro Massa poderia ser menor, não é possivel que o carro do brasileiro seja tão pior.
abraço

Anônimo disse...

se o raikkonen não topar e a ferrari nao quiser o massa como já não quer, resta trazer barrichello de volta ou o kovalainen, se eles querem alguem experiente. o sutil ta parado, e as opçoes jovens sao hulkenberg e di resta, mas nao seria certo se a ferrari tem o perez na academia e seria a opçao se nao quiserem um veterano ! roseberg so pinta la se a mercedes cair fora do barco. grosjean tbm pode ser uma opçao.

Thiago disse...

Pro Massa não seria uma fria não...nem pro Serio Perez tambem...e nem pro kovalainen..

Agora, qualquer piloto de ponta, teria problemas na ferrari...

vale lembrar, que em toda a carreira, o Alonso nunca terminou 1 ponto sequer, atras de um companheiro de equipe na formula 1.

Anônimo disse...

Candidatos, ao meu ver...

De La Rosa ...fim de carreira
Kubika.... Vai demorar p dar aperto
Hulkemberg...ia topar pela grana
Sutil...dificil voltar... O Montezemolo poderia levar uma copada no cangote.... Nao ia correr o risco...
Barrichelo...aceitaria ser capacho de novo....pois ta so se f... Na indy.
Massa.... Aceitaria varios Fernqndo is faster....
Glock...tSo levamdo tinta do Pic e outros ai...

Piloto quealmeja ser campeao ta fora dessa fria...