terça-feira, 15 de maio de 2012

De repente Senna "está mal"

É essa a impressão que tenho ao ler os comentários de muita gente e até alguns jornalistas após a vitória de Maldonado na Espanha. Só que essas pessoas tem memória curta ou amnésia seletiva. Vamos nos lembrar que até 4 dias atrás Bruno tinha mais do que o dobro de pontos que o venezuelano, já que havia pontuado em dois GP´s.

Chegou o GP do Bahrein e Bruno não pontuou, abandonando no final. Mas Pastor também abandonou quando também não estava em posição de pontuar, portanto ambos estavam no mesmo barco de uma Williams não tão competitiva quanto em outras corridas.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Eis que veio o aguardado fim de semana do GP da Espanha e numa classificação azarada Bruno Senna roda e larga lá de trás, sepultando suas chances de lutar por posições realmente boas na corrida. Para piorar, quando já era 8º colocado foi acertado por um afoito (e já devidamente punido) Michael Schumacher, acabando de vez com suas chances de pontuar novamente - mas largando lá de trás não conseguiria fazer grande coisa, convenhamos.

O que quero dizer com tudo isso? Que Bruno não está mal, nem sob pressão, nem sob perigo de perder a vaga na Williams durante esse campeonato como Mika Salo, em seu mundo fictício, enxerga . Agora vem pela frente o GP de Mônaco, uma pista onde tanto Pastor como Bruno gostam muito e costumam ter bons desempenhos. Além disso o brasileiro não deverá ceder seu carro a Valteri Bottas no primeiro treino livre da manhã, ajudando-o a acertá-lo melhor ao seu gosto desde o começo, como Pastor faz sempre, numa condição de igualdade que só teve numa corrida até agora (GP da Austrália).

Em resumo: relaxem, a coisa não está ruim e ainda faltam 15 corridas no ano.

28 comentários:

Rafael Roschel disse...

O que o Bruno precisa melhorar é o ritmo de classificação.
Isso não sei se é porque tem que ceder o carro, se é por não se dar bem em voltas lançadas ou por poupar equipamento. Mas é algo a se trabalhar.

João do Cassino disse...

mas é claro!!

comentaria esportivo gosta é de fogo na palha!!

Juliano disse...

Só uma correção: Na Austrália o Bruno teve o carro em todos os treinos. O Bottas são não guia o carro na sexta, em 5 GP's (Austrália, Mônaco, Valência, Cingapura e Brasil)

Maycon disse...

Acho que essa pressão é mais culpa de Massa do que o próprio Bruno, que também acho que faz uma boa temporada, mas vitória ofusca muito quem ainda não foi ao pódio

José Inácio Pilar disse...

Valeu por lembrar Juliano, corrigido!

Anônimo disse...

Putz se o Senna ta mal , como tá o massa mesmo??

Ademir disse...

Análise consciente! Infelizmente, algumas besteiras têm sido publicadas, porém o Bruno tem uma preparação muito boa não deixará se abater. Ademais, o próprio Toto Wolff, sócio da Williams e empresário do Valtteri, prontamente rechaçou a bobagem dita pelo Mika Salo.
Não tenho dúvidas de que, em Mônaco, participando da FP1, ele fará seu melhor qualy e terá uma grande corrida, ainda mais pelo fato de o FW34 ter mostrado uma evolução nas curvas de baixa velocidade.

Aliás, pistas em que o Bruno ainda guiará na FP1: Mônaco, Valência, Cingapura e Austin (já guiou na FP1 de Albert Park).

Speeder76 disse...

Considero esta bipolaridade na imprensa uma... idiotice. Se antes do GP de Espanha, o Bruno Senna não era "nem carne, nem peixe" e até estava na frente de Pastor Maldonado na classificação geral, porque pontuou em duas corridas, de repente passou a "desastre".

Lá porque o Mika Salo se entusiasmou com a prestação de Valteri Bottas, não quer dizer que o brasileiro esteja de fora no Mónaco. Teve um mau fim de semana no escritório, nada mais.

Sinto que as pessoas andam nervosas com a prestação dos pilotos brasileiros, porque acham que qualquer um tem a obrigação de ser campeão do mundo, como se fosse o escrete. Não deveria ser assim, mas acho que foram mal habituados. Senna é bom piloto, de facto, mas não será excepcional como o tio. Aliás, perferia que fosse ele mesmo, sem pressões de qualquer espécie.

Unknown disse...

está cada vez mais difícil acreditar na imprensa: 'o cara é o cara'; 'vixi, o cara nunca foi piloto; depois, volta de novo: 'o cara provou que é o cara', os comentários variam sempre de acordo com a corrida! Mas que Massa está devendo, está!

José Inácio Pilar disse...

É, temos que ter bom senso e lembrar que a análise da carreira de um piloto não muda depois 2 ou 3 corridas, mas deriva sim de uma análise mais profunda e embasada por um retrospecto mais longo e criterioso.

Fabio disse...

Comentarista finlandês fazer "campanha" para piloto finlandês a gente até entende ... O triste é quando alguns membros da imprensa abraçam a idéia, elevam o Maldonado a categoria de gênio (até a Espanha descreviam ele como um braço-duro endinheirado) e rebaixam o Senna a condição de piloto fraco, com algum dinheiro e com o pescoço na guilhotina.
Isso tudo depois de a Williams (Frank e Toto Wolff) elogiarem o Senna e o Bottas ter dito que trabalha pensando a médio/longo prazo (que, obviamente, não deve ser 2012)

Ronald disse...

Practice 1 Thu 05:00
Practice 2 Thu 09:00
Practice 3 Sat 06:00
Qualifying Sat 09:00
Race Sun 09:00

jorge disse...

eu acho o bruno talentoso...muito rapido...mas as vezes acho ele meio afobado..e é na afobação que ele acaba se envolvendo em confusões..acho que ele está em um processo natural de amadurecimento...

Saviano Vieira disse...

Bruno Senna tem o jeito de pilotar parecido com o do Button, muito cauteloso. Ele tem que ser um pouco mais agressivo na classificação. Pega o setup do carro do pastor e manda ver.

Anônimo disse...

Eu sempre acreditei e defendi Bruno, mas Inacio, se possível faça um artigo comentando os ritmos de classificação e de corrida dos dois...comparando volta a volta...claro que existem os problemas em voltas, mas tente comparar a velocidade dos dois...acho que Bruno deu mais sorte que andou rápido

JeanR disse...

na minha opinião, ele tem que agir e logo! Esse menino que treina no posto dele na Sexta, é muito bom! sendo sincero, a sorte do Bruno, é a grana que as empresas do Eike investiram lá. talvez, e somente talvez, tenha alguma proibição em descartá-lo de modo abrupto.

Joe Satriani disse...

O Bruno em algumas entrevistas rapidas pra Globo, já disse mais de uma vez que ele precisa arriscar mais em classificaçao. Talvez ele esteja sendo muito cauteloso pelo receio de errar e acontecer o que aconteceu com ele no GP da Espanha, sendo que ele precisa de consistencia pra continuar na F1. E apesar do excelente desempenho do Maldonado na ultima corrida e a Williams ter melhorado, ela ainda nao é um carro de ponta. Aliando essa cautela, a limitaçao do equipamento e perder treino pro Bottas, é normal que vejamos o Bruno atras do Maldonado em varias classificações. Temos que lembrar, que apesar de pagante, o Maldonado nao é esse lixo todo que pintavam. Ele é rápido, ano passado provou isso muitas vezes ao andar na frente do Barrica. E nao estamos falando de um Pedro de La Rosa da vida, estamos falando de Barrichello.


Acho que a midia funciona como um termometro na F1, especialmente aqui no Brasil. O proprio Massa disse uma coisa inteligente outro dia: "Vc é tao bom quanto sua ultima corrida."


Dizer que a carreira do Massa esta em perigo, indo pro buraco, é barbada. Mas dizer que o Bruno esta mal é coisa daquele tipo de fã de F1 que diz "depois que o Senna morreu, nunca mais assisti corrida."

Anônimo disse...

O contrato dele é para 2012 inteiro, depois terá de se virar com seu patriocinadores em outra equipe, tem a Force India e Sauber de opções, pq as nanicas melhor nem correr. Bottas não ta com essa grana toda apesar de ter qualidades, e o sócio da Williams ser o seu empresário. Ano que vem ele pode virar titular (se a Williams não optar por um piloto experiente. Frank sempre quis contratar o Massa, e o Webber poderia voltar)

Carol Lo Re disse...

Nao bastou os 3 anos de contrato da dita `fonte` com a falida Honda? Lamentável essa noticia!!!! Mais uma lancada ao nada e sem o menor valor!!!
Carol Lo Re

Carol Lo Re disse...

Adendo...
Bruno Senna em Imola vai receber o premio de piloto revelação. Incrível como ha discrepância. Boris Casoy por favor entre em ação? heheheheheh Por que ha uma parte da imprensa do automobilismo que eh uma vergonha!!!
O Bruno fez 16 pontos em 5 corridas, para uma equipe que vinha desacreditada. Um piloto que mal chegou a F1. Calma la!!! Ou tem demente comentando, ou falam qualquer coisa para justificar o dinheiro gasto na redação! Por que traduzir ta fácil né? Trabalhar que eh bom??

Amanda Marques disse...

Impressionante a falta de bom senso de alguns órgãos de imprensa que não respeitam os pilotos brasileiros que tanto se sacrificam num mundo tão competitivo como na F1. Sou fã de Bruno Senna desde seu início e sei que tudo o que faz tem de se provar 3 vzs maior que os demais. Injusto julgá-lo sabendo que as sextas não pode treinar como deveria e gostaria por contrato. Até Barcelona ele deu a Williams todos os pontos que a equipe não teve em 3 anos. Portanto não é uma vitória do Maldonado que irá descredenciar o excelente trabalho realizado pelo Bruno até agora. Precisam conhecer antes de falar. Muito chato isso. Respeito é tudo que o Bruno merece e precisa nesse momento. Bruno tem muito mais a apresentar e tenho certeza que 2012 é o ano dele. Confio nele e sei que vai virar esse jogo!!!

Carol Lo Re disse...

E a vc Inácio meus cumprimentos!

Anônimo disse...

Maldonado virou o jogo de forma fantástica esse é o problema, e faz sentido o Salo botar pressão pra valorizar seu compatriota Bottas, Salo teve ter visto os números abaixo. Bruno PAGA para correr essa é a vantagem de colocar grana na equipe, ninguém pode tirar ele da temporada, mas F.Williams colocou "cláusulas" no contrato de Bruno, Frank pode colocar Bottas em uma ou dua corridas até o final do ano no lugar de Bruno. O sobrinho que se cuide, se não mostrar serviço pode sim ter que dar lugar ao terceiro piloto por algumas corrida, mas não todas.

Batalha de grid:
Maldonado 4 x 1 B.Senna

Classificação no Q3:
Maldonado 2 x 0 B.Senna

Pole:
Maldonado 1 x 0 B.Senna

Vitória:
Maldonado 1 x 0 B.Senna

Pódios:
Maldonado 1 x 0 B.Senna

Mundial de pilotos:
9º-Maldonado 29 pontos
13º-B.Senna 14

Anônimo disse...

Falta de aviso antes da temporada começar não foi!!!

Emerson Fitipaldi alerta, Maldonado não tem de nada bobo.
http://www.youtube.com/watch?v=nom3o8knuFE

Depois dessa performance na Espanha, alguém tem dúvidas que cada vez mais Maldonado vai exigir a condição de primeiro piloto? O cara coloca uma baita grana na equipe a três anos(2012 é cerca de 90 milhões de reais), faz pole e vence com equipamento inferior "assombrando" a todos, o que mais um chefe de equipe pode querer?

O carro Williams estava ótimo na classificação e corrida? Sim, mas Maldonado foi buscar esse fantástico resultado desde os treinos, e Bruno tem o mesmo equipamento, e o seu final de semana foi um fiasco! Ele tinha sido ultrapassado por Nico e Grosjean, devia ter avaliado melhor a situação e facilitado para Schumacher, o alemão ia passar de qualquer jeito. Fazendo a "SUA CORRIDA" Bruno podia se recuperar, basta ver o ritmo alucinante de Maldonado, o sobrinho podia chegar nos pontos, e isso seria um grande feito. Até aqui, Bruno em termos de pontuação só foi relativamente bem em duas corridas, nem dá para comparar com a virada de mesa do companheiro.

Se Maldonado for efetivado como primeiro piloto(já era, seu contrato não tem cláusulas), ninguém pode reclamar! O piloto foi buscar esse resultado, e veio lá de trás com 4 pontos, não fez mimimi, não reclamava de nada e sempre acreditava que podia fazer um grande resultado.

Bruno não treina as sextas-feiras, mas ele estava a frente de Maldonado depois de 4 corridas, portanto ficar sem treinar as sextas não é o fim do mundo, ninguém pode vir com essa desculpa! Se Bruno teve o mérito até o Bahrein, agora é admitir que o compaheiro esta a frente...em tudo!!!

Agora o sobrinho esta devendo uma pole e uma vitória, pachecada foi chamar Maldonado de pilotinho de merd...a resposta veio com pole e vitória, e ele nem esta em equipe de ponta.

GP de Mônaco é importantíssimo largar a frente, Maldonado é muito superior em treinos que o companheiro, Bruno vai ter que se arriscar, e é aí que os erros podem acontecer.

Vamos ser coerentes, Bruno é um piloto novato muito limitado, pode até melhorar, mas na hora que pegar uma fera como companheiro de equipe, vai ser massacrado. Para o sobrinho virar um Webber tem que peladar muuuuito. Botar pressão em pilotos como: Lewis, Alonso, Button e Vettel...pode esquecer é surra na certa. Brasil não esta "apitando" nada na F1, apenas participa...

Anônimo disse...

Não é que, de repente, o Bruno está mal...a verdade é que ele nunca foi bom o suficiente.Além disso, nunca andou com alguém que pudesse lhe passar alguma experiência...quem foram os companheiros do Bruno? Chandock, Petrov? O que ele pode ter aprendido com isso?
Maldonado falou que aprendeu muito com o Barrichello, Hulkenberg falou a mesma coisa, o próprio Button declarou sobre isso. Provavelmente, se estivesse na Lotus aprenderia algo, mesmo que o Kimi não tenho o estilo "professor" de Rubens, mas só de estar com um cara top já seria ótimo pra ele.
Tudo que o Maldonado precisava era uma vitória como essa pra parar de cometer erros bobos e se transformar num Montoya Venezuelano.
O tal Bottas é rápido, em treino... foi assim que Grojean conseguiu sua vaga na Lotus ano passado, se não me falha a memória.

Com sorte o Bruno consegue um lugar em alguma equipe ano que vem com o dinheiro do Eike...mas será que vai ter um bom companheiro? De que adianta ir pra Catherdam guiar com Petrov de novo? Ou ir pra outra Nanica? Ainda acho que o Bruno tinha que parar de viver o sonho de substituir o tio e ir pra outra categoria, como a própria Indy aonde o clima não é o de puxar o tapete do outro como na F1, ou a própria NASCAR... ter um Fittipaldi, um Piquet e um Senna na mesma categoria seria sensacional.

Adriano Souza

Lucas disse...

Nossa tem um Anonimo que sabe até quais clausulas existem no contrato entre Bruno e Williams... quanta asneira... é até cômico de se ler

Anônimo disse...

Levando em conta o desrespeito do Sr. Frank com o Rubinho, não espero nada melhor com o Bruno...

Anônimo disse...

James Hetfield... o Rubinho não foi o primeiro...a mesma coisa ele fez com Damon Hill...e olha que o Hill tinha sido campeão na época.

Adriano Souza.