segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alonso vs Massa - GP da Espanha

Mais uma vez comparamos os tempos de Fernando Alonso e Felipe Massa. Mas porque foram tão díspares dessa vez? Sem velocidade nas retas Massa ficou mais tempo retido atrás de carros mais lentos, como a Toro Rosso de Vergne, ao passo que Alonso correu o tempo todo de frente pro vento, sem ninguém segurando seu ritmo, inclusive quando esteve atrás de Maldonado, que andava forte.

Além disso, com a perda de cerca de 17 segundos na punição do Drive Trough Felipe foi jogado ainda mais para trás no pelotão e no fim da corrida começou a levar volta dos líderes, tendo que abrir caminho sob bandeira azul, o que piora um pouco mais seus tempos de volta.

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Não estou aqui querendo justificar mais um resultado ruim de Felipe Massa, pois sua situação está ruim faz tempo, mas não posso ser leviano e ignorar esses importantes fatores que pesaram no resultado abaixo. Para mudar isso ele tem que se classificar melhor no sábado, saindo à frente dos carros mais lentos, e se acertar com os pneus para conseguir manter um ritmo forte a corrida toda, não só nas voltas iniciais. Parece fácil né?

23 comentários:

Caíque Pereira. disse...

Essa comparação é a mais enganosa entre as publicadas, pois o Alonso deu uma excepcional largada e ficou 20 voltas sem ninguém na sua frente e depois nunca conseguiu acompanhar realmente de perto o Maldonado, logo suas voltas sempre foram no máximo que podia...aquele Drive Through matou tudo que o Felipe poderia almejar...um 8º/10º Lugar, o que seria ótimo...

Caíque Pereira. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Isto foi uma surra!! Massa ta pareçendo aqueles novatos estreante na F1.

Leo Santojo disse...

Nao, novatos com equipamento razoavel sao rápidos e promissores. O Massa ta pareendo um piloto gordo de nome esquisito da Stock Car que ta pilotando um carro de F1 pela primeira vez.

Otavio de Souza disse...

Vettel passou pelo mesmo problema que massa e chegou em sexto... Não há muito explicação o bicho tá ruim mesmo e não admite.

Anônimo disse...

Inácio,eu gostaria de saber se o ritmo do Schumacher na corrida era melhor do que o Rosberg antes do acidente.Caso o Schumacher estivesse pneus que fossem do seu estilo vc acha que o rosberg seria mais rápido que ele ?

Caíque Pereira. disse...

Otávio,

Hamilton estava atrás do Massa com a mesma tática e Vettel bem a frente com um carro melhor, aliás se não tivesse levado a penalização teria sido pódio...

Saviano Vieira disse...

Massa não tem mais jeito na Ferrari infelizmente galera. Não sou crítico do Felipe, mas, os resultados não ajudam. Já são 5 corridas e somente 2 pontos marcados. A Ferrari praticamente corre apenas com 1 carro no grid. Desse jeito o mundial de construtores já era. Providências terão que ser tomadas para evitar o fiasco da equipe no mundial de construtores. Aposto que a Ferrari já deve está pensando em um plano B para o meio da temporada. Quem sabe um Jules Bianchi? Seria uma boa testar o "muleque", deve tá muito afim de guiar uma Ferrari. Ser pior do que o Felipe acho que não dá.

Saviano Vieira disse...

Acho que o Felipe Massa não consegue extrair a velocidade maxima do carro pq se ele fizer isso ele acaba com os pneus em 4/5 voltas. Por isso, ele se "adapta" dirigindo um pouco mais lento para que o pneu dure ao menos mais algumas voltas. Infelizmente ele não se deu com os pneus pirelli. Lucas di Grassi na Ferrari seria um sonho, mas esse cara é quem desenvolve os pneus da pirelli, então deve saber como usar.

Leo Santojo disse...

Massa vai poder curtir ser piloto de equipe top até o fim do ano. Nao vao substitui-lo no meio da temporada por dois motivos: 1. Certamente há uma multa alta no contrato. 2. Colocar um piloto novato ou qualquer outro no lugar dele, nao vai melhorar a situaçao, visto que é necessario um tempo pra se adaptar ao equipamento e a Ferrari nao esta lá essas coisas, ainda por cima.

Anônimo disse...

Anotem ai, Sutil fechará contrato com a Ferrari para o resto de 2012 até final de julho quando a temporada entrar de férias. Ao Massa se não aparecer outra vaga (o que não vai acontecer no meio de uma temporada) será o encerramento de sua passagem na F-1 (pode preparar as malas para Indy ou Stock Car)

José Inácio Pilar disse...

Caíque - Se ler meu texto, verá todas as ressalvas que fiz.

Saviano Vieira disse...

Concordo com o Anonimo, infelizmente não dá mais pro Massa. A pressão vai estourar.. O Sutil cairia bem.

Anônimo disse...

Acho que o Schumacher ira para a Ferrari o ano que vem,seria tudo que a Ferrari gostaria de ter,muita rivalidade,2 pilotos extremamente competitivos capaz de lutar pelo campeonato até a ultima gota,ficaria praticamente garantido o campeonato de pilotos e construtores.

Anônimo disse...

Schumacher esta velho para F1 e não tem mais noção e visão de tempos atrás. Do jeito que anda a Mercedes com certeza pra continuar na F1 definirá como objetivo que ele melhore (a situação dele parece muito a do Massa), pois se não companhar o ritmo do Rosberg ele estará fora fim do ano e não vão renovar o contrato. Pode anotar, a jogada da Mercedes para 2013 e trazer alguém grande e ainda no auge (Hamilton ou Raikkonen seriam as melhores opções e a Mercedes se quisesse com o dinheiro que tem trazia os 2 até), é isso que falta para equipe evoluir. Raikkonen anda num grande momento e pra mim ano que vem se ele não estiver na Mercedes, estará na Red Bull. A Lotus se continuar o ritmo que está até a próxima temporada quem assumir essa vaga dele caso eel saia se dará muito bem.

Anônimo disse...

2012 marca o fim da carreira de Schumacher (e muito provavelmente de Masssa e Webber também). Kovailanen também não tem mais opções e a Caterham vai por o Van Der Garde pagante. Pic e Kartikheyan só fazem hora.

Anônimo disse...

Olhem o vídeo da colisão do Schumacher com o Senna,prestem atenção na linha branca do lado direto da pista,conclusão Schumacher tentou ultrapassar Senna pela esquerda,nesse momento Senna vai para direita e Schumacher por reflexo tenta tirar para esquerda mais já era tarde demais ai acontece a colisão,dois estilos de pilotos diferente um é super arrojado e o outro super afobado.

Schumacher não teve nenhuma corrida limpa ainda esse ano,e antes do acidente tinha um ritmo muito forte.

Anônimo disse...

Massa consegue ser muuuito pior que Schumacher, o alemão tem um desconto porque 3 das 5 corridas foi prejudicado pela equipe, justo quando era terceiro na AUS(quebra), segundo na China(roda solta), e no Bahrein o carro deu problema na classificação e teve que trocar o câmbio perdendo 5 posições no Grid. Os dois pontinhos do alemão foram conquistados na raça, porque a equipe só pisou na bola com Schumacher. Ele se envolveu em acidente na Espanha com Bruno, mas até aqui esse foi seu único erro.

Quem esta devendo mais é a Mercedes e não Schumacher! Já Felipe não tem jeito, em treinos ou corridas ele esta um fiasco...pelo que ganha, Massa esta devendo a muuuuuito tempo, desde 2010.

Schumacher não esta bem na tabela por pura falta de sorte, mas quanto da pole e vitória no Nico tem o "dedo" do trabalho de Schumacher? Quem lidera a Mercedes é R.Brawn e Schumacher, são eles quem exigem troca de staff técnico na Mercedes e isso vai muita grana, o carro melhorou muito em 2012, quando essa fase de azar passar Schumacher vai começar a pontuar bem.

Já Felipe não consegue salvar nada, na Espanha até começou bem, mas depois foi muito mal. Vettel teve o mesmo problema que Massa(punição), mas o alemão ainda teve que trocar a "asa" e perdeu alguns preciosos segundos, mesmo assim chegou em um ótimo sexto lugar. O ritmo do alemão foi muito bom na prova, se não tivesse a punição e o problema da "asa" talvez brigasse com Grosejan pelo quarto lugar, quinto era certeza chegar. Vettel passou Button, Lewis e Rosberg na maior facilidade, e por pouco não passou Kobayashi.

Nessa balada Massa sai da equipe antes da metade da temporada, com um campeonato super equilibrado a Ferrari podia brigar pelo título de construtores, desde que tivesse dois pilotos pontuando bem. De bom na Ferrari só tem Alonso, o resto pode levar um chute no traseiro. A Williams é bem "mediana" comparada a poderosa Ferrari, mesmo assim ela fez um bom carro, já a Ferrari nunca poderia começar tão mal. O carro melhorou muito na Espanha, essa corrida do Alonso não teve safet-car, se a equipe tivesse acertado o carro desde a primeira prova, Alonso estava liderando com boa margem de pontos. Se a Ferrari divide a liderança do mundial de pilotos, 80% é graças ao espanhol...

Batalha de grid:
Alonso 5 x 0 Massa

Classificação no Q3:
Alonso 4 x 0 Massa

Corridas pontuando:
Alonso 5 x 1 Massa

Vitória:
Alonso 1 x 0 Massa

Pódios:
Alonso 2 x 0 Massa

Mundial de pilotos:

01º-Alonso 61 pontos
17º-Massa 2 pontos

Hugo disse...

Se o Alonso é tão bom anonimo... me explica seus dois anos na renault levando pau em treino classificatório e nem chegando perto de brigar pelo título???

Como quando em pré-temporada que teoricamente o massa e Alonso usam o mesmo carro a diferença dos dois ficava na casa de 2 milésimos...

Juro não entendo, acho que temos duas Ferraris na pista, a do Alonso e a do Massa.

Anônimo disse...

Ao Hugo

Alonso voltou a Renault, mas pegou a equipe muito abaixo do que deixou em 06(Renault chegou a perder posição para a BMW-Sauber no mundial em 07). Assim como Schumacher em 05/06, Alonso começou o trabalho de organização e desenvolvimento do carro, e o carro era muito ruim, a 1º metada da temporada foi complicada, mas em uma ótima reação nas últimas provas Alonso foi 4º,4º,1º,1º,4º,2º, para 09 Alonso era apontado como um dos favoritos ao título.

Alonso venceu em Cingapura por causa de trapaça, mas no GP do Japão venceu de forma espetacular. Só pra lembrar, se a equipe fez trapaça em Cingapura é porque teve um brasileiro que aceitou jogar sujo em favor da equipe.

O problema de Alonso em 09 foi que o regulamento mudou radicalmente, e todo trabalho de 08 para 09 não serviu pra nada, frustrado novamente com um carro ruim e com uma equipe limitada, Alonso fechou com a Ferrari para 2010, o ano de 09 ele apenas empurrou com a barriga. Na Ferrari ele encontrou o apoio que não teve na Mclaren em 07. Em 2010 com um carro não tão bom Alonso foi vice, em 2011 o domínio da RBR impossibilitou qualquer chance de título. Novamente a Ferrari erra no carro em 2012, mas Alonso faz a DIFERENÇA e divide a liderança do mundial com Vettel.

Quanto ao Massa, fica a mesma pergunta que fiz ao Rubens nos tempos de Ferrari, se não esta bom porque ficar tanto tempo na equipe?

O altíssimo salário é o motivo, os tempos são outros...ninguém vai largar 15 milhões de dólares para ganhar 8 em outra equipe, mesmo que seja de ponta. Observe que vettel foi bicampeão, mas permaneceu na RBR sem exigir altíssimo salário, curiosamente Massa ganha muito mais que o alemão, mas Vettel esta se lixando com dinheiro quer ser campeão várias vezes, o curioso é que a RBR não tem a mesma estrutura que Ferrari e Mclaren, isso valoriza os títulos de Vettel.

Mudar para uma equipe poderosa que esta dominando e ser campeão é fácil, mas pegar uma equipe em baixa(3º ou 4º força) e chegar ao título...só se o piloto for fora de série. Schumacher fez isso na Benetton e Ferrari, Alonso fez também na Renault, Vettel repetiu o feito na RBR. Alonso tenta fazer o mesmo na Ferrari, mas a equipe perdeu muita eficiencia comparado quando era liderada por Schumacher-Brawn-Byrne-Todt, mas Alonso sabe que pode liderar e levar a Ferrari ao título.

Massa com um carro "pronto" pra ser campeão, desperdiçou ótima chance em 07/08. Graças ao trabalho de Schumacher em 06 a equipe estava pronta pra fazer outro campeão em 07/08, só Kimi deu conta do recado. Imagina se Schumacher fica na Ferrari até 08, seriam mais 2 títulos na carreira, dando o troco em Alonso em 07 e batendo Lewis facilmente em 08.

Existem pilotos que "transformam" equipes, outro como Barrichello e Massa sequer aproveitam uma grande oportunidade, Rubens sequer bateu Button em 09, Massa não deu conta de Raikkonen em 07, em 08 na última corrida ficou faltando um ponto pra ser campeão, mas esse ponto ele podia ter feito ao longo da temporada. Tanto Felipe quanto a equipe erraram acima da média, por isso faltou esse ponto, mas Massa pelo menos estava em alta ao volante. Depois do acidente em 09 muita coisa mudou, no aspecto liderança Alonso é superior a Kimi, pra piorar Massa não faz nem sombra do que era ao volante, se o problema é o carro, a equipe, o companheiro...porque ficar? Não tem como comparar Alonso esta anos luz a frente de Massa, só a telemetria explica o que acontece, Massa sabe disso...não adianta jogar a culpa na equipe ou em Alonso, com um carro limitado o espanhol faz a diferença. Alonso já esta a frente, não tem sentido a equipe sacanear Felipe, isso seria rasgar dinheiro, ninguém faz isso na F1.

Anônimo disse...

Ao Hugo...

Se o Senna era tão bom...me explica seus dois anos na Mclaren levando pau em treino classificatório e nem chegando perto de brigar pelo título em 92/93.

Oras, se faltou carro pra Senna em 92/93, também faltou carro para Alonso em 08/09.

O curioso é que Alonso não precisou mudar para equipe de ponta pra ser bicampeão, começou por baixo na Renault e chegou aos títulos, não dependeu de vantagem de descartes para ser campeão e muito menos precisou jogar carro em cima de rival pra ser bicampeão, esse último detalhe ocorreu com Prost, Senna e Schuamcher. Alonso assim como Vettel conquistaram dois títulos de forma LIMPA!

Senna nunca desenvolveu chassi/motor/pneus na Formula 1, nunca organizou uma equipe em baixa até o título, até tentou por 3 anos na Lotus, mas fracassou não foi campeão.

Pra ser campeão Senna teve que mudar para a melhor equipe da época, a Mclaren que dominava os anos 80. Senna não teve participação nenhuma no desenvolvimento dos carros de 88/89.

Pra ser Campeão Senna teve que pegar o carro EMPRESTADO, quem desenvolveu aquelas fantásticas Mclarens foram Prost-Murray-Nichols...Senna só sentou e pilotou, aí é meio caminho andado ao título. E o carro era tão bom que ainda teve forças para disputar os títulos de 90/91.

Quando a equipe caiu de nível técnico em 92/93 Senna fez o maior MIMIMI ameaçando até sair da F1. Porque ele não ficou na Mclaren em 94/95/96, a equipe era uma das maiores da F1 tinha como reagir. Senna deixou o barco afundar para novamente correr na melhor equipe da época, dessa vez a Williams que dominava tudo em 92/93.

Se for observar, maior parte dos recordes de Senna ele conquistou sempre na base da vantagem. Se ele fez 15 poles na Lotus, muito é graças ao espetacular motor de classificação com 100cv a mais que os rivais. Na Mclaren já pegou um carro pronto pra ser campeão e conquistar recordes, só em 88/89 foram mais 26 poles(nem teve rival na classificação)...pegar carro EMPRESTADADO desenvolvido pelo companheiro é meio caminho andado, é ir pelo mais fácil.

Isso Alonso nunca dependeu disso, a Ferrari esta em baixa, mas ele já avisou só sai da equipe dopois de ser campeão, em nenhum momento ameaçou ir para a RBR que dominava 2011! Raros foram os casos na F1 que o piloto "levantou" uma equipe e foi campeão, na era moderna que me lembre só aconteceu com: Lauda, Prost, Piquet, Schuamcher, Alonso e Vettel...o alemão dependeu de Newey, mas os outros dependeram de: Barnard, Murray, Nichols, Head,Dernie,Branw,Byrne e Bob Bell...ninguém faz história na F1 sem um grande projestista, mas raros foram os casos que piloto e projestista juntos desenvolveram o carro partindo do zero. Isso Senna nunca conseguiu na carreira...

Anônimo disse...

ops...corrigindo: EMPRESTADO

Anônimo disse...

ops...corrigindo 2: projetista