sexta-feira, 13 de abril de 2012

A tinta aerodinâmica

Alguns de vocês já observaram nos treinos livres de algumas corridas e sobretudo nas fotos dos testes de inverno da F1 carros correndo "sujos" com uma tinta espirrada em suas asas, laterais ou difusores.

Trata-se de uma tinta especial chamada "Flow-viz" uma abreviação em inglês para "visualização de fluxo".

Essa tinta é aplicada em pedaços dos carros para medir visualmente o padrão do fluxo de ar que passa naquela região.

Essa tinta é composta de um pó fluorecente diluído numa solução oleosa leve, normalmente de parafina, que não seca rapidamente (por ser oleosa) podendo ser aplicada por jateador de tinta ou mesmo o velho e bom pincel largo, como vemos na foto à direita, permitindo que após uma ou duas voltas na pista os engenheiros analisem se o fluxo de ar está fazendo o percurso imaginado junto àquele trecho do carro conforme planejado nos simuladores computadorizados e túneis de vento.

Posteriormente os mecânicos limpam essa solução da carenagem do carro e ele está pronto para continuar rodando normalmente.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

10 comentários:

djow disse...

Não tenho certeza mas acho que trata-se de mais uma inovação da Mclaren. Acho que ela apareceu com isso em 2009. E lógico que todos que não gostam dela tiraram o maior sarro. Hoje todo mundo usa.

Ótimo post Inácio.

Anônimo disse...

o video do seu programa inicia automaticamente toda vez que entramos em seu blog.. isso é irritante....

Anônimo disse...

concordando com o amigo acima esse video do seu programa abrindo automaticamente e um pouco irritante principalmente quando ouco musica ...talvez seria melhor o video ficasse ao lado direito do monitor logo acima [ou nao]mas principalmente seria melhor nao abrisse automaticamente

Gustavo Lima disse...

Amigo sou fã do seu blog... mais concordo com os comentários acima sobro o video.

Anônimo disse...

não é foda mesmo o vídeo.
Seu blog é bom!
O defeito é o consumo de banda de link de internet, ou seja, não poder abrir esse link na empresa por que consume muita banda de internet e os administradores de rede pode bloquear.
Por gentileza, retire o autoplay do vídeo.

Anônimo disse...

o blog e otimo ,talvez o melhor em conteudo explicativo detalhado sobre as pecas dos carros de f1 mas deixa a desejar em esse video automatico que consome uma quantidade de banda de internet podendo ate interromper dowloads .

otimo post ,valeu inacio

Deivison disse...

essa tinhatem um aspecto horrivel, se fosse a FIA proibia essa tinta de ser usada nos carros de Formula 1.

Anônimo disse...

Essa tinha é uma mistura de Cola + Água com Gás + tinha de marca texto. Foi inventada pelo professor de faculdade do Adrian Newey (engenheiro da RBR), chamado Tokoku Namira. Ele fez isso durante o intervalo de uma aula e hoje ele vive vendendo essa solução na Líbia e fatura milhões por ano.

amante da velocidade disse...

Espetacular este avanço tecnologico >>> a algums anos atraz eram fitas coladas na carenagem que davam esta informação !

Gregório disse...

Muito interessante isso! Idéia tão óbvia e tão funcional. Gênios.