sábado, 21 de abril de 2012

Programa José Inácio Falou de 18/04/2012 com Pipo Derani

O programa dessa semana contou com a presença da "talentosidade" do ganhador da F3 inglesa Pipo Derani, que nos falou sobre sua temporada, sua vitória, acidentes, espectativas e sobre GP2, World Series, Fórmula 1, Massa, Rosberg, etc, confiram:

Um comentário:

Anônimo disse...

Pipo Derani foi muito ponderado em dizer que o piloto tem condições de extrair o máximo do carro por causa da tecnologia, ele é piloto sabe das coisas, notem que ele não ficou perdendo tempos com teorias de conspiração na Ferrari, observou somente o que interessa o lado técnico.

Piloto ainda tem muita importância na F1 porque é ele quem acertar o carro, aquele monte de botões no volante serve pra isso. Acho a F1 atual tecnicamente muito mais complicada para o piloto que nos anos 80. Não estou dizendo que antes era mais fácil, só que cada época é diferente, as dificuldades são distintas, hoje muita coisa é na base dos detalhes, vc muda meia dúzia de botões e muda completamente o comportamento do carro. Esportivamente o piloto na F1 esta limitado, não pode xingar, brigar e sempre esta sendo punido na pista com regras bestas, antes piloto jogava outro no muro ninguém ligava, era coisa normal, hoje quando acontece o cara é satanizado.

Essa vitória do Alonso com Perez em segundo é um ótimo exemplo! Naquele GP os carros foram acertados para piso seco durante os treinos, mas durante a corrida choveu, aí muda tudo, quem faz a diferença é o piloto que muda o comportamento do carro mexendo nos botões. Vai saber quantas vezes Alonso e Perez mudaram o "mapeamento" no volante na Malásia. Nenhum dos dois tinha carro para chegar na frente, muito menos Alonso, aquele monte de botões no volante não estão alí de enfeite!

Ninguém ganha 35 milhões na molesa. Agora, se o carro nasce ruim, aí ninguém pode esperar milagres, mas o Massa tinha que tirar mais do carro. Sua obrigação não é superar Alonso, a equipe não exige isso, espera apenas que ele não fique muito longe na pontuação.

O carro de Alonso e Massa são exatamente iguais, mas na hora de acertar o carro pra corrida, a coisa muda. Cada um pilota de um jeito e acerta o carro de forma diferente. Lembrando que são pessoas diferentes, cada um pensa e age diferente durante as provas.

Certa vez Rubinho foi muito honesto com ele, Rubens fazia uma ótima classifcação e tinha certeza que a pole seria sua. Ele fez uma volta espetacular mostrando que o carro estava 100%, mas Schumacher o superou por milésimos. Rubinho ficou surpreso e foi no boxes do alemão saber como ele tinha feito tal volta. Os engenheiros de Schumacher mostraram a telemetria a Rubens, a diferença dos milésimos Schumacher tirou ao mexer no "balanço" dos freios, o alemão tinha mudado a alavanca que aciona os freios mais de 17 vezes em uma única volta.

Só restou Rubens admitir: "Isso eu não consigo fazer"

Se Rubens tivesse sempre tomado essa postura ou falado menos, pode ter certeza ele nunca seria taxado de chorão, com Coulhard acontecia o mesmo em relação a Hakkinen, mas David não ficava toda hora disparando na mídia contra a equipe e seu companheiro.

Torcedor brasileiro até admite que o atleta de fora foi superior, o que ele não suporta é choradeira. O esportista sempre vai ter a chance de dar a volta por cima. Rubens teve sua grande chance em 2009, teve chance de provar que era pelo menos bom o suficiente para ser campeão...não conseguiu, e sequer foi vice.

Hoje não é só "braço", o piloto tem que saber extrair tudo do carro mudando seu comportamento nos detalhes, existe multi-funções no volante, isso que o Pipo Dirani quis dizer, 2 carros construídos exatamente iguais quando vai para a equipe a responsabilidade caí em cima dos pilotos. Alonso consegue tirar o máximo de um carro ruim, Massa não esta conseguindo.

Entre 2010/12 Felipe pilotou pelo menos 3 carros distintos, em nenhum deles se entende...e se for correr na Sauber esse ano e novamente for mal, pode abandonar a F1 o problema foi mesmo aquela "molada" que levou na Hungria. Ninguém perde a capacidadde de pilotar regularmente rápido de uma hora para outra, mas Massa perdeu depois do acidente.