tag:blogger.com,1999:blog-6896495548350304106.post1258835693888857209..comments2023-10-09T12:52:55.796-03:00Comments on JOSEINACIO.COM: Programa José Inácio Falou de 18/04/2012 com Pipo DeraniJosé Inácio Pilarhttp://www.blogger.com/profile/10005139252039074524noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-6896495548350304106.post-31579421536731957062012-04-21T20:27:22.508-03:002012-04-21T20:27:22.508-03:00Pipo Derani foi muito ponderado em dizer que o pil...Pipo Derani foi muito ponderado em dizer que o piloto tem condições de extrair o máximo do carro por causa da tecnologia, ele é piloto sabe das coisas, notem que ele não ficou perdendo tempos com teorias de conspiração na Ferrari, observou somente o que interessa o lado técnico.<br /><br />Piloto ainda tem muita importância na F1 porque é ele quem acertar o carro, aquele monte de botões no volante serve pra isso. Acho a F1 atual tecnicamente muito mais complicada para o piloto que nos anos 80. Não estou dizendo que antes era mais fácil, só que cada época é diferente, as dificuldades são distintas, hoje muita coisa é na base dos detalhes, vc muda meia dúzia de botões e muda completamente o comportamento do carro. Esportivamente o piloto na F1 esta limitado, não pode xingar, brigar e sempre esta sendo punido na pista com regras bestas, antes piloto jogava outro no muro ninguém ligava, era coisa normal, hoje quando acontece o cara é satanizado.<br /><br />Essa vitória do Alonso com Perez em segundo é um ótimo exemplo! Naquele GP os carros foram acertados para piso seco durante os treinos, mas durante a corrida choveu, aí muda tudo, quem faz a diferença é o piloto que muda o comportamento do carro mexendo nos botões. Vai saber quantas vezes Alonso e Perez mudaram o "mapeamento" no volante na Malásia. Nenhum dos dois tinha carro para chegar na frente, muito menos Alonso, aquele monte de botões no volante não estão alí de enfeite!<br /><br />Ninguém ganha 35 milhões na molesa. Agora, se o carro nasce ruim, aí ninguém pode esperar milagres, mas o Massa tinha que tirar mais do carro. Sua obrigação não é superar Alonso, a equipe não exige isso, espera apenas que ele não fique muito longe na pontuação.<br /><br />O carro de Alonso e Massa são exatamente iguais, mas na hora de acertar o carro pra corrida, a coisa muda. Cada um pilota de um jeito e acerta o carro de forma diferente. Lembrando que são pessoas diferentes, cada um pensa e age diferente durante as provas.<br /><br />Certa vez Rubinho foi muito honesto com ele, Rubens fazia uma ótima classifcação e tinha certeza que a pole seria sua. Ele fez uma volta espetacular mostrando que o carro estava 100%, mas Schumacher o superou por milésimos. Rubinho ficou surpreso e foi no boxes do alemão saber como ele tinha feito tal volta. Os engenheiros de Schumacher mostraram a telemetria a Rubens, a diferença dos milésimos Schumacher tirou ao mexer no "balanço" dos freios, o alemão tinha mudado a alavanca que aciona os freios mais de 17 vezes em uma única volta.<br /><br />Só restou Rubens admitir: "Isso eu não consigo fazer"<br /><br />Se Rubens tivesse sempre tomado essa postura ou falado menos, pode ter certeza ele nunca seria taxado de chorão, com Coulhard acontecia o mesmo em relação a Hakkinen, mas David não ficava toda hora disparando na mídia contra a equipe e seu companheiro.<br /><br />Torcedor brasileiro até admite que o atleta de fora foi superior, o que ele não suporta é choradeira. O esportista sempre vai ter a chance de dar a volta por cima. Rubens teve sua grande chance em 2009, teve chance de provar que era pelo menos bom o suficiente para ser campeão...não conseguiu, e sequer foi vice.<br /><br />Hoje não é só "braço", o piloto tem que saber extrair tudo do carro mudando seu comportamento nos detalhes, existe multi-funções no volante, isso que o Pipo Dirani quis dizer, 2 carros construídos exatamente iguais quando vai para a equipe a responsabilidade caí em cima dos pilotos. Alonso consegue tirar o máximo de um carro ruim, Massa não esta conseguindo.<br /><br />Entre 2010/12 Felipe pilotou pelo menos 3 carros distintos, em nenhum deles se entende...e se for correr na Sauber esse ano e novamente for mal, pode abandonar a F1 o problema foi mesmo aquela "molada" que levou na Hungria. Ninguém perde a capacidadde de pilotar regularmente rápido de uma hora para outra, mas Massa perdeu depois do acidente.Anonymousnoreply@blogger.com