quinta-feira, 29 de março de 2012

Para onde iria Felipe Massa em 2013?

Perez e Domenicali em flagrante "lua de mel" pós GP da Malásia
Como já escrevi aqui recentemente, não creio que Felipe Massa seja substituído ao longo desse ano (salvo seu ritmo continuar tão díspar do de Alonso como na Austrália e Malásia, o que não acredito), mas parece cada vez mais claro que em 2013 ele não ficará na Ferrari, onde o clima não está bom para a continuidade dessa parceria que está dando errado nos últimos anos.

Sérgio Perez, piloto já contratado da Ferrari e que corre emprestado para a Sauber (assim como Massa fazia nos tempos que corria nos carros suíços) tem todos os ingredientes para ser efetivado na equipe no ano que vem, com Kubica correndo bem por fora, deixa a pergunta no ar: para onde iria Felipe Massa?

Sei que ainda é muito cedo para termos um retrato real da empregabilidade do brasileiro, pois muita coisa ainda pode mudar nas próximas 18 corridas, mas com sua saída cada vez mais certa da equipe italiana, é um exercício menos disparatado que parece.

O piloto brasileiro é um piloto caro, ganhando atualmente cerca de 14 milhões de euros por ano na Ferrari, um dos maiores salários do grid da Fórmula 1 e com suas atuais performances, dificilmente uma equipe grande teria interesse nele, até porque Hamilton deve continuar na McLaren e na Red Bull se Webber sair provavelmente um dos novatos da Toro Rosso deverá ser promovido, como é política da equipe desde os tempos de Vettel.

Na Mercedes se a atual dupla não for mantida, que é uma possibilidade, vejo Paul di Resta atualmente na Force Índia, entrando l - até por já ser contratado da equipe, num esquema parecido com Sérgio Pérez - mas ainda acho improvável que tanto Rosberg como Schumacher saiam ao mesmo tempo de modo que lá a coisa parece mais definida também.


Peter Sauber e Felipe Massa: reedição da velha parceria?
Com isso sobram as equipes médias e lá o dinheiro que os pilotos trazem conta e muito, mas o status de "ex-Ferrari" certamente tem seu peso a favor do brasileiro, uma vez que ele poderá ajudar equipe menos estruturadas a ver as coisas sob os olhos de quem esteve numa equipe top (ainda que em fase ruim), mas seu custo terá que ser reduzido e muito: Felipe jamais voltará a ganhar o salário que tem hoje e como está numa fase ruim desde 2010, ainda periga ter que recorrer a buscar patrocinadores, uma vez que seus concorrentes por essas vagas não só não ganham muito como ainda levam dezenas de milhões para as equipes cujas finanças estão quase sempre magras.

Se o dinheiro for mesmo decisivo para Felipe Massa conseguir ficar na categoria, esse mesmo Felipe que disse poucos meses atrás que "não conseguia ver o Rubinho indo atrás de patrocínio para poder se manter na Fórmula 1", teria esse ingrediente força para fazê-lo mudar seus conceitos e talvez orgulho e aceitar bater nas portas das empresas em busca de dinheiro?

Ou será ainda que a Ferrari, ainda mostrando amizade pelo brasileiro, o dispensará dessa necessidade ajudando-o em nome da "velha amizade" (será que isso realmente existe na F1?) com uma vaga na sua equipe parceira Sauber, sacramentando a troca por Perez? Se isso ocorrer ou o novato e promissor  Esteban Gutiérrez ficaria sem vaga, o que não faz muito sentido pelos bons resultados que apresenta na GP2 e pelo fato dele ser bancado pelo principal patrocinador da Sauber, Carlos Slim, ou o pobre mas eficiente e Kobayashi dançaria. É, essa alternativa, se é que existe, também não seria fácil de conseguir para o brasileiro.

De qualquer modo o resto dessa temporada será decisivo para aumentar um ou diminuir o valor do passe de Felipe no mercado de pilotos para 2013 numa disputa que estará excepcionalmente aberta (mais da metade das vagas ainda estão sem titulares para o ano que vem) e concorrida por pilotos em sua maioria jovens, talentosos, com potencial de "acontecer" e em sua maioria, com bolsos cheios.

Deixemos o tempo agir, muita coisa pode mudar nesse panorama.

16 comentários:

Gibson Junior disse...

Resumindo: vai correr de trofeu Línea ano que vem! hahahahahah

Já era pra ele a não ser que se recupere e faça uma temporada fenomenal. O que não acredito infelizmente.

Anônimo disse...

O mais provável seria a troca por Perez com a Sauber. Seria o prestígio de Jean Todt na ferrari pesando a favor de Massa contra o $ de Carlos Slim. Quem vai levar a melhor? A não ser que a ferrari faça um carro o qual seja mais moldado ao Massa que o de 2008 coisa que acho difícil de conseguirem, pois o carro da ferrari de 2008 foi feito como um terno para o estilo de Massa, o brasileiro terá um ano muito, mas muito complicado em 2013, podendo inclusive ficar fora da F1.

Anônimo disse...

José, posta este link lá na comunidade F1 do Lex no orkut! Abraço!

Overtrash disse...

Não acredito nessa história da RedBull promover pilotos novatos da Toro. Ela conta com um pessoal altamente profissional na equipe, penso que essa história só serviu para rebater possíveis interesses em Hamilton. Se Webber não continuar na equipe para o ano que vem, não tenho dúvidas que o Massa é a melhor opção, a RedBull sabe disso, o Staff técnico do Massa vale muito para a RBR.
Outra opção, se o Felipe romper definitivamente qualquer contrato, ou, acordo com a Ferrari, seria a Force India. Equipe no qual tem relações e negócios com a Mercedes e a Mclaren! Tudo pelo Staff e pelas informações preciosas que o Massa pode levar para outra equipe. Concluindo, penso que a RedBull seria a melhor opção para o Brasileiro! Destaco que a dificuldade do Massa está muito mais relacionada ao pneus do que ao carro! Em qualquer equipe que ele esteja, não terá a mesma performance de 2008.

Francisco disse...

É realmente desafiador imaginar o Massa numa outra equipe. Se as grandes não o querem por ter sucumbido frente a Alonso e também por ele demonstrar sérias dificuldades em se adaptar a um carro ruim, as médias exigem bom aporte de patrocínio. Também as equipes do meio do pelotão têm preferido dar chance a pilotos endinheirados e com potencial, o que não tem faltado no mercado. É triste essa situação do Massa. Confesso que sinto pena às vezes. Se ele continuar o resto do ano assim, tomando muito tempo do Alonso, poderá ser fim de carreira, e que fim trágico!

Anônimo disse...

Ele vai pra Fórmula Futura.. reaprender a correr... acho que ele criou essa categoria pra seus próprios fins.. hehehe... Cadê o Di Grassi ?

Anônimo disse...

o Livio Oricchio afirmou q essa proteção esaserbada da ferrari, coisa q nem piloto italiano teve, é pq lá dentro TODOS sabem q felipe foi designado como piloto de teste, já q os testes estão proibidos, isso poderia ser confirmado com o silêncio do luca, q está + preocupado em pegar o cargo do beluscone
bem se o massa é piloto de teste pro alonso, faz sentido a proteção de toda cúpula da ferrari

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, um domingo alegre vai demorar para aparecer.... Senna é bom mas vai ficar sempre nestas médias.... Massa vai melhorar?? porque melhoraria se em 2010 e 2011 não melhorou, como vai melhorar com uma carro instável?

Anônimo disse...

Para mim, o Bruno nao conseguira melhorar por causa da idade que ja tem

Anônimo disse...

Tem que ser idiota achar que o Massa vai para Red Bull (se eles dipensarem o Webber e não trazer um novato, eles irão atrás de Hamilton, Rosberg ou até mesmo o Raikkonen pq ele pode air da Lotus se quiser). Se a troca com Pereza não for nessa temporada ainda, ele não vai para Sauber, pq o Peter Sauber não gosta dele, e só correu lá pq a Ferrari pagava. Resta aí a Williams (Frank Williams sempre quis ele), Force India e Caterham, essas são as equipes que ele tem chançe, e o salário será bem reduzido.

Otavio disse...

Que o massa se foda, um baita arrogante, volta pra turma do Didi Zacarias.

Anônimo disse...

Acho que ele (Massa) vai correr no final de 2012 de patinete com o Barrichello...

Anônimo disse...

Frank Williams não vai querer Massa, duro, arrogante, somente anda em carro perfeito e feito para ele e instável!

Anônimo disse...

Bem lembrado, Peter Sauber não gosta do Massa, já o demitiu no passado.

Leo Santojo disse...

E quem é que gosta do Massa?

Anônimo disse...

Todo mundo sabe do potencial do massa,ele esta no inferno astral rsss.Esse carinha é bom ja não foi campeão por causa da equipe lembram...Acho que a ferrari não gosta de brasileiros,vejam ontem no gp de Monaco,ou entrava uma volta antes,ou sentava a bota e entrava duas voltas depois.Vamos incentivar o guri como fez o Petrov e outros pilotos deram força para eles,deixem de serem URUBUS,vão vcs pilotar no lugar dele... CUAAAA,CUAAAAAAAAA.