terça-feira, 13 de março de 2012

O que esperar de Bruno Senna em 2012

Bruno Senna começa 2012 numa missão tão ou mais difícil que Felipe Massa: tem que ir muito bem - dentro da realidade competitiva de sua equipe - para garantir uma vaga no ano que vem, visto que seu contrato é só para 2012. Diferente de Felipe, entretanto, Senna, com muito menos tempo de estrada, não tem a seu favor o fato de ter corrido anos numa equipe de ponta nem de ter disputado um título mundial, então sua continuidade na categoria vai depender mais fortemente ainda de seu desempenho.

"Ah, mas ele tem patrocínios que o garantem!" dirá alguém. Médio.Como vimos,eles não foram o bastante para garantí-lo na Renault, por onde correu parte do ano passado e mesmo os patrocinadores só o apóiam porque esperam que ele corresponda. Uma temporada ruim em 2012 pode significar perda de parte desse importante apoio financeiro, então será na comparação direta com os resultados de Pastor Maldonado que ele tem que se destacar.

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Contra si Bruno tem o fato da Williams não ter um grande carro, por melhor que ele seja em relação ao péssimo carro de 2011, o que certamente não ajudará ele a se destacar muito no grid. Além disso terá que ceder seu cockpit ao piloto de testes Valteri Bottas em 15 primeiros treinos livres de sexta-feiras, pois seu contrato exige isso, o que acarretará em menos tempo para se familiarizar com o carro e ajustá-lo para classificação e corrida que seu companheiro de equipe, Maldonado.

A seu favor Bruno tem, ao meu ver, a velocidade, consistência e maior inteligência, o que poderão evitar que se meta em batidas ou erros de julgamento tanto no que tange a estratégias de corrida como em ajuste de carro. Pelo que sei, tanto os mecânicos da Renault como os da Williams gostaram muito do feedback técnico que ele apresentou, o que pode ajudar na busca dos resultados vitais para ele nesse ano, onde já não terá "o desconto" de estar numa equipe péssima e estreante (2010), nem de não ter participado de uma pré-temporada e ter que assumir um carro desconhecido no meio de uma temporada (2011). Em 2012 ele conhece o carro muito bem desde o começo, e ela pertence ao competitivo pelotão intemediário, mesmo que o FW34 "não seja lá uma Brastemp".

Vamos lembrar que o contrato de Bruno com a Williams vale só para 2012 e a julgar pelo mega-patrocínio de Maldonado e pelo tratamento "vip" que Bottas está recebendo esse ano (também leva um bom dinheiro), a dupla de 2013 parece já estar desenhada, de modo que de olho no ano que vem o brasileiro terá que impressionar muita gente lá dentro para mudar esse panorama ou mesmo para conseguir uma boa vaga (quem sabe uma melhor) na concorrência. Será que seu talento vai conseguir extrair leite dessa pedra inglesa? 2012 será sua maior e provavelmente derradeira chance na F1, então dedos cruzados.

10 comentários:

Anônimo disse...

Inacio conçerta a imagem do Senna !

Anônimo disse...

com "ç" é de dor eihn bacana.... putz

Raphael Swerts disse...

Olha! Na minha opinião, esse ano, será de um simples aprendizado, visto que, sabemos que é o primeiro ano para valer de Bruno, sendo assim, ele vai aprender a ser piloto de um fórmula 1 nesta temporada, para quem sabe ano que vem consiga angariar pontos.

Anônimo disse...

Não espero NADA!!!!!

Jean Clauset disse...

O que há de errado com a imagem do Senna?

Anônimo disse...

Inácio, sinto que você faz uma análise tendenciosa sobre o Bruno Senna, sempre insistindo que não tem experiência, que sua vaga foi conquistada por causa dos patrocinadores, que a Williams é uma 'draga', que o Pastor larga na frente com sua 'grande' experiência. Tenta ao menos ser imparcial nas postagens, porque neutralidade eu sei que é impossível. Lógico que também não se pode encher os torcedores brasileiros de esperança, mas tenta lembrar dos feitos dele nas categorias inferiores. Em contra partida pra falar do Rubens Gonçalves Barrichello é um glamour. Eu não sou um corneta do Rubinho, acho um ótimo piloto e teve uma história na F1 que merece respeito. Só uma crítica positiva para melhorar os posts do blog.

Anônimo disse...

Bruno para mim ainda é uma incógnita. Este ano algumas perguntas poderão ser respondidas se o carro ajudar um pouco. Acho que pior que a Williams de 2011 esta de 2012 não pode ser, até pelo motor que possui hoje.

Gibson disse...

Bruno vai ter que lutar contra o carro. O resto é consequencia. Se ele mostrar na pista que fez o que podia durante as provas, se nao fizer corridas burocráticas como o Massa faz, acho que tem chance de aparecer na mídia e para as outras equipes. Formula 1 é marketing, ele tem que saber fazer o dele. Olha o exemplo do Kimi. Disseram que a F1 precisava do Bad Boy de volta, olha ele aí. O negócio é ser visto, mostrar combate. Se for pela linha discreta a lá Felipe Massa, volta pra casa em dezembro.

marcelo macedo disse...

Na minha humilde opinião, Bruno Senna bate fácil seu companheiro de equipe, só precisa melhorar nas corridas, nos treinos ele já mostrou ser muito rápido.

Anônimo disse...

Bem, entendo de F1 mas não sou especialista.
Então vou "brincar" aqui um pouco.

Vejam:
1) Bruno vai correr pela Williams, último carro q seu tio pilotou.

2) O modelo do carro é o FW-34. Senna morreu numa Williams justamente aos 34 anos de idade.

3) A mãe de Bruno (q não permitia q ele corresse por medo d ele morrer como o tio) falou q uma vez, em um hotel, ouviu uma voz dizendo pra ela:
"você está prejudicando a vida do seu filho"
Daí pra frente ela liberou o Bruno para correr.

E aí, gostaram???? rsrsrs...

Paulo-MG