domingo, 25 de março de 2012

GP da Malásia 2012 - A corrida

Esses foram os resultados do GP da Malásia de 201, numa corrida atribulada por chuva, safety-car e interrupção da corrida (pela mesma chuva). Hoje as Mclaren não brilharam., nem as Red Bull, mas os latinos sim.

Ferrari: Uma corrida magistral de Alonso o levou a vitória, mesmo tendo um carro sabidamente ruim. O espanhol soube tirar tudo do carro nos momentos certos e teve sorte da chuva e do erro (?) de Perez quando precisou e carrega todos os pontos da equipe no campeonato. Já Massa... largou bem! Mas chegou em 15º quase uma volta atrás, e não se envolveu em batida, problemas mecânicos, furos de pneu, nada, simplesmente não conseguia ser rápido com o mesmo equipamento de Alonso - mesmo com o chassi novo. Vai mal, o brasileiro, e que prepare os ouvidos, pois a próxima semana sem GP será bem longa...

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1



Sauber: Uma corrida magistral de Sérgio Perez quase o levou a vitória. Era mais rápido que Alonso e chegou nele, ma na hora H errou. Será mesmo? Acho que não, mas em se tratando da Ferrari e as relações umbilicais que mantém com a Sauber e com o próprio piloto, fica a dúvida. De qualquer maneira o mexicano foi muito consistente e mesmo quando a pista secou manteve-se rapidíssimo. Kobayashi, menos feliz na estratégia foi aguerrido e disputou boas posições, mas abandonou a 10 voltas do fim. Perez foi o nome da corrida.

McLaren: A equipe que sempre brilha não brilhou. Hamilton largou bem, mas quando a chuva entrou e as estratégias de box se embaralharam não fez mais nada que um estável 3º lugar. Button cometeu um raro erro e bateu seu bico na HRT (erro seu, reitero), com isso e um desempenho abaixo do que se esperava, chegou lá atrás, em 14º.

Red Bull: Mais uma corrida em que a atual campeã não disputou a vitoria e dessa vez sequer chegou ao pódio. Webber, sem sal em 4º e Vettel com pneu furado pela HRT (sempre ela) teve que abandonar na última volta com problemas no motor quando pontuaria, mas ainda assim chegou 11º. Resultados magros, esses.

Lotus: Mais uma vez Grosjean tem uma 1º volta conturbada, tocando em Schumacher. pouco depois abandonou. É hora dele começar a converter as boas classificações em resultados. Kimi fez uma corrida interessante, chegando em 5º, londe de Webber mas sem Senna lhe incomodar, ainda fez a melhor volta da corrida pra ter algo pra levar pra casa.

Williams: Depois da decepção por Senna e Maldonado na Austrália, a equipe inglesa teve motivo de júbilo pelos 8 pontos de Senna, que apesar da largada mais uma vez confusa (quebrou o bico e teve que trocá-lo) recuperou-se muito bem e terminou em alta, muito bom mesmo. Maldonado teve menos brilho dessa vez e não conseguiria mais do que o 10 lugar, não tivesse problemas no motor a 2 voltas do fim.

Force Índia: A equipe indiana chegou com seus dois carros na zona de pontos mas precisa melhorar. Além das líderes, Sauber e Williams está melhor que eles. Na classificação também tem que melhorar. Hulk e Di Resta levaram seus carros aos pontos possíveis, mas ficou evidente que o equipamento tem limitações maiores do que os pilotos.

Toro Rosso: continua no pelotão do meio, com Vergne sendo o porta-voz dos pontos nessa corrida, numa estratégia ousada de manter-se com os pneus intermediários até o safety-car. Dali em diante administrou como pode. Ricciardo não foi tão bem, mas ao menos pode falar que passou uma Ferrari por fora da curva. Se bem que como era a de Massa, não conta tandos "kudos".

Mercedes: Mais uma vez a equipe boa de classificação decepciona na corrida. Realmente intrigante como cai o rendimento dos carros prateados em sequências longas de voltas. Schumacher e Rosberg eram presas fáceis nos contornos das curvas. Schumacher ainda deu sorte de marcar seu 1º ponto após o abandono de Maldonado, Rosberg nem isso. Quero ver o que Brawn tem a falar sobre o assunto.

Caterham: De certa maneira, outra decepção. Imaginava que a essas alturas a equipe já estaria minimamente inserida no pelotão intermediário, mas não é o caso, eles ainda tem que comer muito arros e feijão pra isso, por melhor que estejam em relação à Marussia e HRT - se bem que Glock ficou entre Petrov e Kovalainen. Pior pra Kova, o de trás.

Marussia: Fundão, figuração total, mas dessa vez Glock se deu melhor coma alternância das condições de corrida e se meteu bem entre "as primas ricas" do pelotão do fundão.

HRT: Pff... A casca de banana da corrida, um quase padre irlandês...

Pos. PILOTOEQUIPE TEMPO
1.es Fernando AlonsoFerrari2:44:51.812
2.mx Sergio PerezSauber+2.263
3.uk Lewis HamiltonMcLaren+14.591
4.au Mark WebberRed Bull+17.688
5.fi Kimi RäikkönenLotus+29.456
6.br Bruno SennaWilliams+37.667
7.uk Paul di RestaForce India+44.412
8.fr Jean-Eric VergneToro Rosso+46.985
9.de Nico HülkenbergForce India+47.892
10.de Michael SchumacherMercedes+49.996
11.de Sebastian VettelRed Bull+1:15.527
12.au Daniel RicciardoToro Rosso+1:16.828
13.de Nico RosbergMercedes+1:18.593
14.uk Jenson ButtonMcLaren+1:19.719
15.br Felipe MassaFerrari+1:37.319
16.ru Vitaly PetrovCaterham+1 Volta
17.de Timo GlockMarussia+1 Volta
18.fi Heikki KovalainenCaterham+1 Volta
19.ve Pastor MaldonadoWilliams+2 Voltas
20.fr Charles PicMarussia+2 Voltas
21.in Narain KarthikeyanHRT+2 Voltas
22.es Pedro de la RosaHRT+2 Voltas
Não terminaram:
23.jp Kamui KobayashiSauber+10 Voltas
24.fr Romain GrosjeanLotus+53 Voltas

17 comentários:

Marcos Paulo disse...

Será que aquela mensagem no rádio para o Perez teve dedo da Ferrari? A Sauber perdeu a corrida quando não mandou o Perez junto com Alonso quando colocaram pneu para pista seca. Uma pena. Sabe dizer qual foi o problema do Koba?
Parabéns pela bela corrida do Senna e a maturidade em manter a posição. A Williams poderia estar com o dobro de pontos.

Júlio Barbosa disse...

"Um brasileiro respira e o outro fica sem ar."

Uma corrida interessante, mas a McLaren deixou a desejar.

Anderson disse...

Depois deste final de semana medíocre do Felipe Massa, na minha opinião já está com um dos pés fora da Ferrari. Caso ele tome uma lavada novamente no próximo GP, se concretizar a minha profesia, ele colocará o outro pé fora e dará o lugar para outro piloto provávelmente Janor Trulli, pois a Itália depois de muitos anos não tem um piloto da F1, e essa seria a oportunidade de colocá-lo de volta.

Anônimo disse...

A ferrari pode nao estar bom mas o Alondo faz a diferença pois com esta vitória assume a liderança do campeonato com 5 pontos de diferença para o segundo colocado, em contra partida seu companheiro de equipe não pode reclamar de choque ou que a equipe o tenha prejudicado, desta vez massa mostrou que nao andou bem mesmo pq nao teve nada que justifica-se um desenvolvimento tão ruim.

Não vejo o Massa reagindo nem na equipe ferrari atá o final do ano, acredito que correm com ele antes disso.

Acredito que Perez pensou muito mais nos pontos do que na vitória pq o campeonato esta ainda no início.

Emerson_Rio disse...

Pelo que eu me lembre Massa é o piloto que mais foi companheiro de equipe de campeões mundiais (Schumacher, Kimi e Alonso) e pelo jeito nao aprendeu nada com eles.

Julio Peixoto disse...

Sem comentários a corrida do Felipe Massa... Novo chassi, agora a ferrari já pode pensar em um novo piloto... pois parece estar aí a paça defeituosa...

Anônimo disse...

A WILLIAMS FOI MUITO BURRAAAAAAAAAAAA , QUEM É O ESTRATEGISTA ?? PQP COMO O CARA ENTRA PRA TROCAR O BICO SABENDO QUE PRECISA TBM TROCAR OS PNEUS E NÃO TROCA?? APRENDE COM A SAUBER WILLIAMS , SE TIVESSEM FEITO O SERVIÇO DIREITO ÉRA PRA TÁ NO PODIO ISSO MESMO PODIO, NA COLOCA DO PEREZ QUE ENTRO NO MESMO MOMENTO QUE ELE NOS BOXES, TO REVOLTADO ME DESCULPEM!!!

Julio Peixoto disse...

esqueci de comentar a belíssima recuperação do Bruno Senna... Mas ele tem que melhorar muito em classificação e largada...

Raphael Elisio disse...

Fiquei muito surpreso com o 2° lugar de Perez, Alonso fez o que parece um milagre e Massa afundou-se mais ainda em um poCo que parece nao ter fim..E Galvao Bueno mostrou mais uma vez que ta velho e ja nao fala nada com nada..Falou mal do Romain Grosjean assim como falou do Schumacher ha mais de 1 decada atras..vai queimar a lingua com certeza. Nao sabe indentificar o numero dos carros..o capacete..Tenho pena dos caras que tem aguentar ele..Reginaldo Leme e Luciano Burti, voces sao herois..
Abraco!

Anônimo disse...

Parabéns Bruno Senna!!!!!
Valeu e muito, acordar as 4:45h da matina.

Paulo-MG

Murilo disse...

Alonso - 10
Perez - 9,5
Senna - 7,0
Massa - 3,0
Maldonado - Que Azar!

Anônimo disse...

Isso são notas?

Senna 7.0????

O cara sai de 23º para 6º e vc dá nota 7 pra ele????
Fala sério!

Paulo-MG

Júlio Barbosa disse...

Paulo, credita nesse 7.0 aí, o rolo dele com o Maldonado.

D. Carvalho disse...

Eu tento mas não consigo acreditar que o perez com o alonso tenha sido apenas um erro do mexicano.

Bruno está de parabéns foi fatastico,Minha grande decepção foi a Mercedes.

Já o Massa,...bom...é...deixa pra lá.

Andre da Paz disse...

Minho opinião:
1 - Massa voltou a pilotar como antes, na hora de defender, como fazia com hamilton em 2008, jogar o carro pra cima dos outros, quase tirou button da corrida. "como essa cara é ruim (massa)"

2 - Vi algo diferente em bruno. O traçado, a movimentação do carro, lembrou alguém...

3 - Se eu fosse piloto desligava o rádio e dizia só falem comigo se for algo grave....e foi, kkk

4 - Cade vettel..

5 - Hamilton está meditando desde o ano passado, manso, manso...

ALAN-MONTE@HOTMAIL.COM disse...

Inácio,
Qual é o problema da Mercedes na corrida na sua opinião ?

Anônimo disse...

antes do "toque" rolou isso

http://www.youtube.com/watch?v=99T-o6D9bVw&feature=player_embedded

daí o vettel foi da uma fechada e se fú

http://www.youtube.com/watch?v=nqVGEO0Yp9k

não só furou o pneu como perdeu preciosos pontos
q no final dar-se-a falta deles