quinta-feira, 15 de março de 2012

Entenda a asa traseira com duto da Mercedes

A FIA aprovou agora há pouco a asa traseira da Mercedes, que usaria um sistema parecido com o duto frontal, só que da maneira passiva, isso é, independe de ações do piloto ou do acionamento de qualquer mecanismo específico a mais.

Ninguém tem certeza exatamente de como funciona o sistema, já que ele é um segredo, de como ele é alimentado de ar, mas especula-se 2 alternativas:

1- O ar viria da segunda entrada de ar superior do carro (essa atrás da câmera de TV em cima do carro) e correria pelas laterais verticais da asa traseira até ser "descarregado" no elemento principal horizontal da asa através de duas aberturas laterais (imagem acima), que só ficariam visíveis e em funcionamento quando o DRS estivesse aberto ou dos sairia pelos orifícios na sessão horizontal da asa (imagem abaixo).

2- A outra alternativa seria mais simples: O ar entraria pelos pequenos orifícios existentes na base da asa  principal traseira e seria direcionado internamente até essas aberturas laterais que já mencionei acima.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 Como abertura desse duto seria acionada peldeslocamento da asa-móvel/DRA para cima, o efeito seria a diminuição do arrasto aerodinâmico naquele momento auxiliando na melhora de velocidade final do W03. Com a asa fechada a passagem também ficaria impedida e portanto o carro não sofreria nenhum tipo de efeito positivo ou negativo nesse momento.

Será que é "só isso" mesmo? Será que o duto no bico tem relação com esse na asa traseira? Vamos aguardar, em breve as outras equipes deverão vir com suas versões do invento.

4 comentários:

Anônimo disse...

Complexo. Vamos ver como ocorre isso na prática. Onde tem Ross Brawn, tem grandes inovações técnicas.

Luiz Felipe Del Rio disse...

queria ver Ross Brawn e Adrian Newey trabalhando juntos, de preferencia com um motor mercedes. Iriam fazer um foguete...

Anônimo disse...

matéria completa aqui:http://scarbsf1.wordpress.com/2012/03/14/mercedes-f-duct-front-wing-operated-by-the-rear-wing-drs/

Anônimo disse...

Minha aposta pra Pole! Mercedes com Rosberg!