Infelizmente tivemos chuva nos dois primeiros treinos livres do GP da Austrália de Formula 1, aí os resultados acabam ainda mais embaralhados do que normalmente já são (lembre que alguns podem estar simulando corrida, outros classificação, o que faz muita diferença no peso), mas mesmo assim essas três horas de treinos já parecem nos dar um panorama mínimo para alguns palpites iniciais sobre o que vimos das equipes:
- A Mercedes parece ter melhorado bastante em relação ao ano passado, mas só saberemos quanto exatamente na classificação e corrida;
- McLaren, essa sim como se esperava, começa o ano forte, podendo sonhar
em disputar o título se o atual panorama de desempenho se mantiver em relação às
rivais;
- Red Bull pode não ter a vida fácil que se imaginava na pré-temporada, mas pelas condições adversas ainda não dá pra saber com certeza quanta velocidade ainda tem guardada na manga para mostrar, lembrando que eles nunca exigem tudo do carro na sextas-feiras;
- Ferrari parece realmente um pouco mais atrás da trinca acima, mas quanto exatamente ainda não sabemos, pois mais uma vez as condições dos treinos confundem e a prudência pede para esperarmos mais. A lamentar o erro de Massa que o tirou da pista (freou em cima da grama molhada, rodou e atolou na brita) e acabou com suas possibilidade de melhorar o tempo no 1º treino, mas também não é o fim do mundo como uns pintam por aí, nada de crucificar o cara.
- Marussia e HRT correm risco real de não largar na corrida de Domingo,
pois ficar fora do limite dos 107% parece uma realidade, aí dependerão
da benevolência da FIA e demais equipes para poderem alinhar - É no que
dá fazer os carros na última hora e não testá-los. De la Rosa só deu 1 volta...
- Sauber, Force Índia e Lotus parecem mais sólidas que no ano passado (embora Kimi tenha andado pouco) e Caterham melhorou bem relação a 2011, especialmente nas mãos de Kovalainen. Williams também melhorou, mas é claro, ainda é muito cedo pra adivinhar quanto cada uma dessas equipes avançou.
- Bruno Senna teve um desempenho inicial normal, sem nada especial para comentar tanto quanto ao número de voltas completadas como sobre os tempos registrados, todos dentro dos limites do razoável.
- O treino livre e a classificação promete, com ou sem chuva!
Abaixo seguem os tempos das duas sessões de treinos:
1º TREINO
Pos. |
Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
1. | Jenson Button | McLaren | 01:27.560 | 11 |
2. | Lewis Hamilton | McLaren | 01:27.805 | 14 |
3. | Michael Schumacher | Mercedes | 01:28.235 | 17 |
4. | Fernando Alonso | Ferrari | 01:28.360 | 21 |
5. | Mark Webber | Red Bull | 01:28.467 | 21 |
6. | Nico Rosberg | Mercedes | 01:28.683 | 22 |
7. | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 01:28.908 | 23 |
8. | Pastor Maldonado | Williams | 01:29.415 | 16 |
9. | Kimi Räikkönen | Lotus | 01:29.565 | 8 |
10. | Kamui Kobayashi | Sauber | 01:29.722 | 26 |
11. | Sebastian Vettel | Red Bull | 01:29.790 | 21 |
12. | Nico Hulkenberg | Force India | 01:29.865 | 17 |
13. | Paul di Resta | Force India | 01:29.881 | 18 |
14. | Bruno Senna | Williams | 01:29.953 | 21 |
15. | Sergio Perez | Sauber | 01:30.124 | 22 |
16. | Romain Grosjean | Lotus | 01:30.515 | 16 |
17. | Heikki Kovalainen | Caterham | 01:30.586 | 16 |
18. | Felipe Massa | Ferrari | 01:30.743 | 11 |
19. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso | 01:31.178 | 17 |
20. | Vitaly Petrov | Caterham | 01:31.983 | 8 |
21. | Timo Glock | Marussia | 01:34.730 | 8 |
22. | Charles Pic | Marussia | 01:40.256 | 11 |
23. | Narain Karthikeyan | HRT F1 Team | sem tempo | 3 |
24. | Pedro de la Rosa | HRT F1 Team | sem tempo | - |
|
2º TREINO
Pos. |
Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
1. | Michael Schumacher | Mercedes | 01:29.183 | 16 |
2. | Nico Hulkenberg | Force India | 01:29.292 | 19 |
3. | Sergio Perez | Sauber | 01:30.199 | 23 |
4. | Fernando Alonso | Ferrari | 01:30.341 | 13 |
5. | Kamui Kobayashi | Sauber | 01:30.709 | 14 |
6. | Paul di Resta | Force India | 01:31.466 | 13 |
7. | Felipe Massa | Ferrari | 01:31.505 | 14 |
8. | Heikki Kovalainen | Caterham | 01:31.932 | 16 |
9. | Nico Rosberg | Mercedes | 01:32.184 | 17 |
10. | Sebastian Vettel | Red Bull | 01:32.194 | 19 |
11. | Mark Webber | Red Bull | 01:32.296 | 20 |
12. | Timo Glock | Marussia | 01:32.632 | 17 |
13. | Vitaly Petrov | Caterham | 01:32.767 | 15 |
14. | Romain Grosjean | Lotus | 01:32.822 | 11 |
15. | Jenson Button | McLaren | 01:33.039 | 18 |
16. | Lewis Hamilton | McLaren | 01:33.252 | 11 |
17. | Pastor Maldonado | Williams | 01:34.108 | 21 |
18. | Kimi Räikkönen | Lotus | 01:34.275 | 7 |
19. | Bruno Senna | Williams | 01:34.312 | 17 |
20. | Jean-Eric Vergne | Toro Rosso | 01:34.485 | 29 |
21. | Daniel Ricciardo | Toro Rosso | 01:34.604 | 31 |
22. | Charles Pic | Marussia | 01:34.770 | 13 |
23. | Narain Karthikeyan | HRT F1 Team | 01:42.627 | 16 |
24. | Pedro de la Rosa | HRT F1 Team | sem tempo | 1 |
:
7 comentários:
Infelizmente ainda não da pra ter uma noçao completa. Espero que o treino 3 seja com muito sol e pista seca pra ter a noção exata de como estão as equipes.
Marussia mais rapida que a willians !! Os carros da willians estavam instaveis , doi o que deu para notar nas cameras on board . Hj que será interessante mesmo , Force India é meu palpite de grande surpresa
Gostei dos treinos..apesar do horario..e estou torcendo pro Schumacher entrar em forma novamente para vermos pegar fogo na temporada..
mesmo sendo um treino livre, o Timo Glock em 12º com uma Marussia fazendo 01:32.632, merecia um pouco de crédito, cara, isso era uma Virgin, Marussia não devia nem sequer estar fazendo tempos assim.
E o Kovalainen em 8º com a Caterham tbm é notável
O kova em 8º foi uma surpresa mas na classificação vai voltar la pra tras.
Schumacher com carro bom é outra coisa, dá trabalho aos rivais, basta lembrar os GPs do Canadá(na chuva), Itália e Bélgica, com carros semelhantes se quiser passar o alemão tem que trabalhar, isso é ótimo porque Schumacher sabe se defender bem, isso valoriza muito a ultrapassagem quando o piloto de trás consegue passar. Alonso sempre destaca sua conquista em 2006, superar Schumacher na época(em alta), é totalmente diferente que bater outros grandes pilotos. Rosberg e Schumacher merecem um carro de ponta, Nico é muito eficiente e raramente erra, Schumacher vem recuperando a velha forma(o que é surpreendente na sua idade, pode se dizer que ele tem duas carreiras na F1), em 2011 conseguiu o melhor resultado da equipe chegando em quarto lugar(isso Massa não conseguiu com carro melhor), fora que o velho alemão vai pra cima e sempre dá um jeito de se destacar. É verdade que se envolveu em alguns acidentes em 2011(admitiu todos os erros e pediu desculpa quando atrapalhou alguém), mas isso é pelotão do meio, sempre o risco é maior de acontecer acidentes. Pelo menos, quando o carro se mostra bom Schumacher dá seus shows é isso que o torcedor que ver...AÇÃO!!! E parece que tecnicamente esta começando aparecer resultados na Mercedes, depois de 2 anos Brawn e Schumacher montaram um staff técnico promissor, com isso o carro nasce melhor e pode ser evoluido com o tempo. Resta saber se Schummy vai ter "gás" ao volante nos próximos anos, mas deu a impressão que ele esta extremamente motivado na pista(e sempre ponderado ao abrir a boca). Brawn e Schummmy iniciam o mesmo trabalho que fizeram na Benetton e depois Ferrari, primeiro se monta um TIME ORGANIZADO, depois todos se concentram em melhorar o carro, durante esse tempo dão estabilidade em todos os setores. Motor a Mercedes já tem, falta acertar o carro, contratando projetistas bons, R.Brawn pode trabalhar melhor! O que impressione é Schumacher fazer isso aos 43 anos como piloto, outros campeões não tiveram essa coragem. O velho alemão tem papel fundamental dentro da equipe motivando a todos, isso evita crises, se fosse só para sentar e pilotar era fácil. Schumacher sempre fez mais, leva a coisa na MÃO DE FERRO, por isso conseguiu ajudar a "levantar" duas equipes, hoje tenta a terceira na Mercedes! Schumacher não precisa provar mais nada na Formula 1. Aquela corrida em Monza segurando Lewis...se o Luizinho pega o alemão nos anos de Ferrari em época difícil de ultrapassar, Schumacher ia deixar o inglês louco na F1.
Postar um comentário