segunda-feira, 19 de março de 2012

Compare as Asas móveis/DRS das equipes

Abaixo temos uma interessante comparação das asas traseiras com o DRS aberto da maioria das equipes de Fórmula 1, que serve para ilustrar as sutis diferenças dos mecanismos de acionamento de cada uma delas. Infelizmente fico devendo as imagens de mesmo ângulo da Lotus, HRT, Marussia e Caterham.

Numa primeira observação nota-se que a maioria adotou uma mecanismo parecido, que puxa a asa para cima, só Toro Rosso e Williams usam uma pequena variação desse conceito, com ele mais baixo e a haste tendo que levantar mais do que própriamente puxar a asa.

A Mercedes, entretanto, tem um tipo de sistema sem acionador externo: ele fica embutido nas laterais da própria asa móvel (a mesmas laterais que permitiriam/interromperiam o fluxo de ar para o polêmico duto de ar traseiro que mostrei aqui). Todoas essas alternativas são etudadas por horas nos túneis de vento para ver qual causa menos interferência na eficiência aerodinâmica do carro. Clique nas imagens para ampliá-las
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2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante. A aerodinâmica hoje é decisiva no desempenho dos carros de F1.

Anônimo disse...

uia, quase igual: https://twitter.com/#!/f1writers/status/180623801510408192