terça-feira, 20 de março de 2012

Alonso vs Massa - Números

Abaixo vemos os tempos de voltas de Alonso e Massa ao longo do GP da Austrália enquanto ambos estiveram na pista ao mesmo tempo. Fica evidente que o ritmo de Felipe Massa era mais lento, seja porque ficou mais tempo retido atrás de adversários no meio do pelotão, seja porque seus pneus se desgastaram mais rapidamente, seja porque simplesmente era mais lento por não se acertar com essa carroça que a Ferrari produziu.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Para entender as legendas, a cor vermelha indica volta mais lenta que a do companheiro, a verde volta mais rápida e em amarelo está indicado o período em que o Safety-Car estava na pista, que não foi comparado, obviamente.

25 comentários:

Raphael Elisio disse...

Noooossa..essa tabela eu nunca tinha visto,muitom legal hein!E vergonhoso tbm para o Massa, mas fazer o que..estamos acostumados.Acho dificil competir com o Bi campeao mundial..Alonso é Alonso.

Raphael Swerts disse...

Ótima análise Inácio.. É realmente a coisa está feia para nós brasucas... Se bobear, vai acontecer o que estão dizendo na internet que o massa pode ser substituído antes da temporada acabar!! Com essa lavada do Alonso no Massa.. não duvido que aconteça!!

Anônimo disse...

Nem cheguei a ver, já sei quem ganha né Alonso..

Unknown disse...

Acabou de ser divulgado:

@voandobaixo E a Ferrari vai trocar o chassi de Massa na Malásia... Acharam algo de muito errado no usado na Austrália #F1

Será mais um erro, sabotagem, ou mais uma desculpa?

LeoXRR8 disse...

É pelo visto o numero 6 ajuda o Massa em algumas coisas...

Jomar Amaral disse...

acho que ele cai no meio do ano, e o Perez tá de olho nessa vaga.

Anônimo disse...

Perez, Kubica, Pilotos de teste... e o resto do mundo

leleo disse...

Olha so o maassa nao e um piloto tao ruim asim para tomar uma surra desas. com certesa teve algum problema no carro dele. a ferrari ja adimitiu isso. e vai trocar chassi dele. ( sera de proposito ou sabotagem, vindo da ferrari eu nao duvido de nada) Gente vcs que entende de formula 1 sabe que por pior que um piloto esteja nao da para tomar um segundo do seu companheiro de equipe.

LenneF1 disse...

piloto bom, é piloto que anda bem até com carro ruim.. alonso é o cara!

Caíque Pereira. disse...

Essa tabela mostra que o carro do Massa estava com algum problema, além do Alonso ser mais rápido que ele naturalmente. 1 segundo ou mais de diferença não era comum nem para o Alex Yooung e o Massa mesmo mais lento que o Alonso, nunca ficou assim, pior que isso; no Q2 ele não conseguiu diminuir seu tempo. Duas coisas me são claras, na realidade 3 coisas: 1- O carro é uma grande porcaria e não esperem nada além de 5ºs e 6ºs para o Alonso se não melhorarem; 2 - 1 segundo mostra que o carro do Massa tem problemas além de ser ruim e 3 - O Felipe é mais lento que o Alonso, mas nada que seja superior, em média,a 0,35s.

Maico Rian disse...

Ridículo....só tenho isso a dizer


De 41 Voltas cronometradas para os dois,Felipe Massa foi rápido somente em OITO voltas,enquanto o Fernando Alonso foi mais rápido nas outras 33.


E a diferença de tempo foi de 1,663 segundos com o MESMO CARRO!!!

Tá na hora do Felipe Massa tentar dar uma reviravolta nessa temporada,ou se não aposenta-se de vez.

Vagner Hundertmarck disse...

Temos de analisar um fator a essa tabela :
Alonso andave em 5º de cara limpa , ja que os 4 a sua frente eram muito mais rapidos , Massa ficou encaixotado no pelotão intermediário , com carros com desempenho igual ou inferior a sua frente na maioria das voltas , e isso sim influencia nos tempo , este é um fato que merece ser analizado , a diferença mesmo se da é na classificação onde os tempos de ambos é muito pouco diferente , mas na maioria das vezes quase que sempre a favor do Espanhol .
Em ritmo de corrida Massa parece ter o mesmo problema de Hamilton e Schumacher para seus companheiros , ser muito agresivo nas primeiras voltas dos pneus e acabam logo com os mesmos , pelo que Vejo Button , Rosberg e Alonso sabem lidar melhor com o desgaste , mantendo assim um ritmo melhor de corrida que seus companheiros !
Sauber por exemplo não é tão veloz , mas é uma carro que sabe poupar pneus e com uma parada a menos ganha posições , que não ganharia fazendo o mesmo numero de paradas das outras equipes !

Júlio Barbosa disse...

- "It's ridiculous!"
...
- "Fernando is faster than you!"
...

Anônimo disse...

Não é nada disso! A ferrari desde que Alonso entrou na equipe faz carros ao gosto de pilotagem do espanhol, assim como a ferrari fez o carro de 2008 ao gosto de Massa prejucando o Kimi. Agora o Massa está sentindo o que o Kimi sentiu, pilotar um carro feito para o estilo do companheiro de equipe (a ferrari tentou fazer um carro tão ao gosto do Alonso, que errou pecando pelo excesso).

Joe Satriani disse...

Sabemos que nada na Ferrari é justo. Alonso nao só tem o carro desenvolvido pro seu estilo como tem um equipamento melhor. Foi assim com Schumacher e Barrica com o alemao sendo tendo equipamento melhor, foi assim com Massa e Raikonnen com o Massa tendo carro melhor, e agora o Alonso tem o melhor equipamento. Mas... pelos graficos vc como em relaçao à velocidade pura o massa é muito inferior ao Alonso.


O negocio é voltar a vender marmitex ou ir correr de stock brasil.

Otavio disse...

Ou porque é ruim mesmo

Blog Fora de Jogo disse...

O Alonso é o melhor piloto da F1. O Massa não está nem perto dele e ainda tem gente que coloca a culpa na diferença dos carros.

Siga no twitter: twitter.com/blogforadejogo

Anônimo disse...

Com tanto tempo assistindo F1 , sei que Ferrari é Ferrari e eles vão melhorar, nem que seja em uma unica corrida.

Anônimo disse...

Com tanto tempo assistindo F1 , sei que Ferrari é Ferrari e eles vão melhorar, nem que seja em uma unica corrida.

Anônimo disse...

Com tanto tempo assistindo F1 , sei que Ferrari é Ferrari e eles vão melhorar, nem que seja em uma unica corrida.

Anônimo disse...

Com tanto tempo assistindo F1 , sei que Ferrari é Ferrari e eles vão melhorar, nem que seja em uma unica corrida.

Anônimo disse...

Com tanto tempo assistindo F1 , sei que Ferrari é Ferrari e eles vão melhorar, nem que seja em uma unica corrida.

Anônimo disse...

Jose Inacio, dá pra fazer essa tabela todas as corridas sobre o duelo Senna x Maldonado?

Marco Aurélio disse...

O Massa é um piloto médio que a Ferrari deu 5 vezes o melhor carro da F1, só que ele não aproveitou, se a Ferrari tivesse um Hamilton ou Alonso antes ela teria ganho muito mais...acorda Ferrari...lembra do medíocre Alboreto, a Ferrari perdia, perdia por que não tinha bons pilotos...no passado década de 80 os melhores eram o Senna e o Prost, já na década de 90 é o Schumy, e agora Hamilton e Alonso. As vezes um piloto se julga "o bom" como os campeões Lauda, Rosberg, Mansell e Hill, mas o Prost massacrou eles com o mesmo carro, a mesma coisa ocorre com o Massa ele se achava "o bom" por que disputou títulos com a Ferrari e quase foi campeão, mas quando pegou um piloto forte de verdade, ele se deu mal...foi desmascarado como foi o Piquet que era lento (Mansell era mais rápido que o Piquet na Williams, mas apanhava feio do Prost na Ferrari), mas Piquet era inteligente e bom acertador de carros e Piquet mesmo não sendo um grande velocista ganhou 3 títulos, já o Massa nenhum.

Ruy disse...

Belo texto, realmente o Massa, assim como Barrichelo tiveram carros campeões mas faltava alguma coisa neles, o próprio Piquet reconheceu que na Willimas em 1987 o Mansell era 1,0 segundo por volta mais rápido do que ele, mas aí ele usou a sua astúcia, só dava as informações na última hora, atacava a família do Mansell e ele acabou desequilibrando o Inglês. O Massa deveria fazer a mesma coisa, o Massa é muito educado,por isto um perdedor, Prost, famoso por trucidar 4 campeões mundiais, também fez a mesma coisa com o Senna em 1989, ele era 1,0 segundo mais rápido que o Francês. Prost começou a pedir ajuda do Balestre, pra que os motores fossem sorteados, Senna continuou sendo 1,0 segundo mais rápido, mas queria humilhar o Francês, e acabou se dando mal. perdendo um campeonato ganho. Faltou maturidade pro Senna.