sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sobre as declarações de Mika Salo

O ex-piloto de F1 e comentarista da TV Finlandesa de F1 Mika Salo soltou o verbo para falar de vários pilotos e muita gente caiu matando:

Sobre Felipe Massa: "Alonso é claramente o numero 1. Estou surpreso que a Ferrari permitiu Massa continuar esse ano, não acredito que ele ficará (na Ferrari) ao final dessa temporada."

Kimi e Grosjean: "Kimi deverá ser muito mais rápido que Grosjean, que só está lá porque Boullier (chefe da equipe Lotus) é seu empresário."

Senna, Maldonado e Bottas: "É uma das piores duplas do grid, ambos suscetíveis a erros. Senna fez algumas boas corridas no ano passado mas depois perdeu força e Maldonado é um pouco cabeça-quente, então não vejo esse como um bom ano para eles (Williams). Para Bottas (piloto reserva e também finlandês) vejo como uma boa possibilidade para conseguir fazer uma corrida."

Não vou entrar no mérito se concordo com esses pontos de vista ou não, mas defendo o direito dele de opinar, ora! Quer dizer que Salo não pode ter opinião? Se todos tem, porque ele que conhece na prática o assunto sobre qual está falando, não poderia?

Além disso, muitos medem o que ele fez na carreira como argumento para invalidar sua opinião: está errado! Salo não disse em momento nenhum que é ou faria melhor que Massa, Senna ou Maldonado, reparem bem! Martin Brundle, ex-narrador principal de F1 da BBC e atualmente na TV Sky inglesa, nunca venceu um GP e nem por isso tem sua visão questionada pelo que fez ou não na pista e, ao contrário, é muito respeitado e bem sucedido no que faz.

Em resumo, Salo apenas deu sua opinião (forte) sobre alguns pilotos, com uma perceptível sardinha puxada aos seus compatriotas, é verdade, mas nem por isso seu ponto de vista é inadmissível.

Concordar ou não com a ótica dele, aí é outra história, todos podem discordar pelas mais variadas razões, mas temos que respeitar o direito dele de ter o seu próprio ponto de vista sobre o tema. Cabe também aos pilotos provar que ele está errado.

18 comentários:

Anônimo disse...

Como comentarista ele é do mesmo nível do piloto Rubens Barrichello, ou seja, fraquíssimo...

Jean Claudio disse...

Barrichello foi 2 vezes vice-campeão mundial, tem 68 pódios, 11 vitórias, 14 Poles, 325 GPs disputados.

Então cala a boca e se informa antes de falar merda, Anônimo.

Luiz Felipe Del Rio disse...

Bruno e Pastor estão sujeito a erros? Sim, todos estão, mas quem esta no meio do bolo corre mais riscos que quem esta no topo. Felipe andou mal? sim, andou, e se este ano ele não for ao menos metade do Massa de 2008 e andar ao menos na cola de Alonso concordo que sua cabeça vai rodar. Ele deu sua opinião, apenas não a explicou...

Alexey Karpov disse...

Concordo com ele até mesmo porque o mundo todo está vendo que Felipe Massa não é nem sombra do piloto que já foi um dia e se mantiver o mesmo nível de 2011 e 2010, ele está fora da Ferrari. E não pense que ele terá vaga em Red Bull ou McLarem porque não terá. Ele vai acabar seus dias em uma equipe pequena e pagando por isso se é que encontrará um patrocinador para bancar.
E mais, Barrichello é tão fraquinho, que ficou 19 anos na fórmula 1 recebendo salário de donos de equipe não sabem quase nada do assunto e é desejado pela Fórmula Indy com apoio total da Chevrolet. Bota cara fraquinho esse.

Anônimo disse...

Ele tem 11 vitórias pra quantos anos de F1? Tu deves ser torcedor do Íbis Sport Club...

Anônimo disse...

Olha quem fala, um piloto fracaçado que nem se sustentouno grid e sai falando mal dos outros

Joe Satriani disse...

Concordo com tudo o que ele disse, até em relaçao ao Bottas. É bom o Bruno começar bem a temporada e tirar leite de pedra, mesmo se o carro for uma carroça.

Jean Claudio disse...

"Ele tem 11 vitórias pra quantos anos de F1? Tu deves ser torcedor do Íbis Sport Club..."

E você, vencedorzão, conta aqui sobre sua enorme lista de conquistas internacionais que te permite atacar a carreira do Barrica, Salo ou de qualquer outro, já que pelo que vc escreve isso parece se pré requisito.

Nick Mason disse...

Concordo com o Mika Salo, ainda mais no que diz respeito ao Massa
Sobre o Bruno Senna, concordo também, mas com a ressalva de que o Bruno chegou no meio da temporada, sem ritmo de corrida algum, em treino ele até fazia alguma coisa... a hora da verdade do Bruno Senna é este ano, que vai começar do início.
Sobre o Valteri Botas, não posso dizer nada... nunca vi o cara nem mais magro, nem mais gordo, muito menos pilotando.

Lucas disse...

Poderia dar alguma atenção aos seus comentários se não puxasse tanto o saco dos finlandeses.
Minha opinião pessoal:
Alonso > Massa
Alonso > Todos os outros
SENNA tem esse ano pra provar, não da pra falar nada antes disso.

José Inácio Pilar disse...

Lucas, realmente achei ele um pouco tendencioso como bem salientei no artigo, mas não desprezo a visão dele, ainda que com essa ressalva.

Ele é o "Burti da TV finlandesa", no sentido de talvez ter que incentivar a torcida local por seus compatriotas.

Francisco disse...

As pessoas teimam em analisar Barrichello comparando-o com Senna e Piquet, ainda que não se deem conta disso. Mas se você, crítico do Barrichello, tiver capacidade de abstrair esse fato, pense: ser duas vezes vice-campeão do mundo é pra piloto ruim, medíocre? Um piloto tão ruim como vocês dizem teria passado 19 temporadas consecutivas na fórmula 1, sendo contratado por equipes grandes como Ferrari e Williams e receberia convite da McLaren? Só vocês entendem de f-1, esses caras que a vivem, de fato, não conhecem, é isso? Gente, antes de questionarem um vice-campeão do mundo, perguntem-se se vocês foram pelo menos vice-campeões em alguma coisa pelo menos da cidade de vocês. Ademais, se um cara rico, com talento reconhecido no circo da f-1 (Frank Williams disse que não sabia como ele ainda não tinha sido campeão! Foi Frank, não um desentendido de f-1) e com a belíssima família que tem é um fracassado, eu também quero ser um fracassado.

Francisco disse...

Pra mim é bem claro que reside aí a diferença entre os que amam e os que odeiam Barrichello: os que odeiam o estão comparando, ainda que inconscientemente, com Senna, Piquet e até mesmo Fittipaldi. Nessa comparação, tudo bem, Barrichello é muito ruim. Mas se o Brasil nunca tivesse tido esses tricampeões, Barrichello seria Deus aqui, mais do que Petrov já é na Rússia e Kubica na Polônia.

Claudio disse...

Calma pessoas, nao briguem! Rs Fazendo uma analise mais a fundo, o que me deixou intrigado é: A fragilidade de Senna e Maldonado, era um comentario que só tinha ouvido de analistas brasileiros, a partir do momento que se tem essa mesma visão lá fora, é de se pensar...

edulargados12@gmail.com disse...

Vale galera!

Bill Mask disse...

Acho válida, áspera mas não desrespeitosa a opinição do Mika.
Claro que é a visão dele...

Muito bem colocado pelo Inacio aqui, de que ele é o Burti da TV Filandesa

Alcides Ricardo Fonseca disse...

RESPONDAM MINHA ENQUETE NA COMUNIDADE F1 DO ORKUT.

AMIGO JOSÉ INÁCIO DE UMA FORÇA TB !!!

SEGUE O LINK

http://www.orkut.com.br/Main#CommPoll?cmm=1476858&pid=32645140&pct=1328957334

Anônimo disse...

Pagante por pagante o Maldonado deu um sufoco no Rubinho, fez duas belas corridas em 2011 (MON e BEL), e foi 3 vezes ao Q3, Rubens não foi nenhuma, e na batalha de grid ficou 10 x 9 para Rubens, mas Maldonado teve problemas em algumas classificações isso atrapalhou na batalha, mas um 10 x 9 Rubens venceu no sufoco, mesma coisa foi na pontuação.

Já o Bruno Senna no geral, tomou pau do Petrov.

Batalha no Q3:
Senna 4 x 4 Petrov

Batalha de Grid:
Senna 5 x 3 Petrov

Batalha em corridas:
Petrov 5 x 3 Senna

Pontuação no mundial:
Petrov 5 x 2 Senna

Corridas pontuando:
Petrov 3 x 1 Senna

Melhor não subestimar Maldonado, ele pode bater Senna na disputa, se botou pressão no Rubens que era experiente, pode fazer o mesmo com o sobrinho, que aliás, é bem fraquinho de corrida. Tomou sufoco do Chandock, Klien e Petrov.