quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Lotus já tem outro carro

Mal a equipe Lotus (ex-Renault) lançou se carro no Domingo e na 2ª feira já foi para a pista conduzido por Kimi Raikkonen com profundas modificações aerodinâmicas, dando a entender que usaram o modelo 2011 (embora tenham apresentado o modelo como sendo o novo) apenas disfarçado para parecer o carro 2012, quando não era. Tenha sido ou  não um truque, as modificações serão comuns daqui pra frente em todas as equipes.

Nos três conjuntos de fotos separei as principais mudanças, no E20 da apresentação pro "verdadeiro" que foi para a pista. Clique nas imagens para ampliá-las: 

Na 1ª comparação de imagens notamos:

  • Novo ponto de fixação dos espelhos retrovisores com haste de fixação bem menor, aparentemente mais próximos ao cockpit do piloto;
  • Formato do degrau do bico do carro, com curvatura mais suave na no degrau mas sem o vão central rebaixado em relação às laterais, embora agora tenha duas pequenas saliências para acomodar parte do sistema de suspensão;
  • Novo desenho dos dutos de refrigeração do freio dianteiro;
  • braço inferior do triângulo de suspensão com desenho diferente.

No 2º conjunto de fotos, temos outros detalhes:


  • Aerodinâmica da asa dianteira com diferentes vários elementos com outros desenhos;
  • Novo desenho das entradas de ar laterais, sem a curvatura da parte inferior e mais reta;
  • Bico levemente mais estreito e reto (isto, bem vísivel na 3ª foto), resultando em...
  • ...Hastes de fixação da asa dianteira com bico mais próximas uma da outra.

Por fim na 3º e última comparação, vemos ainda outras coisas:


  • Rodas dianteiras com aro interno para direcionar o fluxo de ar para refrigeração dos freios;
  • Nova asa traseira;
  • Novo difusor de ar dianteiro, bem no início do assoalho, embaixo do cockpit;
  • Desenho da parte de baixo da entrada de ar diferente, com furo para fixação de cabo de içamento para guincho (aparentemente não havia no modelo apresentado)
  • Nova pintura: 1 - Sai o dourado, entra o bege. 2 - Logotipo da Lotus mais recuado no centro do carro.

Curta nossa página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

 

    4 comentários:

    Anônimo disse...

    José, estive lendo alguns fóruns internacionais, e pelo que li, o carro que a equipe apresentou no domingo é o antigo R31 equipado com algumas partes do novo modelo é 30.

    Perceba que são muitas pequenas diferenças entre os carros, inclusive a pintura preto e dourado na pista virou preto e creme. O perfil da lateral também é diferente, entre outras coisas.

    Gabriel Souza disse...

    Pois é anônimo, tambem lí nuns foruns gringos e vi essa suspeita, mas ea equipe falou pra todo mundo que era o E20 na apresentação, o José agora desmascarou com certeza!

    Anônimo disse...

    Ótima percepção José! espero que o carro seja ainda melhor do que foi para a pista!

    Anônimo disse...

    Engenheiros da Willians, para Maldonado:
    Como está o carro, o que vc acha?
    éeeééééééééé, hummmmmmmm, ééééééé, talvez, não sei, vou pensar

    Para Senna:
    Como está o carro, o que vc acha?
    éeeééééééééé, hummmmmmmm, ééééééé, talvez, não sei, vou pensar, vou perguntar para o Batistão, talvez ele saiba

    Reunião dos engenheiros:

    Estamos FU.......................................,,

    chamen o bombeiro , ele não pode fizerarm um sacanagem com ele, agora ele vai para Indy, e chegando já no primeiro terino já fez o melhor tempo, e agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!,,