quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A dupla entrada de ar da Toro Rosso

Apesar delas estarem lá, bem visíveis, ninguém percebeu ou comentou: o novo carro da Toro Rosso tem entradas de ar superiores duplas. Uma é a tradicional, junto com o Santo Antônio (barra de rolagem que protege a cabeça dos pilotos em caso de capotagem) e outra logo abaixo, mais recuada exatamente na base da principal.

O conceito de ter uma pequena entrada de ar nessa região já é conhecido e utilizado por outras equipes ha tempos, mas nunca foi tão perceptível ou mesmo tão grande antes.

A função dessa segunda entrada de ar pode ser para o resfriamento do KERS ou para reforçar o arrefecimento do motor ou ainda pode ter alguma função aerodinâmica, canalizando o fluxo de ar de lá para a traseira do carro, mas o mais provável mesmo é que a primeira opção seja a correta, segundo pude apurar entre especialistas da categoria (mas ainda aguarde a manifestação de alguém da equipe).

5 comentários:

Anônimo disse...

Newey testa na Toro, se der resultado, leva para a Bull.

Anônimo disse...

O detalhe foi muito bem observado José!

Luiz Felipe Del Rio disse...

acredito que possa servir tanto aerodinamicamente quanto para resfriamento das baterias do kers. O ar entra frio, arrefece as baterias, e depois este mesmo ar é canalizado para trazeira do carro (o ar estara aquecido pelo calor das baterias). Não terá a mesma temperatura do finado escapamento aerodinamico, mas o ar "morno" deve fazer mais efeito que ar nenhum, correto Inácio?

Gustavo Beteli disse...

Essa segunda entrada de ar serve para resfriar a parte hidráulica e também a caixa de transmissão do carro. Isso também faz com que seja possível ter uma entrada de ar principal menor, o que melhora o fluxo aerodinâmico pra parte traseira do carro, com a disvantagem de ter menor fluxo de ar para o motor em baixas velocidades, provavelmente baixando a performance do motor nessas condições.

Gustavo Beteli disse...

Essa entrada de ar secundária serve para resfriar a parte hidráulica do carro e a caixa de transmissão. Isso faz com seja possível ter uma entrada principal menor, o que favorece o fluxo aerodinamico para a parte traseira do carro, mas tem como desvantagem uma menor indução de ar para o motor em baixas velocidades, fazendo com que possivelmente o desempenho do motor seja um pouco menor nessas condições.