quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Baque na McLaren?

Visão do QG da equipe de F1 em Woking
Única das 4 equipes grandes que não tem apoio (entenda-se dinheiro) oficial de nenhuma montadora ou dono bilionário, a McLaren poderia enfrentar em 2012 uma temporada um pouco mais complicada que as últimas. Isso porque importantes nomes do seu pessoal técnico foi cooptado pela a Ferrari, caso de Pat Fry, novo diretor técnico da equipe italiana que chegou lá em janeiro do ano passado e desde então arregimentou mais ex-companheiros da McLaren, que não tem como cobrir as ofertas da Ferrari visto que depende de seus próprios ganhos e patrocinadores para fechar as contas todos os anos.

Conforme o ano foi passando e Fry ganhando a confiança dos italianos, ele (que foi trazido por Fernando Alonso) selecionou mais cabeças na McLaren, que estreiam esse ano por lá: Giacomo Tortora, um
No prédio à esquerda, a fábrica de carros de rua, à direita, a equipe de F1
especialista em aerodinâmica e estudos com simulador digital; Rupad Darek, outro especialista em aerodinâmica; Chris Heal e Lawrence Hodge, também nomes importantes da área técnica da equipe de Woking e por fim (pelo menos por enquanto) se fala que Bdukoski Martin, chefe de projetos também estaria de malas prontas para a região de Modena.


Some a isso o fato de Ron Dennis e Mansur Ojjeh recentemente terem gasto um bom dinheiro recomprando o resto das ações da Mercedes no time e ainda contraído um grande empréstimo para a construção da fábrica de carros esportivos de rua MP4-12C ao lado do monumental Quartel General elíptico da equipe e temos desta feita alguns ingredientes que poderiam afetar a curto prazo o sucesso da equipe nas pistas, resultando em um campeonato 2012 cercado de dúvidas quanto ao desempenho do novo
Linha de montagem dos carros de rua na nova fábrica
carro, já concebido e fabricado sem parte desse pessoal, que estava de "quarentena técnica" para poder trabalhar na Ferrari.

Tudo muito terrível, não? Não! Repare que usei "poderiam" em todas as sentenças... Antes que decretemos que esse será um ano ruim para a equipe inglesa, vamos lembrar que todas as vezes que a equipe enfrentou dificuldades (perda da Honda, saída de Senna, parceria fracassada com Peugeot, saída de Newey, etc), mais cedo ou mais tarde ela reagiu e venceu, isso porque seus donos (Mansur e Ron) são muito afinados e podres de ricos e se realmente quisessem que esses técnicos ficassem, cobririam as ofertas da Ferrari. O que são mais algumas centenas de milhares de dólares por ano pra quem tem centenas de milhões? "Então poque os liberou?" Porque a Inglaterra é o grande celeiro dos engenheiros da F1 e certamente a McLaren pensa ter gente no mínimo tão capacitada quanto os que se vão para substituí-los, e deve estar certa.

A McLaren estará viva, vivíssima, nesse campeonato, o que será ótimo para o espetáculo que é um mundial de F1 com pelo menos 3 equipes disputando vitórias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, aguardemos pra ver se a renovação do corpo técnico da Maclaren vai surtir efeito. Eles prometeram um carro competitivo e agressivo, veremos!

ThePunisher disse...

Pois é, JI Talks...

Sempre que alguém aposta no fracasso definitivo da McLaren, ela se reinventa e põe de novo vida na empresa.

Belo texto, man.

Anônimo disse...

Espero mesmo que a McLaren tenha engenheiros e técnicos novatos a altura dos que saíram, por bem de um campeonato mais equilibrado e interessante.

Vale lembrar, que mesmo muito ricos, os donos da McLaren, tiveram o rombo de U$100.000.000 de dólares, já faz algum tempo? Faz, mas o valor perdido é brutal por culpa de alguns, que ao que tudo indica, estão de volta a F1, e outros que participaram e nada sofreram.

Acredito que sem a perda deste montante, a McLaren poderia ter hoje um staff ainda melhor e consequentemente um carro ainda mais competitivo.

Torço pela ascensão de Lotus e Mercedes, tomara que tenham condições de disputar a 1ª fila com RBR, McLaren e Ferrari.

Douglas R. Vieira disse...

Por mais que seja uma temporada ruim, a McLaren sempre anda no pelotão da frente. Por mais que o carro seja "mal nascido", anda no pelotão da frente. E atualmente conta com, talvez, a melhor dupla de pilotos do grid, e eles ajudam a desenvolver o carro.