quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Balanço da temporada 2011 - Parte 2 de 3

RENAULT: Começou a temporada muito bem, com dois pódios consecutivos para Petrov e Heidfeld, mas depois foi descendo a ladeira, parou de desenvolver o carro. Faltou liderança? Dinheiro? Os dois.
Vitaly Petrov: Piloto mediano foi bem enquanto teve um carro bom e foi piorando quando seu carro foi piorando. Ano fraco para um piloto fraco. Nick Heidfeld: Esperava-se mais do alemão. Sua experiência era tida como solução ideal para substituir Kubica, mas não foi, não liderou como se esperava e por pressão falta de resultados e necessidades financeiras, perdeu o lugar. Bruno Senna: Assumiu um carro já em fase descendente e graças à falta de experiência com o carro não conseguiu capitalizar tão bem a oportunidade, tendo resultados muito oscilantes.

FORCE ÍNDIA: Começou o ano timidamente mas conseguiu evoluir bem durante o ano, no final dando trabalho até para a Mercedes. Fosse o campeonato um pouco mais longo, passaria a Renault nos pontos.
Adrian Sutil:
Fez seu melhor ano na Formula 1, só ficando atrás dos pilotos das 4 equipes grandes. No começo se embaralhou um pouco com Di Resta mas no final terminou à frente em todos os marcadores.
Paul di Resta:
Fez um ano muito bom para um novato, dando canseira ao veloz e mais experiente Sutil, sobretudo em classificações onde velocidade pura conta e deverá ter um bom futuro na F1.

SAUBER: Outra equipe que começou o ano melhor do que terminou, mas não sofreu um tombo tão grande quanto o dos franceses. Seu carro tratava bem os pneus sobretudo nas primeiras corridas, depois os adversários "chegaram". Perdeu vantagem com os tais escapamentos sopradores que não adotou.
Kamui Kobayashi: Piloto exuberante mas ainda um pouco errático, fez a maioria dos pontos da equipe e no fim do ano voltou a marcá-los quando era mais importante. Passou a errar menos no final.
Sérgio Perez: Outro novato bom de volante, fez uma estréia bastante digna e deu trabalho a Kobayashi, mostrando velocidade e errando pouco para que nunca havia corrido de F1.

TORO ROSSO: Equipe que começou o ano com um carro ousado (nas laterais) e e que cresceu bastante no final do ano, ameaçando seriamente o 7º lugar no campeonato da equipe Sauber, mas com uma certa oscilação excessiva de resultados no fim ficou em 8º com um número de pontos razoável.
Jaime Alguersuari: Um piloto que não tem o mesmo feedback técnico de Buemi mas que é bastante rápido e especializou-se em largar do fundão pra chegar nos pontos. Segundo ele, está bem junto aos seus chefes.
Sebastian Buemi O piloto suíço não teve um ano ruim, absolutamente, mas teve mais azar que Alguersuari em muitas ocasiões em quebras do carro. Ainda assim fez bem seu papel e se não é nenhum fenômeno não fica nada a dever ao espanhol do carro ao lado.

Nenhum comentário: