quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nova Lotus - Imagens e análise

Com a missão de ser 8ª colocada no campeonato de construtores desse ano, o "Team Lotus" chefiado por Tony Fernandes e (pela qual vou me referir apenas por "Lotus" até o fim da disputa Jurídica entre ela e a Renault), lançou o seu carro à pista publicamente pela primeira vez no segundo dia de testes coletivos.

O carro de 2011 que será guiado por Heikki Kovalainen e Jarno Trulli certamente é mais ousado e avançado que o de 2010, quando estrearam na F1. Percebe-se claramente no Modelo T128 um desenho mais refinado em seu bico, mas fino, nas entradas de ar laterais, mais esguias e trabalhadas na sua curvatura (ano passado eram mais "quadradas"). A entrada de ar superior, no entanto, é o que mais chama atenção. Ela utiliza praticamente o mesmo desenho que a Mercedes usou no ano passado e que havia sido proibido para 2011.

Segundo a FIA esse modelo de "Santo Antonio" do carro, que deveria proteger a cabeça do piloto de ser esmagada em uma capotagem poderia afundar com facilidade na terra, brita ou qualquer superfície mais mole, deixando portanto a cabeça do piloto vulnerável. Percebe-se nesse sentido que o pilar central dessa proteção é mais grossa que o utilizado por sua "matriz criativa", Mercedes, mas se essa sutil diferença vai ser suficiente para para não ter problemas com a FIA, teremos que esperar.

Quanto às suspensões, nenhum grande segredo: A dianteira é tradicional, com seus pontos de fixação com uma montagem mais elevada e na traseira usam o sistema "pull-rods", mais compacto, de centro de gravidade mais baixo e com menor arrasto aerodinâmico, como às da Red Bull. Aliás, a opção por essa geometria não é exatamente uma surpresa uma vez que utilizam o mesmo motor (Renault) e tanto o seu câmbio como o sistema hidráulico são fornecidos pela equipe de Vettel e Webber.

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