quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Raio X Williams 1998

O FW20 de 1998, pilotado pelo alemão Heinz-Harald Frentzen e pelo então campeão de 1997, Jacques Villeneuve, foi o primeiro carro projetado pela Williams após a saída de Adrian Newey para a Mclaren no ano anterior. Esse também era o primeiro ano da equipe após a saída da Renault como sua fornecedora de motores, que passaram a ser fornecidos pela preparadora Mecachrome, que herdou a responsabilidade pela preparação dos antigos motores franceses.

O novo carro manteve o câmbio transversão do campeão FW19, ao contrário da maioria de seus rivais que passaram a usar o cambio longitudinal para conseguir melhorar a aerodinâmica da traseira. Segundo Patrick Head, "o carro de 1998 não se mostrou muito melhor do que o FW19B com largura da bitola diminuída (com a mudança de regulamento), o que foi muito frustrante".

No campo do motor, o serviço prestado pela nova fabricante foi muito bom segundo a própria equipe, mas a arquitetura interna dos motores Renault limitou seriamente o desenvolvimento da Mecachrome para aumentar a potência. Além disso o carro sofreu com alguns problemas de distribuição de peso e de performance aerodinâmica. O lento desenvolvimento inicial dos pneus Goodyear em sua batalha contra o Bridgestone também não ajudou.

Clique na imagem para ampliá-la!

Nenhum comentário: