Conforme escrevi aqui há algum tempo e conversei com vocês no meu programa de TV, Felipe Massa é um piloto rápido e competitivo. Isto posto, Desde que passou a correr contra Fernando Alonso, salvo raras excessões, tem apanhado bastante do espanhol em voltas de classificação e ritmo de corrida e não parece reagir.
Tomemos como exemplo o último GP da Itália e, Monza, onde ambos correram com estratégias parecidas, trocando os pneus o mesmo número de vezes e pelos mesmos tipos de compostos. Abaixo a comparação volta a volta de Alonso e Massa:
Conforme os quadradinhos verdes e vermelhos demonstram, Fernando Alonso foi mais rápido que Massa na maioria da voltas e mesmo se compararmos as 4 voltas em de entrada e saída de boxes dos dois, o Espanhol foi mais rápido em todas, e dessa vez não houve nenhum problema nos pit-stops de ninguém.
Só no fim da corrida quando Alonso já estava com os pneus mais desgastados (ele trocou 6 voltas antes de Massa) que o brasileiro conseguiu encaixar umas voltas boas em cima dele, e ainda assim alternaram no final, com Felipe ficando com a volta mais rápida entre os dois, sem que isso refletisse, absolutamente, em uma corrida melhor.
O fato é que se Massa se queixa de ter problema com o aquecimento de pneus, algo válido no início da corrida e após os pit-stops, mas como vemos na comparação volta-a-volta, mesmo com eles aquecidos o ritmo de corrida dele tem deixado a desejar em relação ao de Alonso.
Interessante lembrar que Felipe disse após a corrida: "Só posso estar desapontado com o sexto lugar, porque hoje eu definitivamente poderia lutar por um lugar no pódio", só que mesmo quando não tinha nenhum adversário à sua frente, Massa não apresentou um ritmo melhor que o do espanhol (nem que o de Hamilton, quando este finalmente se livrou de Schumacher) e no breve período que disputou com Webber, o australiano foi mais rápido, ficando a impressão de que se não tivesse sido tocado talvez pudesse ambicionar apenas a 5ª posição de Schumacher (que possivelmente teria sido ultrapassado por Webber e seria 6º, se Webber continuasse na corrida com a veloz Red Bull).
Como curiosidade apenas o fato de que Alonso e Massa fizeram coincidentemente a volta de número 44 exatamente com o mesmo tempo até nos milésimos.
Tomemos como exemplo o último GP da Itália e, Monza, onde ambos correram com estratégias parecidas, trocando os pneus o mesmo número de vezes e pelos mesmos tipos de compostos. Abaixo a comparação volta a volta de Alonso e Massa:
Conforme os quadradinhos verdes e vermelhos demonstram, Fernando Alonso foi mais rápido que Massa na maioria da voltas e mesmo se compararmos as 4 voltas em de entrada e saída de boxes dos dois, o Espanhol foi mais rápido em todas, e dessa vez não houve nenhum problema nos pit-stops de ninguém.
Só no fim da corrida quando Alonso já estava com os pneus mais desgastados (ele trocou 6 voltas antes de Massa) que o brasileiro conseguiu encaixar umas voltas boas em cima dele, e ainda assim alternaram no final, com Felipe ficando com a volta mais rápida entre os dois, sem que isso refletisse, absolutamente, em uma corrida melhor.
O fato é que se Massa se queixa de ter problema com o aquecimento de pneus, algo válido no início da corrida e após os pit-stops, mas como vemos na comparação volta-a-volta, mesmo com eles aquecidos o ritmo de corrida dele tem deixado a desejar em relação ao de Alonso.
Interessante lembrar que Felipe disse após a corrida: "Só posso estar desapontado com o sexto lugar, porque hoje eu definitivamente poderia lutar por um lugar no pódio", só que mesmo quando não tinha nenhum adversário à sua frente, Massa não apresentou um ritmo melhor que o do espanhol (nem que o de Hamilton, quando este finalmente se livrou de Schumacher) e no breve período que disputou com Webber, o australiano foi mais rápido, ficando a impressão de que se não tivesse sido tocado talvez pudesse ambicionar apenas a 5ª posição de Schumacher (que possivelmente teria sido ultrapassado por Webber e seria 6º, se Webber continuasse na corrida com a veloz Red Bull).
Como curiosidade apenas o fato de que Alonso e Massa fizeram coincidentemente a volta de número 44 exatamente com o mesmo tempo até nos milésimos.
15 comentários:
O comparativo mostra que Alonso é mais consistente que Massa. Também parece comprovar outro comentário que ouvi sobre o Massa em 2007 ou 2008, comparando com o Raykkonen: Um técnico comentou que, quando o carro estava 100%, o Massa conseguia 110%, ou seja, superava o companheiro. Já quando o carro não estava 100%, era o Raykkonen quem conseguia tirar o melhor do carro. Parece verdadeiro. O carro da Ferrari tem dificuldades, e o Alonso é sistematicamente melhor. Nos circuitos em que o carro da Ferrari se adapta um pouco mais, o Massa se aproxima do Alonso.
O que você acha, Inácio?
Muito boa a comparação e sua análise. Fica evidente que Massa não é um piloto para a escuderia vermelha. Tem muita gente melhor que ele que deveria ter uma chance na Ferrari. O Massa cairia bem novamente na Sauber ou na ToroRosso, assim eles correria e seus comentários após as corridas, sempre com desculpas ou achando culpados pelo pífio desempenho, ficariam mais ligths, isto é, ninguém daria a mínima mesmo.
Nelsinho Piquet dizia: "Alonso está a pleno todo o tempo, desde a 1ª volta". Massa ao contrário, acerta uma volta ali, e outra lá...
Acho que esse comparativo reflete o momento atual de Massa. Não digo que se ele estivesse mentalmente forte e muito motivado superaria Alonso, afinal não tenho bola de cristal pra vaticinar isso, mas creio que ele está deixando a desejar mesmo se comparado com seu próprio desempenho no passado.
O fato é que ele tem que reagir e rápido, senão além de se queimar na Ferrari, se queimará com outras equipes, suas possíveis empregadoras em 2013.
Eu acho que o GP de Monza não foi uma corrida adequada, para fazermos essa comparação, principalmente pelo fato do Felipe ter ficado fora de combate e ter que recuperar posições para voltar ao 6* lugar. De qualquer forma não é novidade o Alonso ser mais rápido que ele com esse carro.
Eu acho que esse computador está comprado. Teve um ano na F Indy que o visual e a foto diziam que um piloto tinha ganho e o computador dava outro. Entenderia se um tempo coincidisse, mas na mesma volta é mais coincidência que o sujeito vir assobiando colocar o dedo no nariz e melecar em um poste onde outro já fez isso numa cidade distante 3 mil km onde ele nunca foi. Vet marcou milésimos 666 cravados várias vezes, assim como ALO, sei não... 2012 aí....o satanás pode estar vindo ou o esquema de MAS é diferente, o de BAR na Ferrari eu via claramente,Jean Todt tinha um dispositivo na mão e quando BAR começava a andar mais rápido que MSC ele apertava um botão lá que tinha escrito: "Quebrar carro de Rubens", no caso de MAS tem um botão: "Acionar limitador de velocidade computadorizado", isso quer dizer que MAS é mais rápido que ALO porém ele sempre vai ser mais lento porque a velocidade é cortada pela telemetria.
Brincadeiras a parte.... Apesar de ALO ser Don Fernando das Astúrias, Bi campeão...blablabla desconfiem sempre da Ferrari
Que bobagem o que esse rapaz falou aí... em alguns casos, Como em 99', em razão da vontade de fazer o Alemão ganhar (o que só ocorreu em 2000) e alguns episódios com Barrichello, A Ferrari não joga contra o patrimônio, até pq, hoje os tempos são outros, e eles não têm o melhor carro. De qualquer forma, deve ser embaraçoso comentar sobre Massa, pois quem acompanha F1 (e o ZéInácio o faz) sabe, ao menos no íntimo, que Alonso é muito,muito mais piloto que Massa.
Qual é a fonte dos tempos de volta, pode comprovar?
Obs.: Seria interessante verificar de todos... rs
Acho que seria interessante fazer um comparativo desses com B. Senna e V. Petrov daqui a algumas corridas quando o senna estiver com mais rítmo. O que acha??a e V. Petrov daqui a algumas corridas quando o senna estiver com mais rítmo. O que acha??
Gostei dos dados, dá o link da fonte?
Bom, fica estranho se precaver em nao fornecer a fonte!
Equipes tem pilotos preferidos. Isso quer dizer que eles tem mais atenção do que o segundo piloto. Não que a equipe viva perseguindo um deles.
Isso foi visto claramente na Stewart quando BAR anunciou sua saída. Na corrida seguinte ficou atras do companheiro que sempre era mais lento o ano todo. A atenção especial da equipe é fundamental na performance, aliada ao talento de Alonso então, fica difícil superar ambas as coisas.
Verdade Anônimo!
Olha a volta 10. Desde quando 1:29.208 é mais lento que 1:29.224? Quem fez esse gráfico? A vovó Mafalda?
Postar um comentário