Eis o "Programa José Inácio Falou" dessa semana, confiram, espalhem e OPINEM!
9 comentários:
Anônimo
disse...
Não concordo com as poles do Senna, o brasileiro contou com muita sorte nos anos de 85/86 e 88/89! Na Lotus fez 15 poles em 85/86 GRAÇAS ao espetacular motor de classificação que duravam apenas 15 minutos, esse motor tinha 100 cv a mais que os rivais, sem esse motor especial de treino Senna só fez 1 pole em 87, e nesse ano já contava com motor Honda que era melhor que os Renault(motor francês bom, só esse especial de treino). Falam muito da dupla Vettel-Newey, mas em 88/89 Senna contou com o "mago" G.Murray que era "Newey" da época, e Senna nesses dois anos pegou um carro "PRONTO" para quebrar recordes e disputar títulos, Senna não tem mérito nenhum no desenvolvimento dos Mclarens de 88/89. Quem fazia isso era Prost desde os tempos com Barnard, depois entrou Murray e fez um carro praticamente imbatível em 88/89. Senna deu sorte do seu estilo de pilotagem se "encaixar" ao carro, mas ele era tão bom que qualquer piloto andaria bem nele(mesmo caso das Williams de 92 e 93). Outro dado relevante, Senna não teve um único adversário nas classificações em 88/89, foram 26 poles em 32 corridas. Lembrando que nessa época treino era treino e corrida era corrida, um não tinha ligação com a outra, diferente da época do alemão.
Nos tempos de Schumacher ele começou sem "ajudinha" de motor com 100cv a mais que os rivais em classificações, se pudesse com certeza faria muitas poles como Senna fez em 85/86. Todas as conquistas que o alemão teve foi TRABALHANDO com a equipe DESENVOLVENDO os carros e ORGANIZANDO a equipe. Senna foi pelo mais FÁCIL, quando viu que nunca seria campeão pela Lotus, o que fez? Foi para a melhor equipe da época, a Mclaren que tinha o melhor chassi(desenvolvido por Prost e Murray), que tinha o melhor motor da época, o Honda(Senna também não desenvolveu), e contou com a melhor organização de uma equipe na época, além de tudo isso, tinha Prost que dava toda estabilidade a equipe, Senna fez o mais fácil em 88/89, só sentou e pilotou....e o mais hilário, só foi campeão em 88 GRAÇAS ao regulamento de descartes, na pista e nos resultados, Prost foi o melhor. Senna foi o campeão em 88, mas não CONVENCEU!!!
Schumacher não teve nada de "mordomia" quando começou na Benetton, começou tudo do zero, R.Brawn e R.Byrne sequer eram conhecidos como grandes projetistas, outro detalhe, nos tempos de Schumacher(a partir de 94), as classificações tinham ligação direta com as corridas por causa da quantidade de gasolina e tipo de pneus. Por várias vezes Schumacher usou a estratégia de sair mais pesado deixando a classisficação de lado, evidente que a pole ficaria distante em várias ocasiões. Quando disputou os títulos de 94/95 o carro era muito bom, mas não superior, nas classificações ou corridas, o alemão sempre teve rivais(principalmente a FIA em 94 que sempre dava um jeito de ferrar o alemão, como voltou a ocorrer em 03 e 05 mudando o regulamento). Portanto as 15 poles de Senna em 85/86 e as 26 de 88/89 foram bem FÁCEIS de conquistar, e o pior, Senna não TRABALHOU no carro para conquistar elas, deu muita sorte de pegar motorzinho especial na Lotus e carro do outro mundo na Mclaren em 88/89, outro detalhe, Prost também nunca foi rival a altura em classificações. Schumacher demorou para bater o recorde de poles, mas quando o fez, o mérito foi maior, conseguiu todas a custo de muito trabalho desenvolvendo o carro, e dando ESTABILDIADE as equipes por onde passou, não pegou nada de GRAÇA!
Pelo menos 41 poles da 65 de Senna foram na base do mais FÁCIL...só sentou e pilotou! Com Senna sempre foi assim, ele nunca conseguiu desenvolver um carro até o título, nunca conseguiu organizar uma equipe até o domínio. Prost sim tem esse mérito desde 84 na Mclaren, Senna nunca foi um líder autêntico na equipe, quando viu que a Lotus não ia pra frente, saiu da equipe para correr na melhor equipe da época, a Mclaren, que construiu um "foguete" em 88/89, quando a mesma caiu de nível técnico em 92/93 o que Senna fez? Novamente deixou a equipe na mão e foi correr em outra melhor equipe, a Willamas que tinha o "carro do outro mundo". Schumacher esse sim foi um líder nato, melhor até que Prost ou Piquet(o francês não aguentou a buxa na Renault, na Ferrari foi pior, acabou despedido. O brasileiro quando viu que a Brabham caiu de nível, abandonou o barco e foi para a Williams em 86, foi campeão em 87, depois na Lotus não aguentou o tranco e caiu fora, na Benetton não evoluiu a equipe até o título). Schmacher entrou na Benetton em baixa e levou a equipe a dois títulos, cumpriu todo o contrato, depois foi para a Ferrari que vivia em crise, lá venceu 5 títulos, quando a equipe caiu de nível técnico em 03 e 05(por causa da FIA que mudou o regulamento), Schumacher não DEIXOU O BARCO, trabalho tudo de novo, mesmo com um regulamento feito contra ele foi campeão em 03. Em 06 não foi campeão, mas deixou a equipe novamente no topo com 7 vitórias, pronta para ser campeã em 07, e foi isso que aconteceu com Kimi...Se for observar bem, Schumacher teve mais méritos nas conquistas que Senna. Com carro "pronto" qualquer um consegue poles, vitórias e títulos, basta ver Mansell em 92, o inglês bateu o recorde de Senna, fez 14 poles no ano.
Fica a pergunta: "Se Senna e Mansell tivessem que TRABALHAR para desenvolver carro e organizar equipe, quantas poles, vitórias e títulos teriam?"
Se Senna ficasse na Lotus em 88/89/90... ou Mclaren em 94/95/96/97 seria campeão? Com Schumacher não teve isso, começou por baixo e chegou ao domínio, tudo na base do trabalho.
Agora pode me linchar, é a parte que eu mais dou risada, rs.
inacio se vc poder m responder gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre no ano que vem a F1 nao vai estar em Tv aberta ouvi em outro blog se poder m dizer ok agradeço
O texto do anônimo sobre as poles do Senna e outros pilotos merece reflexão. Como brasileiros, muitas vezes queremos Senna intocável e quem se atreve a revelar outra faceta de sua história é de pronto rechaçado. Pela forma como ele escreveu, com citação de dados, bom português e sem querer parecer dono da verdade, só tenho a dizer: parabéns!
Convenhamos que o MP4/4, um dos melhores carros que a F1 já viu, era um projeto inteiramente novo na McLaren, mas não era um projeto novo na F1, já que o Gordon Murray o projetou originalmente para a Brabham com o nome de BT55 em 1986, sendo que como um projeto revolucionário, houve vários contratempos com o carro, tanto é que o Elio de Angelis morreu em um treino tentando melhorar o BT55, mas em seguida, houve a venda da Brabham e o Gordon Murray seguiu para a McLaren, levando consigo a versão final do BT55, que levou o nome de MP4/4. Ou seja, quem realmente desenvolveu o MP4/4, foram o Ricardo Patrese, Derik Warwick e o Elio de Angelis, dando o produto final e revisado para a McLaren, Prost e Senna.
"Senna deu sorte do seu estilo de pilotagem se "encaixar" ao carro, mas ele era tão bom que qualquer piloto andaria bem nele..."
a mesma coisa que o alemão fez na época da Ferrari, e senna não pediu pra ninguém pra deixar ele ganhar.
"... Na Lotus fez 15 poles em 85/86 GRAÇAS ao espetacular motor de classificação..." Ok, concordo, mas o chassi estava abaixo dos demais e senna fazia a pole, mas seu companheiro não ficava em 2º lugar. Se o motor fosse um diferencial a lotus fazia dobradinha.
"...sem esse motor especial de treino Senna só fez 1 pole em 87, e nesse ano já contava com motor Honda que era melhor que os Renault(motor francês bom, só esse especial de treino..."
Senna foi "pole" a maioria das vezes em 87 porque os Williams estavam em outro mundo, como foi em 88/89 e estamos vendo em 2011.
Um carro imbatível e ninguém pra frear. Nesse ano gostaria de ver vettel e alonso com o mesmo carro.
9 comentários:
Não concordo com as poles do Senna, o brasileiro contou com muita sorte nos anos de 85/86 e 88/89! Na Lotus fez 15 poles em 85/86 GRAÇAS ao espetacular motor de classificação que duravam apenas 15 minutos, esse motor tinha 100 cv a mais que os rivais, sem esse motor especial de treino Senna só fez 1 pole em 87, e nesse ano já contava com motor Honda que era melhor que os Renault(motor francês bom, só esse especial de treino). Falam muito da dupla Vettel-Newey, mas em 88/89 Senna contou com o "mago" G.Murray que era "Newey" da época, e Senna nesses dois anos pegou um carro "PRONTO" para quebrar recordes e disputar títulos, Senna não tem mérito nenhum no desenvolvimento dos Mclarens de 88/89. Quem fazia isso era Prost desde os tempos com Barnard, depois entrou Murray e fez um carro praticamente imbatível em 88/89. Senna deu sorte do seu estilo de pilotagem se "encaixar" ao carro, mas ele era tão bom que qualquer piloto andaria bem nele(mesmo caso das Williams de 92 e 93). Outro dado relevante, Senna não teve um único adversário nas classificações em 88/89, foram 26 poles em 32 corridas. Lembrando que nessa época treino era treino e corrida era corrida, um não tinha ligação com a outra, diferente da época do alemão.
Nos tempos de Schumacher ele começou sem "ajudinha" de motor com 100cv a mais que os rivais em classificações, se pudesse com certeza faria muitas poles como Senna fez em 85/86. Todas as conquistas que o alemão teve foi TRABALHANDO com a equipe DESENVOLVENDO os carros e ORGANIZANDO a equipe. Senna foi pelo mais FÁCIL, quando viu que nunca seria campeão pela Lotus, o que fez? Foi para a melhor equipe da época, a Mclaren que tinha o melhor chassi(desenvolvido por Prost e Murray), que tinha o melhor motor da época, o Honda(Senna também não desenvolveu), e contou com a melhor organização de uma equipe na época, além de tudo isso, tinha Prost que dava toda estabilidade a equipe, Senna fez o mais fácil em 88/89, só sentou e pilotou....e o mais hilário, só foi campeão em 88 GRAÇAS ao regulamento de descartes, na pista e nos resultados, Prost foi o melhor. Senna foi o campeão em 88, mas não CONVENCEU!!!
Schumacher não teve nada de "mordomia" quando começou na Benetton, começou tudo do zero, R.Brawn e R.Byrne sequer eram conhecidos como grandes projetistas, outro detalhe, nos tempos de Schumacher(a partir de 94), as classificações tinham ligação direta com as corridas por causa da quantidade de gasolina e tipo de pneus. Por várias vezes Schumacher usou a estratégia de sair mais pesado deixando a classisficação de lado, evidente que a pole ficaria distante em várias ocasiões. Quando disputou os títulos de 94/95 o carro era muito bom, mas não superior, nas classificações ou corridas, o alemão sempre teve rivais(principalmente a FIA em 94 que sempre dava um jeito de ferrar o alemão, como voltou a ocorrer em 03 e 05 mudando o regulamento). Portanto as 15 poles de Senna em 85/86 e as 26 de 88/89 foram bem FÁCEIS de conquistar, e o pior, Senna não TRABALHOU no carro para conquistar elas, deu muita sorte de pegar motorzinho especial na Lotus e carro do outro mundo na Mclaren em 88/89, outro detalhe, Prost também nunca foi rival a altura em classificações. Schumacher demorou para bater o recorde de poles, mas quando o fez, o mérito foi maior, conseguiu todas a custo de muito trabalho desenvolvendo o carro, e dando ESTABILDIADE as equipes por onde passou, não pegou nada de GRAÇA!
Continuando...
Pelo menos 41 poles da 65 de Senna foram na base do mais FÁCIL...só sentou e pilotou! Com Senna sempre foi assim, ele nunca conseguiu desenvolver um carro até o título, nunca conseguiu organizar uma equipe até o domínio. Prost sim tem esse mérito desde 84 na Mclaren, Senna nunca foi um líder autêntico na equipe, quando viu que a Lotus não ia pra frente, saiu da equipe para correr na melhor equipe da época, a Mclaren, que construiu um "foguete" em 88/89, quando a mesma caiu de nível técnico em 92/93 o que Senna fez? Novamente deixou a equipe na mão e foi correr em outra melhor equipe, a Willamas que tinha o "carro do outro mundo". Schumacher esse sim foi um líder nato, melhor até que Prost ou Piquet(o francês não aguentou a buxa na Renault, na Ferrari foi pior, acabou despedido. O brasileiro quando viu que a Brabham caiu de nível, abandonou o barco e foi para a Williams em 86, foi campeão em 87, depois na Lotus não aguentou o tranco e caiu fora, na Benetton não evoluiu a equipe até o título). Schmacher entrou na Benetton em baixa e levou a equipe a dois títulos, cumpriu todo o contrato, depois foi para a Ferrari que vivia em crise, lá venceu 5 títulos, quando a equipe caiu de nível técnico em 03 e 05(por causa da FIA que mudou o regulamento), Schumacher não DEIXOU O BARCO, trabalho tudo de novo, mesmo com um regulamento feito contra ele foi campeão em 03. Em 06 não foi campeão, mas deixou a equipe novamente no topo com 7 vitórias, pronta para ser campeã em 07, e foi isso que aconteceu com Kimi...Se for observar bem, Schumacher teve mais méritos nas conquistas que Senna. Com carro "pronto" qualquer um consegue poles, vitórias e títulos, basta ver Mansell em 92, o inglês bateu o recorde de Senna, fez 14 poles no ano.
Fica a pergunta: "Se Senna e Mansell tivessem que TRABALHAR para desenvolver carro e organizar equipe, quantas poles, vitórias e títulos teriam?"
Se Senna ficasse na Lotus em 88/89/90... ou Mclaren em 94/95/96/97 seria campeão? Com Schumacher não teve isso, começou por baixo e chegou ao domínio, tudo na base do trabalho.
Agora pode me linchar, é a parte que eu mais dou risada, rs.
É um ponto de vista diferente o seu. ...e interessante!
inacio se vc poder m responder gostaria de saber se vc sabe alguma coisa sobre no ano que vem a F1 nao vai estar em Tv aberta ouvi em outro blog se poder m dizer ok agradeço
O texto do anônimo sobre as poles do Senna e outros pilotos merece reflexão. Como brasileiros, muitas vezes queremos Senna intocável e quem se atreve a revelar outra faceta de sua história é de pronto rechaçado.
Pela forma como ele escreveu, com citação de dados, bom português e sem querer parecer dono da verdade, só tenho a dizer: parabéns!
André,
No Brasil vai estar sim. Essa polêmica da transmissão da F1 pela TV aberta/TV a Cabo está acontecendo na Inglaterra.
brigadao
Convenhamos que o MP4/4, um dos melhores carros que a F1 já viu, era um projeto inteiramente novo na McLaren, mas não era um projeto novo na F1, já que o Gordon Murray o projetou originalmente para a Brabham com o nome de BT55 em 1986, sendo que como um projeto revolucionário, houve vários contratempos com o carro, tanto é que o Elio de Angelis morreu em um treino tentando melhorar o BT55, mas em seguida, houve a venda da Brabham e o Gordon Murray seguiu para a McLaren, levando consigo a versão final do BT55, que levou o nome de MP4/4. Ou seja, quem realmente desenvolveu o MP4/4, foram o Ricardo Patrese, Derik Warwick e o Elio de Angelis, dando o produto final e revisado para a McLaren, Prost e Senna.
Ao anonimo: Baba ovo do alemão.
"Senna deu sorte do seu estilo de pilotagem se "encaixar" ao carro, mas ele era tão bom que qualquer piloto andaria bem nele..."
a mesma coisa que o alemão fez na época da Ferrari, e senna não pediu pra ninguém pra deixar ele ganhar.
"... Na Lotus fez 15 poles em 85/86 GRAÇAS ao espetacular motor de classificação..." Ok, concordo, mas o chassi estava abaixo dos demais e senna fazia a pole, mas seu companheiro não ficava em 2º lugar. Se o motor fosse um diferencial a lotus fazia dobradinha.
"...sem esse motor especial de treino Senna só fez 1 pole em 87, e nesse ano já contava com motor Honda que era melhor que os Renault(motor francês bom, só esse especial de treino..."
Senna foi "pole" a maioria das vezes em 87 porque os Williams estavam em outro mundo, como foi em 88/89 e estamos vendo em 2011.
Um carro imbatível e ninguém pra frear. Nesse ano gostaria de ver vettel e alonso com o mesmo carro.
cansei de comparar.
Postar um comentário