sábado, 17 de setembro de 2011

Carro bom vs Carro ruim

A foto abaixo é bem ilustrativa. Compara um carro da Hispânia e um da Sauber percorrendo uma curva. Ok, não se trata da mesma curva (lamentávelmente não havia foto dos dois carros nela), mas tomei o cuidado de escolher curvas com ângulos de viragem parecidos e zebras de mais ou menos mesma altura nas pistas de Valência e Hungria, dois circuitos relativamente travados e com carga aerodinâmica parecida para melhor efeito comparativo, e as evidências estão aí:

Repare que, mesmo "subindo" com a frente mais na zebra, a traseira do carro da Hispânia se inclina exageradamente para o lado de fora da curva, usando muito mais o curso da suspensão (ou regulagem dela é mais mole) e desequilibrando o fluxo de ar sobre o carro e a aderência/tração na saída da curva. Já o carro da Sauber, conhecido conseguir poupar pneus e assim conseguir arriscar estratégias de menos pit-stops que seus adversários, tem um comportamento muito mais neutro, equilibrado e suspensão mais rígida, em que pese o carro estar usando menos zebra no contorno da curva, compare:

2 comentários:

Anônimo disse...

Uma das curvas tem uma zebra interna, é verdade, mas nota-se que a hispania fica totalmente "desarranjada" em seu contorno e a Sauber bem mais neutra.

Lucas Fawkes disse...

Boa ideia e análise Zé, mas, cara, pra efeito de comparação, sei que vc consegue achar um vídeo que mostre isso melhor... Pegue um vídeo onboard em uma curva difícil, comparando em dois quadros um carro bom e um ruim.

Fica a sugestão, abçs