terça-feira, 30 de agosto de 2011

O que acontece com Felipe Massa?


"Desde que voltou a Formula 1 em 2010 Felipe Massa não foi mais o mesmo", é o que ouço falar por quem costuma assistir as corridas de F1. "Ele está rendendo muito menos que Alonso", acrescentam.
O fato é que desde que voltou a pilotar em 2010 e, não por coincidência, ao mesmo tempo em que Fernando Alonso estreou como seu companheiro de equipe, Felipe tem decepcionado algumas pessoas. O que acontece com o piloto brasileiro que disputou o título de 2008 contra Hamilton e atualmente via de regra chega bem atrás de Alonso?


Terá o nascimento de seu filho tirado parte de seu arrojo e ele estaria inconscientemente mais conservador e assumindo menos riscos, "freando mais cedo" etc? Pode ser, mas duvido, afinal Schumacher teve 2 filhos e ainda ganhou 5 títulos depois.

Será que as condições internas na equipe não lhe permitem lutar em condições de real igualdade com Fernando Alonso? Pouco provável, embora as ordens de equipe tenham existido e deverão se repetir, creio que o equipamento, qualidade dos engenheiros seja o mesmo e escolha das estratégias sejam os mesmos. E como explicar os erros nos pit-stops? Não há como. A equipe que troca os pneus é a mesma para os dois pilotos e não creio honestamente que a equipe sabote Massa sob risco de  prejudicarem-se na aguerrida disputa do campeonato de construtores (que define a distribuição do dinheiro no fim do ano) onde estão 64 pontos atrás da McLaren e quase 200 da Red Bull.

Será que Felipe Massa ficou com trauma pelo acidente sofrido na Hungria em 2009? Pode ser que sim. Nelson Piquet mesmo disse que desde o acidente na Tamburello em 1987 ele nunca mais foi tão rápido, perdeu noção visual de profundidade e mesmo correndo atrás de superar isso não voltou a ser o que era antes, e isso em 1987(* - veja vídeo abaixo), imagine hoje onde o carros são muito mais nervosos e as forças físicas que agem sobre o corpo do piloto são mais severas. Lembrem-se que estamos falando de uma pancada na cabeça e olho.

Teria também Felipe sentido o baque da chegada e rápida ascensão de Alonso dentro da Ferrari? Também creio que sim. Massa é um ótimo piloto, não me entenda mal, mas Fernando é rapidíssimo com a mesma rapidez conquistou a simpatia da equipe que passou a orbitar em torno dele, mas mesmo assim nada remotamente parecido com a escancarada preferência que Schumacher tinha dentro da equipe nos 11 anos que pilotou pelos italianos, como o próprio Massa, Barrichello e Irvine sabem bem. Voltando as dias atuais, passados quase 2 anos dessa união com a Ferrari os resultados melhores do espanhol só reforçam esse ambiente favorável a ele e Felipe Massa, que estava acostumado a ser essa figura central desde a saída de Schumacher, até pela personalidade pouco participativa e distante de Kimi pode ter desanimado. As ordens de equipe só reforçariam esse sentimento mutuo de "desencanto" com a equipe.

O estilo de direção dele não "casou" com o dos últimos dois carros? Pode ser, mas aí ele tem que se adaptar ou refinar o carro para torná-lo mais do seu gosto, afinal Alonso caiu de para-quedas no desconhecido carro de 2010 e se virou muito bem com as eventuais deficiências que ele apresentou.

As verdades são que podem ser uma reunião de vários ou mesmo todos esses motivos acima como algum improvável outro que ninguém suspeite e que Massa precisa reagir e mostrar mais serviço se quiser garantir alguma boa vaga numa outra equipe boa ao fim do seu contrato com a Ferrari em 2012. Se o problema for de motivação, poderá ser contornado. Vamos torcer para que isso ocorra o quanto antes. Sim, eu deveria ser "isento", mas não sou e torço mesmo por ele.


(*) Aliás, na entrevista que o Nelson Piquet deu ao Reginaldo Leme fiquei com a impressão que ele disse algo sobre o acidente do Massa. Repito, eu apenas acho isso, não tenho como nem quero provar nada. Veja o vídeo abaixo entre os minutos 4:45 e 5:25. Pela troca de câmera, diferença de som, frase truncada e pelo comentário seguinte do Nelsinho falando "ainda hoje em dia em que os carros são mais rápidos, mais ariscos, mais brusco nas freadas" fiquei com a impressão (e essa é apenas a minha opinião) que a fala do Nelson foi cortada exatamente no minuto 5:11 quando abordaria esse assunto no sentido de achar que Massa poderia ter ficado mais lento após o acidente:



E você, o que acha que acontece com Felipe Massa?

23 comentários:

Nick Mason disse...

Acho que o Felipe Massa continua o mesmo, mas o Fernando Alonso possui os 0,7s a mais de braço. Assim como fez com o Nelsinho, que até chegar a F1 era um bom piloto, está acontecendo o mesmo com o Massa, 0,7s menos que o Alonso.

Anônimo disse...

Piquetzinho só levava 0,3 do Alonso...

Roberto Milfont disse...

Concordo em parte com vc...Felipe não é mais o mesmo, depois do acidente..já não era um espetáculo antes e agora com o Alonso, ficou mais evidenciado o abismo entre eles!

Nicolau disse...

É inegável que o Massa não é mais o mesmo depois do acidente, e o pior, ele não tem o mesmo arrojo de antes, que pra mim, era sua marca registrada e o que me fazia gostar dele.

Também não entendo a Globo escondendo isso ou cortando entrevostas, isso seria até melhor, já que preservaria a imagem do piloto, e ele não viraria motivo de piada como vem sendo desde que voltou.

Anônimo disse...

Ele é ruim mesmo!! Não sei como a Ferrari tem paciência de mante-lo lá!

Rogerio Rocha disse...

José fiquei com a mesma impressão, parece que cortaram o que o Piquet falaria aos 5m11s da entrevista.

Anônimo disse...

Ta na cara que cortaram e editaram no minuto 5:11 mesmo, você pegou eles no pulo, mas a edição ficou mal feita, as frases seguintes desconexas e entrega tudo.

Marcos Paulo disse...

Ruim ele não é Ser vice campeão (numc ampeonato que ele ganhou mais que o Hamilton) não é para qualquer um. MAs que ele está com um problema sério ele está. Para mim o grande problema não é ele estar tomando tempo do Alonso, é o fato dele não conseguir estar no bolo com os pilotos da Mclarem e Red Bull. E fica lá se pegando com o Rosberg sejá na pista ou na tabela de pontos.

Anônimo disse...

O fato é que ele tem família.
Cada dia que passa a pessoa fica mais apegado, sei bem como é isto.

Pessoal que está no motocross sabe melhor do que ninguém como isto funciona, depois que você forma uma família, você até pensa antes de fazer. O problema é pensar antes, ele é um piloto de reflexos, de instinto, porém o peso da responsábilidade, de ter o que perde, e além disto, saber que tem pessoas que vão perder muito sem você.
Senna nunca teve muito o que perder, acho até que quando ele pensava na galisteu, ele corria melhor, rsrsrsrsrsrs.

ricardo disse...

O negócio é que o Massa é mais lento e pronto. O acidente pode ter afetado um pouco, mas não justifica ficar de 6 a 7 décimos atrás, logo o Kimi não é parâmetro nenhum para o Massa, pois ele nunca foi isso tudo e ganhou um campeonato na sorte, onde a Mclaren não soube lhe dar com a briga entre Hamilton e Alonso. Hoje o Massa corre contra um piloto de verdade ao seu lado e mostra que ele é mais lento que o Espanhol, como poderia ser de um Vettel, Hamilton, Rosberg e Kubica se fosse o caso dele dividir o cockipit junto com estes. Os melhores da F1 no momento é Alonso, Vettel, Hamilton, Rosberg, Button e Webber, é duro dizer isso e nada contra o Massa, mas ele perdeu o foco que tinha em 2008 e mesmo naquela fase que ele estava acho que o Alonso seria o mais rapido, é a questão do Espanhol ser mais talentoso... O negócio agora é para o Brasileiro se apegar ao Bruno Senna nessas corridas e ver se ele tem futuro ou se será apenas mais um Barrichello e Massa da vida que não vingaram na F1 que é fato.

ivan leonardo. disse...

Jose Inácio. E complicado falar sobre esse assunto porque os assuntos internos agente não fica sabendo. Ele pode ate esta sendo forçado a fazer isso , ninguém aqui de fora sabe. Outra coisa. Este carro não foi feito para o estilo de pilotagem de massa, mais sim do Alonso. Vc sabe que na f1 pequenas diferenças em acertos detonam qualquer piloto.olha como o Rosberg este ano com o carro mais ajustado para o Schumacher a diferença Tb caiu. O massa Tb ( na minha opinião ta ). Coloca tanta culpa nos pneus porque apartir da mudança de pneus raiados para os pneus slick , mudou completamente os estilos , o gripe agora e todo mecânico. Na época em que massa disputou o campeonato , alem de o carro ter mais carga aero dinâmica , tinha controle de tração , esqueceu? Ai ficava mais fácil para massa , porque ele tem um estilo de saída de curva mais rápido . ele entra na curva mais de vagar e sai mais forte, sem controle ele perde muito no tempo de volta. O que vc acha?

Marcelo-Tech49 disse...

"Terá o nascimento de seu filho tirado parte de seu arrojo"

Acertou na mosta José Inácio, Felipe está fazendo MUITO sexo antes das provas, esta muito METELÃO, esse é o problema, fica sem FORÇAS na corrida, tem que faz menos sexo dos anjos, aí melhora...rs

Marcelo-Tech49 disse...

O Felipe era muito bom de classificação, mas isso sumiu, o fato de fazer o carro para o estilo de Fernando não quer dizer muito, é apenas uma vantagem, em 09 o carro Renault era totalmente desenhando para Alonso e ele foi um fiasco na temporada, acho que nono no mundial, o segredo é criar um carro bem feito, veloz, aí cada piloto tira o que puder dele,mas quando o carro não é tão bom, aí um grande piloto se destaca mais, sabe tirar mais do carro, é o que acontece hoje na Ferrari. Poucos comentam, mas cada piloto pode usar chassis diferentes, pelo menos uns 3 a equipe usa na pré temporada, em 2010 na Mercedes aconteceu isso, Schumacher não estava bem, avisaram que iam atualizar o carro para o "véio", mas o MUNDO saiu falando que iam fazer outro carro só para Schumacher. Oras, como vão criar outro carro no meio da temporada? Ross Brawn ainda avisou, Schumacher vai usar um chassi que usamos na pré temporada, não é carro novo, apenas uma tentativa de melhora sua pilotagem. Nico não é obrigado a usar o chassi que Schumacher usa, além disso existem multi funções a ajustar na hora de fazer o acerto do carro, depois tem o acerto fino. Esse ano Nico nos testes de pneus disse que achou os pneus horríveis,Schumacher adorou, detalhe, ainda usavam o carro de 2010, portanto não era um carro desenhando para o "véio", memso assim Nico disse que podia melhorar, não melhorou tanto em relação a 2010, mas 2011 é outra história, e Schumacher melhorou no ritmo de corrida. Felipe sabe que Alonso é superior, todos sabem, mas também ninguém esperava que ele fosse tão mal em 2 anos seguidos, e são temporadas com penus de marcas diferentes. Esse ano não teve ordens de equipe, mas isso não foi o culpado da história em 2010, Felipe já vinha tomando do espanhol. Felipe simplesmente não consegue tirar tudo do carro como fazia antigamente em 06/07/08/09, nesses anos pelo menos ele era muito bom de treino, não parece muito, mas é uma grande vantagem em corrida. Felipe se "desmontou", se a molada foi a causa ninguém pode afirmar só ele para fazer isso. Felipe também só pegou OSSO nas equipes: Villeneue/Schumacher/Kimi e Alonso, não é fácil não. E dificilmente Felipe vai conseguir correr em outra equipe de ponta, com esse desempenho quem vai querer ele? Se ficar na Ferrari em 2012 será lucro , vai estar em equipe de ponta e ganhando muito bem, a Ferrari até pode até dispensar Massa pela falta de competitividade, paciência, é a realidade...se ficar na equipe em 2012 e for bem, será praticamente um "milagre", talvez o novo carro caia como uma luva ao seu estilo de pilotagem, mesmo sendo feito para Alonso, mas Felipe teria que estar com o rabo virado pra lua, complicado. O que não dá para aceitar é ficar choramingando que sacaneam Felipe em toda corrida, teve corrida que Alonso estava na frente, erraram com Felipe nos boxes, a Ferrari não faria isso com Alonso na frente, não faz sentido, É que a sorte não esta a favor de Felipe, 70% depende do piloto se adaptar ao carro(lembre-se dos acertos e fino), o resto na pista ele tira no braço, como esta fazendo Alonso, e o espanhol tem feito MUITA diferença na pista! Notem que a Mclaren esta a frente da Ferrari no mundial de times, mas atualmente é Alonso que esta a frente dos pilotos da Mclaren no mundial de pilotos. Alonso faz muita diferença...

Otavio de Souza disse...

Vocês estão esquecendo que Fernando não teve uma boa passagem pela Mclarem ( se fudeu por lá ), pediu pra sair ( pede pra sair, pede pra sair ). Enfim, acho bom o massa em 2012 tentar arrumar uma boa escuderia para renovar os ares e assim quem sabe conseguir a tal motivação que falta.

Não dá pra dizer como quase todos que Massa é clarlota do fernando, pois o mesmo aconteceu com Fernando com hamilton.

Gostaria de ver o felipe na force Indian, equipe que acredito irá crescer muito, os caras tem muita grana.

Agraços

f1world disse...

Esta totalmente desmotivado e não tem mais como ele reagir na Ferrari, mas se continuar com esse desempenho, o Máximo que ele arranja é Sauber, Force India, Toro Rosso ou quem sabe mais só quem sabe Renault. Mas se isso não for o problema dele então em terei de concordar com um amigo meu que falou que Felipe Massa não tem mais Fogo no Olhar, Vontade de vencer.

Torço para que o Felipe possa reagir, mas já acho bem difícil disso acontecer.

Anônimo disse...

METELÃO eu acho que ele, Nick, Nico, Webber, Nelsinho Piquet não são....agoram entendam como quiserem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Isso é Inútil disse...

José Inácio,
o Piquet falou sim, o que você suspeita, veja nesse link:
http://www.youtube.com/watch?v=cljTfFVg9I8

varmi disse...

Tenho outro fator:

Desde que Felipe esteve na Ferrari, tinha Schumacher como seu tutor declarado. Em sua aposentadoria, frequentemente era visto nos boxes da ferrari, sempre com os chefes de equipe. Aí ele volta a correr, Felipe se machuca, chega Alonso, etc etc...

Anônimo disse...

Exatamente isso que eu ia dizer ISSO É INÚTIL!! ele até chegou a falar mas foi cortado.

Bruno Luna Ribeiro disse...

Não acredito que o carro que é oferecido ao Massa é pior que o de Alonso no sentido direto da palavra. Porém, todos nós sabemos como funciona a F1 e sempre existem motores e pneus "mais bonitos" que outros. Com certeza esses ficam para o espanhol. Um fator determinante também foi, no seu primeira ano de Ferrari, em 2010, a escuderia italiana modificar o seu volante para ter os botões EXATAMENTE como eram os botões da Renault. Essa forma de facilitar a adaptação de Alonso fazia com que Massa (e os reservas) tivessem de se adaptar a um volante que era de outra equipe, um claro privilégio. Não há como esconder que sempre existiu uma preferência dentro da equipe e não foi pelos resultados do espanhol sobre o brasileiro que fizeram essa opinião se formar. Antes de tudo o Alonso já era considerado o primeiro piloto, da mesma forma que o Kimi era considerado o primeiro piloto sobre o Felipe. O que houve nesses tempos era que o finlandês não era tão bom quanto o espanhol e além de ser caladão e não ter muito interesse na parte de desenvolvimento do carro. Atualmente, Fernando e Felipe ajudam na evolução do carro. Ambos tem interesse nisso, diferentemente do que acontecia antes. Só que, mais uma vez, alguém acredita que com opiniões divergentes, a opinião do Felipe será levada em consideração antes da do Fernando? E esse papo de que a Ferrari briga pelos construtores nunca é um plano principal da escuderia. O título de pilotos sempre contou mais, e eles preferem sacrificar a disputa de um título de construtores para fazer como fizeram o ano passado, ir até o fim com possibilidades de título de pilotos. Sem contar o doutor Dominicali que precisa de resultados a todo custo, melhor sacrificar a imagem de um dos pilotos a sacrificar a própria imagem. O que é melhor? Duas Ferraris em 4º e 5º ou uma em 2º e outra em 7º? Pra Dominicali, melhor colocar a culpa em um dos pilotos... Não quero colocar o Massa de coitadinho, Alonso já mostrou que é um dos melhores pilotos que já passaram na F1 e deve ser o melhor dessa geração. Porém, que eles tem condições iguais de trabalho, isso não tem.

Lucas @RoadsLife disse...

Sem duvida alguma alguma cortaram e editaram a reportagem, tbm axo que de fato eles estavam falando do Massa. Mais uma vez a globo manipulando as coisas... trágico

MURILO DE OLIVEIRA disse...

1-O Alonso é muito piloto.
2-Massa parece desmotivado.
3-A Ferrari dá "preferencias" ao espanhol.

Alam PAes disse...

acho que ele perdeu os reflexos depois do acidente, pois antes tinha outro desempenho, e agora pode esperar pelo desempenho da ultima corrida senna mostrou que pode muito mais.