Quem achava que as Red Bull teriam vida fácil se enganou. A corrida esteve bem aberta a maior parte do tempo e Ferrari, mais do que Red Bull, foi quem mais chegou perto de ameaçar a vitória da McLaren de Lewis Hamilton numa corrida que prometia uma chuva que acabou não aparecendo.
McLaren: Depois de treinos livres com resultados discretos a equipe inglesa mostrou, sob a condução de Hamilton, possibilidades mais realistas de ser competitiva ao registrar a segunda colocação na qualificação. Na corrida o piloto foi impecável, tomando a posição de Webber na largada e a retomando no único momento que cometeu um deslize, mas depois disso foi rápido e incisivo nas disputas com Alonso e correu para uma vitória merecidíssima. Button teve uma corrida mais discreta, ficando muito tempo atrás de Sutil, também com uma estratégia de parada a menos. Se não tivesse quebrado poderia ter chegado no bolo de Vettel e Massa. Dois abandonos consecutivos não devem estar alegrando Button.
Ferrari: Depois da vitória em Silverstone a equipe italiana mostrou que de fato parece ter ganhado novo fôlego com as novidades no carro. A classificação não tão boa entretanto atrapalhou um pouco os planos deles e na corrida Alonso e Massa fizeram um bom trabalho, com destaque ao espanhol que disputou a vitória em um ritmo bom, terminando quase 50 segundos à frente do brasileiro, que se prejudicou ao ficar muito tempo atrás de Rosberg, e só perdeu a posição para Vettel graças à incompetência de sua equipe no pit-stop.
Red Bull: Outrora intocável e inalcançável a equipe dos energéticos hoje teve que suar a camisa para disputar com Ferrari e McLaren seus valiosos pontos graúdos. A vitória foi parecendo mais distante conforme a corrida transcorria. Vettel, administrando larga vantagem nos pontos e com problemas nos freios fez uma corrida discreta e ainda não convenceu que é muito bom em ultrapassar adversários fortes. Webber comboiou Alonso e Hamilton a maior parte do tempo embora, nos momentos em que estiveram juntos, tentou oferecer resistência. A supremacia, aparentemente, acabou.
Force Índia: Depois de ter seu nome atrelado a rolos judiciais por brigas em bar e ser eclipsado pelo novato Paul di Resta, Sutil marcou hoje 8 sólidos pontos para sua equipe com a estratégia de duas paradas. Sua corrida foi muito boa graças também a sua boa qualificação e largada. Paul di Resta foi mais discreto. Apagado é o termo. Parece que a equipe tem ritmo para aos poucos poder descontar a diferença e encostar na Sauber.
Mercedes: Esperava mais da equipe. Esperava mais de seus pilotos também, que só fizeram corrida "ok" e com uma rodada pra lá (de Schumacher) e uma fritada de pneu espalhada pra cá (Rosberg, ao ser passado por Button) mostram como os pilotos estão tentando e nem sempre conseguindo tirar no braço o que o carro não lhes provê, mas já parece claro que a Renault deixa cada vez mais de lhes incomodar, seja por seus méritos, seja por demérito da equipe francesa.
Sauber: Depois de deixar a impressão que saíram perdendo com a volta dos escapamentos sopradores/mapeamento dos motores, parece que voltaram a mostrar alguma melhora nessa corrida, mas não necessariamente porque tenham um carro mais rápido, e sim porque fizeram um carro que come menos pneus e com isso conseguem um ritmo decente com uma parada a menos. Koba encarou belas disputas e marcou seus pontinhos escalando lá de trás, da 18ª posição. Perez passou perto, mas não foi dessa vez que voltou a pontuar, e olha que largou à frente do japonês.
Renault: Heidfeld saiu numa batida evitável, tanto ele como Buemi extrapolaram um pouco, mas foi lance de corrida. A alternativa dele era ir pra grama ou recolher antes de chegar naquela situação sem retorno. O azar - mas não a culpa - foi dele, que já não anda com a popularidade em alta na equipe e pode ver Grosjean em seu lugar em Singapura. Petrov fez o que pode, aprendeu com Schumacher como se faz uma ultrapassagem e deixa claro que não dispõe do mesmo bom carro que tinha na Austrália. A falta de dinheiro reflete no desenvolvimento, ora!
Toro Rosso: Corrida sem grandes brilhos para ambos os pilotos. Buemi entretanto se prejudicou na batida com Heidfeld (abusou, ao meu ver) e teve que trocar o pneu antes da hora, arruinando-lhe a estratégia que poderia, com sorte, ter-lhe garantido um ou outro pontinho. Alguersuari fez tudo certinho e não se meteu em confusões, entretanto não chegou a ameaçar nada melhor que esse apagado 12º lugar, com seu igualmente apagado carro.
Williams: Ah, a Williams... Já está virando tradição começar minhas análises dessa equipe com essa interjeição. Depois de uma largada muito boa de Barrichello que mesmo sem a impulsão do KERS saltou de 14º para 11º, a corrida dele já estava com o destino traçado por um vazamento de óleo. Uma pena, pois com a estratégia de uma parada a menos ele poderia sonhar com um pontinho, isso se o carro permitisse um ritmo condizente. Maldonado largou em 13º e terminou uma posição atrás, mesmo com uma parada a menos. Parou cedo demais e os 2 stints (trecho entre cada parada) foram muito longos para os pneus aguentarem. O carro realmente é ruim, tsc tsc tsc...
Lotus,Virgin e HRT: As três sempre lá atrás, fazendo sua figuração de luxo, não tiveram nenhum lance espetacular. A ressaltar apenas que Ricciardo soube se manter à frente da mais rápida Lotus, após a rodada de Chandhok. Liuzzi abandonou por quebra.
Pos. | Nº | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo | Vel.Média | Grid | Pontos | ||
1 | 3 | L. Hamilton | McLaren | 60 | 1:37:30.334 | 189.911 | 2 | 25 | ||
2 | 5 | F. Alonso | Ferrari | 60 | + 3.980 s | 189.782 | 4 | 18 | ||
3 | 2 | M. Webber | Red Bull | 60 | + 9.788 s | 189.594 | 1 | 15 | ||
4 | 1 | S. Vettel | Red Bull | 60 | + 47.921 s | 188.368 | 3 | 12 | ||
5 | 6 | F. Massa | Ferrari | 60 | + 52.252 s | 188.230 | 5 | 10 | ||
6 | 14 | A. Sutil | Force India | 60 | + 86.208 s | 187.153 | 8 | 8 | ||
7 | 8 | N. Rosberg | Mercedes | 59 | + 1 Volta | 186.561 | 6 | 6 | ||
8 | 7 | Schumacher | Mercedes | 59 | + 1 Volta | 186.245 | 10 | 4 | ||
9 | 16 | K. Kobayashi | Sauber | 59 | + 1 Volta | 185.964 | 17 | 2 | ||
10 | 10 | V. Petrov | Renault | 59 | + 1 Volta | 185.954 | 9 | 1 | ||
11 | 17 | S. Pérez | Sauber | 59 | + 1 Volta | 185.532 | 15 | |||
12 | 19 | J. Alguersuari | Toro Rosso | 59 | + 1 Volta | 185.342 | 16 | |||
13 | 15 | P. di Resta | Force India | 59 | + 1 Volta | 185.327 | 12 | |||
14 | 12 | P. Maldonado | Williams | 59 | + 1 Volta | 185.130 | 13 | |||
15 | 18 | S. Buemi | Toro Rosso | 59 | + 1 Volta | 184.148 | 24 | |||
16 | 20 | H. Kovalainen | Lotus | 58 | + 2 Voltas | 182.312 | 18 | |||
17 | 24 | T. Glock | Virgin | 57 | + 3 Voltas | 179.748 | 19 | |||
18 | 25 | J. d'Ambrosio | Virgin | 57 | + 3 Voltas | 179.433 | 21 | |||
19 | 22 | D. Ricciardo | HRT | 57 | + 3 Voltas | 178.641 | 22 | |||
20 | 21 | K. Chandhok | Lotus | 56 | + 4 Voltas | 175.541 | 20 | |||
XX | 23 | V. Liuzzi | HRT | 37 | Aband. | 179.495 | 23 | |||
XX | 4 | J. Button | McLaren | 35 | Aband. | 185.620 | 7 | |||
XX | 11 | R. Barrichello | Williams | 16 | Aband. | 180.947 | 14 | |||
XX | 9 | N. Heidfeld | Renault | 9 | Bateu | 180.179 | 11 | |||
Volta mais rápida: 1:34.302 - Lewis Hamilton (volta 59) |
3 comentários:
Ferrari vacilou no primeiro pit de Massa tb! era pra ter segurado Web a fim de permitir ALO brigar, já no segundo não vacilou e ficou na frente de Vettel, mas como de praxe vacilou na troca!!!
Corrida com alguns lances interessantes, mas de resto, obedeceu à tradição do circuito. Próximo GP também promete ser sem sal :|
Concordo com o Charles, o Massa tinha condições claras de segurar o weber por mais uma ou duas voltas. Claro que eu não sei o que ele estava passando para fazer aquilo, mas ele perar uma volta depois seria ótimo, e se ele conseguisse segurar mais do que 3 ou 4 voltas, ele teria um trunfo na manga, para poder ficar com pneus mais rápidos no final da prova, caso houvesse um 'SC'. Ferrari não tem mais bons estrategistas.
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