domingo, 24 de julho de 2011

GP da Alemanha - Análise, resultados e fotos


Quem achava que as Red Bull teriam vida fácil se enganou. A corrida esteve bem aberta a maior parte do tempo e Ferrari, mais do que Red Bull, foi quem mais chegou perto de ameaçar a vitória da McLaren de Lewis Hamilton numa corrida que prometia uma chuva que acabou não aparecendo.

McLaren: Depois de treinos livres com resultados discretos a equipe inglesa mostrou, sob a condução de Hamilton, possibilidades mais realistas de ser competitiva ao registrar a segunda colocação na qualificação. Na corrida o piloto foi impecável, tomando a posição de Webber na largada e a retomando no único momento que cometeu um deslize, mas depois disso foi rápido e incisivo nas disputas com Alonso e correu para uma vitória merecidíssima. Button teve uma corrida mais discreta, ficando muito tempo atrás de Sutil, também com uma estratégia de parada a menos. Se não tivesse quebrado poderia ter chegado no bolo de Vettel e Massa. Dois abandonos consecutivos não devem estar alegrando Button.

Ferrari: Depois da vitória em Silverstone a equipe italiana mostrou que de fato parece ter ganhado novo fôlego com as novidades no carro. A classificação não tão boa entretanto atrapalhou um pouco os planos deles e na corrida Alonso e Massa fizeram um bom trabalho, com destaque ao espanhol que disputou a vitória em um ritmo bom, terminando quase 50 segundos à frente do brasileiro, que se prejudicou ao ficar muito tempo atrás de Rosberg, e só perdeu a posição para Vettel graças à incompetência de sua equipe no pit-stop.

Red Bull: Outrora intocável e inalcançável a equipe dos energéticos hoje teve que suar a camisa para disputar com Ferrari e McLaren seus valiosos pontos graúdos. A vitória foi parecendo mais distante conforme a corrida transcorria. Vettel, administrando larga vantagem nos pontos e com problemas nos freios fez uma corrida discreta e ainda não convenceu que é muito bom em ultrapassar adversários fortes. Webber comboiou Alonso e Hamilton a maior parte do tempo embora, nos momentos em que estiveram juntos, tentou oferecer resistência. A supremacia, aparentemente, acabou.

Force Índia: Depois de ter seu nome atrelado a rolos judiciais por brigas em bar e ser eclipsado pelo novato Paul di Resta, Sutil marcou hoje 8 sólidos pontos para sua equipe com a estratégia de duas paradas. Sua corrida foi muito boa graças também a sua boa qualificação e largada. Paul di Resta foi mais discreto. Apagado é o termo. Parece que a equipe tem ritmo para aos poucos poder descontar a diferença e encostar na Sauber.


Mercedes: Esperava mais da equipe. Esperava mais de seus pilotos também, que só fizeram corrida "ok" e com uma rodada pra lá (de Schumacher) e uma fritada de pneu espalhada pra cá (Rosberg, ao ser passado por Button) mostram como os pilotos estão tentando e nem sempre conseguindo tirar no braço o que o carro não lhes provê, mas já parece claro que a Renault deixa cada vez mais de lhes incomodar, seja por seus méritos, seja por demérito da equipe francesa.


Sauber: Depois de deixar a impressão que saíram perdendo com a volta dos escapamentos sopradores/mapeamento dos motores, parece que voltaram a mostrar alguma melhora nessa corrida, mas não necessariamente porque tenham um carro mais rápido, e sim porque fizeram um carro que come menos pneus e com isso conseguem um ritmo decente com uma parada a menos. Koba encarou belas disputas e marcou seus pontinhos escalando lá de trás, da 18ª posição. Perez passou perto, mas não foi dessa vez que voltou a pontuar, e olha que largou à frente do japonês.

Renault:
Heidfeld saiu numa batida evitável, tanto ele como Buemi extrapolaram um pouco, mas foi lance de corrida. A alternativa dele era ir pra grama ou recolher antes de chegar naquela situação sem retorno. O azar - mas não a culpa - foi dele, que já não anda com a popularidade em alta na equipe e pode ver Grosjean em seu lugar em Singapura. Petrov fez o que pode, aprendeu com Schumacher como se faz uma ultrapassagem e deixa claro que não dispõe do mesmo bom carro que tinha na Austrália. A falta de dinheiro reflete no desenvolvimento, ora!

Toro Rosso: Corrida sem grandes brilhos para ambos os pilotos. Buemi entretanto se prejudicou na batida com Heidfeld (abusou, ao meu ver) e teve que trocar o pneu antes da hora, arruinando-lhe a estratégia que poderia, com sorte, ter-lhe garantido um ou outro pontinho. Alguersuari fez tudo certinho e não se meteu em confusões, entretanto não chegou a ameaçar nada melhor que esse apagado 12º lugar, com seu igualmente apagado carro.

Williams: Ah, a Williams... Já está virando tradição começar minhas análises dessa equipe com essa interjeição. Depois de uma largada muito boa de Barrichello que mesmo sem a impulsão do KERS saltou de 14º para 11º, a corrida dele já estava com o destino traçado por um vazamento de óleo. Uma pena, pois com a estratégia de uma parada a menos ele poderia sonhar com um pontinho, isso se o carro permitisse um ritmo condizente. Maldonado largou em 13º e terminou uma posição atrás, mesmo com uma parada a menos. Parou cedo demais e os 2 stints (trecho entre cada parada) foram muito longos para os pneus aguentarem. O carro realmente é ruim, tsc tsc tsc...

Lotus,Virgin e HRT: As três sempre lá atrás, fazendo sua figuração de luxo, não tiveram nenhum lance espetacular. A ressaltar apenas que Ricciardo soube se manter à frente da mais rápida Lotus, após a rodada de Chandhok. Liuzzi abandonou por quebra.


Pos.
PilotoEquipeVoltas
TempoVel.MédiaGridPontos
13
L. HamiltonMcLaren60
1:37:30.334189.911225
25
F. AlonsoFerrari60
+ 3.980 s189.782418
32
M. WebberRed Bull60
+ 9.788 s189.594115
41
S. VettelRed Bull60
+ 47.921 s188.368312
56
F. MassaFerrari60
+ 52.252 s188.230510
614
A. SutilForce India60
+ 86.208 s187.15388
78
N. RosbergMercedes59
+ 1 Volta186.56166
87
SchumacherMercedes59
+ 1 Volta186.245104
916
K. KobayashiSauber59
+ 1 Volta185.964172
1010
V. PetrovRenault59
+ 1 Volta185.95491
1117
S. PérezSauber59
+ 1 Volta185.53215
1219
J. AlguersuariToro Rosso59
+ 1 Volta185.34216
1315
P. di RestaForce India59
+ 1 Volta185.32712
1412
P. MaldonadoWilliams59
+ 1 Volta185.13013
1518
S. BuemiToro Rosso59
+ 1 Volta184.14824
1620
H. KovalainenLotus58
+ 2 Voltas182.31218
1724
T. GlockVirgin57
+ 3 Voltas179.74819
1825
J. d'AmbrosioVirgin57
+ 3 Voltas179.43321
1922
D. RicciardoHRT57
+ 3 Voltas178.64122
2021
K. ChandhokLotus56
+ 4 Voltas175.54120
XX23
V. LiuzziHRT37
Aband.179.49523
XX4
J. ButtonMcLaren35
Aband.185.6207
XX11
R. BarrichelloWilliams16
Aband.180.94714
XX9
N. HeidfeldRenault9
Bateu180.17911

Volta mais rápida: 1:34.302 - Lewis Hamilton (volta 59)

3 comentários:

Anônimo disse...

Ferrari vacilou no primeiro pit de Massa tb! era pra ter segurado Web a fim de permitir ALO brigar, já no segundo não vacilou e ficou na frente de Vettel, mas como de praxe vacilou na troca!!!

Júlio Barbosa disse...

Corrida com alguns lances interessantes, mas de resto, obedeceu à tradição do circuito. Próximo GP também promete ser sem sal :|

Eloir disse...

Concordo com o Charles, o Massa tinha condições claras de segurar o weber por mais uma ou duas voltas. Claro que eu não sei o que ele estava passando para fazer aquilo, mas ele perar uma volta depois seria ótimo, e se ele conseguisse segurar mais do que 3 ou 4 voltas, ele teria um trunfo na manga, para poder ficar com pneus mais rápidos no final da prova, caso houvesse um 'SC'. Ferrari não tem mais bons estrategistas.