domingo, 3 de abril de 2011

SPP e a Stock-Car



Estou na Stock Car em Interlagos. É interessante comparar o clima do evento, em tese o maior do Brasil com o da Formula 1, a maior do mundo que corre mesmo lugar. Claro que as instalações, luxo e até "fauna" local são compreensivelmente menos exuberantes, mas ainda assim algo desagradável liga as duas categorias: A "SPP". A "Síndrome do pequeno poder" é aquela doença que abate pessoas que normalmente tem vidas pacatas e ordinárias mas que vez ou outra por terem credenciais plásticas penduradas no pescoço se imbuem de transitória autoridade e se pavoneiam em exibi-la tal como suas rotundas barrigas.

Passeando pelas entranhas sociais do autódromo é comum cruzarmos com esses tipos, que se dividem em funcionários de segundo escalão da organização e convidados vips.

Na Formula 1 eles são mais numerosos e de fato mais poderosos (os dirigentes), mas nas categorias nacionais os do segundo grupo, os "vips", são os mais salientes em suas ações de auto afirmação.

Curioso esse mundo do automobilismo em que muitos orbitam e poucos de fato apitam. Felizmente na pista o espetáculo vale a pena, seja na Formula 1 seja na Stock. Quando puderem vão aos autódromos, é bem diferente da TV.


Nenhum comentário: