sábado, 19 de março de 2011

O que esperar de Felipe Massa em 2011

Como todos estão carecas de saber, Felipe Massa não teve um bom ano em 2010. A última vitória dele não poderia ser mais simbólica: o longínquo Grande Prêmio do Brasil de 2008, onde por alguns segundos ele chegou a ser o campeão mundial. Foi uma vitória de fibra, de emocionar, de lavar a alma, ainda que sucedida pelo título de Hamilton. Nessa sua 11ª vitória, Massa deixava a sólida mensagem junto ao seu público de um piloto agressivo, combativo e vitorioso.

E lá se vão dois anos e meios dessa última vitória... Desde então Massa pegou o carro ruim da Ferrari em 2009, sofreu o acidente da mola que lhe tirou por quase meia temporada das pistas, se tornou pai e voltou a correr em 2010 com um novo colega no box, o bicampeão Fernando Alonso, que ganha o dobro do seu salário, é conhecido por ser centralizador e devorar seus companheiros de equipe. Mais uma vez parece ter feito jus a essa fama.

Felipe Massa, é bom que se lembre, sofreu mais que Alonso com o problema de aquecimento insuficiente dos pneus dianteiros e com isso não tinha nas mãos um equipamento nas mesmas condições de desempenho do espanhol, mas a "culpa" disso é dele (culpa entre aspas, pois não é erro ou defeito do piloto, apenas uma característica e cada um tem a sua), do seu estilo de pilotagem que não casou tão bem com os pneus mais duros fornecidos pela Bridgestone em seu derradeiro ano na F1 com o modelo F10, com isso Fernando se sobressaiu e culminou com a vergonhosa ordem de equipe para que deixasse o espanhol o ultrapassar no GP da Alemanha. Desde então a motivação do brasileiro parece ter caído na lona.

Mas isso foi em 2010...

Em 2011 os pneus são novos e Massa já declarou que está a vontade com ele e com o carro, então recai 100% em seus ombros a responsabilidade de bater Alonso nas pistas esse ano. Sua missão, em tese, é reconquistar o espaço perdido para Dom Fernando, o novo darling da equipe de Maranello. Para isso deverá contar, ao menos no início do ano, com o mesmo equipamento e tratamento (será mesmo?), cabendo apenas à sua pilotagem e escolhas de estratégias diferenciarem-se para melhor ou para pior.

Vamos ao ponto: Conseguirá Massa eclipsar o espanhol? É possível Felipe não deve ser subestimado, mas não é o mais provável. O que me parece realista esperar de nosso representante na Ferrari é um ano sensivelmente melhor que o de 2010, com algumas vitórias, quem sabe, e o cacife de piloto rápido e combativo restabelecido, sem aquela acachapante diferença de mais de 100 pontos em relação ao companheiro no fim do campeonato. Com essa esperada melhora Massa deverá conseguir carimbar seu passaporte para alguma outra equipe de F1, onde tenha como seu companheiro alguém mais palatável, seja mais valorizado e volte a ser feliz, pois vejo seu ciclo na escuderia italiana se encerrando, desgastado pelo que aconteceu no ano passado e pela aparente dominância de Alonso na política interna da equipe.

Boa sorte Felipe, você merece e precisa.

Leia também: "O que esperar de Rubens Barrichello em 2011"

13 comentários:

Ivansc disse...

Não defino como "culpa" mas falta de adaptação e com o ocorrido no GP da Alemanha.O Felipe terá que se esforçar bastante para transferir o status de querido do Alonso para si

Anônimo disse...

Sem querer ser pessimista, mas não acredito no Massa na Ferrari. Acho que as expectativas nele só foram criadas por conta das vitórias em Interlagos(graças ausência do Shumacher), da "amizade"(indicação) com este último e do seu empresário ligado a equipe. Mas caso ele ande bem com os pneus Pirelli o máximo que vai acontecer é uma vitória seguida de sucessivas quebras e abandonos pois a FErrari irá trabalhar conforme as ordens de Dom Fernando das Astúrias (FErnando is faster than you). Equipes boas para brasileiros são: Mclaren, Wiliams as demais tem dirigentes que não tem o menor respeito!

José Inácio Pilar disse...

Ivansc:

Por isso coloquei o termo "culpa" assim, entre aspas, pois um não é um erro ou defeito do piloto, apenas uma característica que
pode somar ou não com o estilo dos compostos e/ou do carro, ja até retifiquei o texto com essa explicação mais detalhada

Charles:

Vamos torcer, é o que resta, tenho fé na pilotagem e astúcia do Massa, vamos ver até onde ele consegue surpreender o espanhol. Minha opinão está acima, hehehe.

Alfonso disse...

Como faço pra colocar um desenho de troll aqui no comentário? Não tem como né? Mas definiria 100% o que acho do Massa, hahahah. Abrass

Anônimo disse...

rs rs rs Troll??? Felipe parece com Zacarias

Anônimo disse...

Não tenho certeza, mas acho que levando em consideração apenas os tempos da pré-temporada, Massa foi melhor que Alonso. Talvez seja mais torcida que qualquer outra coisa, mas acredito que Massa bata Alonso nessa temporada.

SennaGOAT disse...

O Felipe Massa em numeros:
Na pretemporada atual:
Andou quase que dois dias a menos que Alonso, e mesmo assim fez mais km/voltas que o espanhol!
Alonso iniciou os testes com 2 dias, e Massa 1!
E Massa teve um treino praticamente perdido por ter fires up no seu motor!
E mesmo assim, ele superou Alonso em quilometragem!!!
Isso mostra a determinação do garoto sempre que esta em baixa, e da a volta por cima, foi assim em 2006, fazendo em cima de Alonso e Schumacher 3 poles e 2x vitorias(1vitoria certa no Japão foi tirada por um furo de pneu)!
Me citem alguma gp que Alonso domina, como Massa dominou o Gp do Brasil, Turquia, e como Massa se superou em Monaco, Hungria, Japão 2008!!!
Massa é um piloto extremamente rapido e tem mts pole positions, e já venceu Alonso mts vezes em 2007, inclusive lhe humilhou em sua casa!!!
Massa dessa vez tem os pneus ao seu favor, o que Alonso não tem, e já cansou de reclamar (veja coluna do Reginaldo Leme desta semana).
Massa é mais rapido que Alonso em poles position, e largada, e como este ano esta tudo embolado, o espanhol vai sofrer como Kimi em 2008!!!

Unknown disse...

Marcelo,

Por essas e outros minha crença e esperança é na volta por cima de Massa em 2011 para que ele saia da Ferrari rumo a outra boa equipe, já que os italianos dão mostras ora veladas oura nem tanto de que trabalha mais pelo Alonso...

Lucca Fiore disse...

Massa é um piloto medíocre que deu a sorte de pegar uma Ferrari vencedora durante certa época. Com um carro não tão bom e um companheiro estratosféricamente superior ao lado, o mundo "surpreendeu-se" com o que Massa realmente é. A mim ele nunca enganou.
Esse será mais um ano em que ele será sistematicamente humilhado por Alonso, que apesar de chorão e birrento, é muito mais piloto.

Anônimo disse...

Marcelo,

Concordo contigo, além de dominar Turquia e Brasil, anda demais em Valência e CingaPura sempre demonstrou muita velocidade, já venceu Alonso algumas vezes, já venceu KImi algumas vezes, já fez pole em cima de Shumacher etc, mas vou lembrar umas coisas:

1. Na minha opinião Barrichello é o melhor piloto em Silvertone, Monza, Indianápolis (embora fora do campeonato), anda muito bem no Brasil (conquistou pole algumas vezes)

2. Barrichello já venceu algumas corridas em cima de Shumacher (Austria 2002, maior exemplo).

3. Massa com todo o histórico de piloto rápido, poucas vezes venceu seu companheiro de equipe ao final do campeonato, inclusive perdeu de Heidfeld na Sauber hoje piloto da Renault. Kimi sofreu em 2008, mas acredito que muito mais por desilusão amorosa, bebedeiras e vontade de ser piloto de RAlly que por outro motivo, foi derrotado por Massa no referido ano, sendo que foi campeão no ano anterior (2007) em cima do próprio Massa.

Concluíndo, quis dizer que o fato de dominar uma pista não significa que vá bem no campeonato todo e que seja um grande piloto e que mesmo batendo o companheiro em determinadas ocasiões não significa que ele pode vencê-lo ao final da disputa (só lembrar 2010: Tinha o tal problema dos pneus e mesmo assim bateu (de forma consistente) o Alonso, tendo que abrir passagem para ele, no final foram 100 pontos de diferença).


Enfim, vou torcer mas acho que o seu talento técnico não superará o talento pisicológico manipulador do Alonso, a Ferrari irá trabalhar para Alonso e dispensará Massa no final. Só há um chance de isso não acontecer: Felipe fazer o que Alonso fez com ele ano passado andar no mínimo 0,8 a frente e colocar carros entre os dois no grip, porque se não colocar.....FERNANDO IS FASTER THAN YOU!!!!!

Anônimo disse...

escrevi psicológico errado....

José Inácio Pilar disse...

Lucha Fioro:

Tens uma opinião bastante contundente, mas igualmente valida.

PS: seu nome é quase a união de 2 grandes diretores da Ferrari: Lucca di Montezemolo e Cesare Fiorio, Hehe!

Anônimo disse...

Concordo com a opinião do colega acima. Massa égou a fase ótima da Ferrari, e deu sorte pela briga interna da McLaren vazar para o ambiente externo tanto em 2007 quanto em 2008. Felizmenteos Deuses do Automobilismo fizeram aquele tinha campanha mais regular ser campeão de 2008.

Enfim, agora com um "devorador" de pilotos como companheiro terá que provar muito para chegar ao consenso de que é um bom piloto. Apagar as lembrança do fatidico episodio de Hockenhein 2010, onde mesmo depois da corrida mostrou total arrogancia e prepotencia ainda esta na cabeça dos brasileiros

Abraço Zé