quinta-feira, 29 de maio de 2014

Um banco de Fórmula 1

Esse é um banco de carro de Fórmula 1 moderno visto por trás. Ele não acolchoado nem macio como os de um carro normal e sim o exato molde do corpo do piloto que o dirige, que senta vestindo seu macacão num material moldável de rápida secagem deixando impresso o seu formato, que é usado como base para a a aplicação das camadas de fibra de carbono e um tecido aderente de acabamento.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1 

Podemos ver exatamente as pernas, a "poupança", costas e até as mínimas protuberâncias laterais do piloto em questão - no caso o magro e veloz francês Romain Grosjean da equipe Lotus. Lembro que em caso de resgate, se necessário, o piloto pode ser retirado do cockpit ainda preso ao banco para evitar eventuais danos à coluna. Essa interessante imagem me foi enviada pelo leitor Robson Silva.

6 comentários:

Anônimo disse...

Inácio, é sempre constrangedor esses assuntos mas são importantes, o que acontece se um piloto tem vontade de urinar ou evacuar fezes na corrida ?
é para isso que serve esses buracos ?

Abraçao

Wellington Sanches disse...

Olá Tio Inácio.
No caso dos testes de inverno, quando um piloto anda de manhã e o outro no período da tarde, é só substituir o banco, mexer no setup e acelerar?

Anônimo disse...

Dizem que eles precisam colocar a piroca pro lado pra facilitar isso !

José Inácio Pilar disse...

Anônimo:

Normalmente os pilotos vão ao banheiro minutos antes de largarem para a corrida, mas embora seja raro, já aconteceu de pilotos precisarem fazer suas necessidades durante a corrida, teve quem fez no carro mesmo e teve quem abandonou a corrida para se aliviar num matinho atrás do guard rail...

Wellington

Quanto ao rodízio de pilotos nos testes, é só trocar os bancos e ajustes de distancias dos pedais para o novo piloto!

skidwasted disse...

Já sentei em um F-3 e o banco é aço puro.
Perguntei ao cara se os pilotos colocavam alguma almofada ou mesmo o "banco" e ele disse que não.
Ao final da corrida as costas devem ficar com uns 20 roxos!

Anônimo disse...

Ano passado, se não me engano, na única vitória do Hamilton em 2013, notei que ele não comemorou como normalmente faz. Durante todo o período em que ele saiu do carro e na cerimônia do pódio, verifiquei que ele estava incomodado com seus fundos (queria até deixar o macacão aberto e amarrado na cintura), além de estampar um sorriso amarelo no rosto! Enfim, posso estar muito enganada, mas tive a sensação que ele não suportou segurar alguma necessidade fisiológica. O comentário acima me fez lembrar desse episódio.