segunda-feira, 21 de abril de 2014

Mate a saudade dos Fórmula 1 V10

Outro dia postei AQUI um vídeo com ótimo áudio dos últimos motores V12 da Fórmula 1, os 3.0L da Ferrari de 1995 (até 1994 eram 3.5L). Agora posto um áudio que matará a saudades de qualquer coração que gostava dos motores sem limitação de giros, algo que acabou com os V8 2.4 de 2006 em diante quando tiveram que ficar abaixo das 19 mil RPM e de 2008 pra frente abaixo de 18.000. Atualmente com os 1.6L V6 Turbo eles são limitados a 15.000, mas raramente passam do 13.000.

Os motores V10 da Mercedes, BMW, Ferrari, Honda, Toyota, Cosworth e Renault, que correram até 2005 não tinham limitadores de giros e podiam contar com até 5 válvulas por cilindro (hoje são 4), alcançando em alguns casos rotações próximas a casa das 21.000 rpm e gerando esse som que era simplesmente fantástico, não tendo restrição de consumo de combustível e tendo que durar apenas 2GP´s.
Abaixo vemos Montoya cravando a Pole com a McLaren em Spa no ano de 2005:

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5 comentários:

Anônimo disse...

Ridiculo o que eles chamam de F1 hoje.

Anônimo disse...

Ridículo é achar que só por causa do som a F1 se tornou mais legal ou menos legal. E todo o restante? Gente que acha "ridículo" oque eles chamam de F1 hoje provavelmente não acompanhava antes todas as provas e não acompanha hoje todas as provas. Ta muito mais disputada a categoria agora do que a muitos e muitos anos atrás quando os carros tinham mais giro no motor só pra agradar ouvidos.

Hélio Shiino disse...

Quem não se lembra deste ótimo comercial da Shell!
http://www.youtube.com/watch?v=1_kwxzU4wL4

Anônimo disse...

o som tanto faz, amo o esporte
agora, que linda volta do montoya... pqp

Anônimo disse...

Dizer que a F1 é ecológica é a mesma coisa que dizer que o capitalismo pode ser sustentável. Ficam com tanta onda, tanta pseudo-economia, e o que se vê são gastos feitos de outras formas. Se é pra fazer F1, que se faça direito. Limitação de treinos, de pneus, de combustível... tudo isso, pra ver uma Mercedes andando de 1 a 2s mais rápido que todo mundo, e o restante do grid duelando com o tanque de combustível de um motor V6 ridículo de fraco, que mais parece um GP2.