terça-feira, 11 de março de 2014

O duto "secreto" da Red Bull


Apesar de estar enfrentando vários problemas técnicos em seu RB10, a Red Bull de Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo tem um carro rápido nas mãos segundo disse Jenson Button, que ficou impressionado com a velocidade em curva do carro pilotado pelo australiano quando este o ultrapassou num dia de testes na pista do Bahrein.

Com essa declaração e o histórico de bons serviços da equipe não me parece descabido supor que, uma vez que os problemas de refrigeração e durabilidade de seus carros forem superados, a atual equipe campeã poderá sim estar entre as mais rápidas do grid, mesmo que até isso acontecer já tenham sido disputadas algumas importantes etapas do campeonato.

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Uma das possíveis explicações para essa boa velocidade do carro é já tradicional aerodinâmica apurada criada por Adrian Newey, que entre outras singularidades tem um duto de ar muito pouco visível na sua dianteira, que leva o ar da parte inferior do bico para a superior por meio de uma estrutura em "S". Qual o benefício exato da mudança desse fluxo de ar eu ainda estou investigando! Clique na imagem para ampliá-la!

7 comentários:

Tô de Boas disse...

Vi em algum lugar que o bico da RBR muda de inclinação na parte mais frontal quando entra na curva, mudando o ângulo de ataque ao vento.
Provavelmente o que ocorre é que este sistema deve gerar uma pressão que levanta o bico quando está em grandes velocidades. Vale lembrar que segundo o regulamento o bico não pode abaixar quando aplicada força sobre ele, mas nada é mencionado a respeito de subir...

Darwin.Augusto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darwin.Augusto disse...

Eis a resposta:

http://www.formula1.com/news/technical/2014/0/1149.html

Segundo o site acima, esse duto em S serve para ajudar a minimizar o efeito de flutuação e separação de ar gerada pelo nariz do carro, já que o nariz baixo tende a gerar esse efeito em alta velocidade.

Respondendo a pergunta do Jose Inacio, mesmo que a ponta do bico esteja em um nivel tão baixo, e que a tendência do fluxo de ar ainda seja a de passar por cima do bico gerando a pressão aerodinâmica, "sobram" ainda os fluxos de ar mais próximos às "laterais" do bico que ao invés de fluir por cima, acabam "escorregando" pelas laterais, e tendem a seguir para debaixo do nariz já que ali acaba sendo uma zona de baixa pressão, e termina por "puxar" essa massa de ar. Nisso entra em ação o duto S, que coleta esse "ar inferior" e recoloca acima do bico, onde terá mais "utilidade aerodinâmica".

Leandro Lefa disse...

Quem é o australiano?

José Inácio Pilar disse...

Muito bacana Darwin, valeu pela informação!

Leandro, o australiano é Ricciardo!

Abs!

Rafael Goiano disse...

Já tinha comentado a respeito deste ducto em outro post seu Zé. Bom trabalho

Leandro Lefa disse...

Caramba! Jurava que ele era italiano! Com esse sobrenome...