quarta-feira, 26 de março de 2014

A evolução da asa dianteira

Em 2009 a Fórmula 1 passou por uma radical transformação, com uma série de apêndices aerodinâmicos sendo proibidos para o ano seguinte, além de novas dimensões para as asa dianteira e traseira. Passados 5 anos, a Fórmula 1 mostra como, apesar da nova mudança de regras para essa temporada, ela evolui onde consegue. Uma das áreas de maior atenção dos engenheiros aerodinâmicos é a asa dianteira, que define e distribui grande parte do fluxo de ar para todo o resto do monoposto.

Acima vemos como a peça era absolutamente simples na McLaren que estreou naquele ano e como hoje, em 2014, até a Caterham, uma equipe pequena de fim de pelotão, dedica atenção à essa peça cada vez mais intricada na sua complexa engenharia.

Curta nossa página no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Outra área de desenvolvimento evidente na categoria é a região que circunda as entradas de ar laterais. Antes limpas e de desenho curvilíneo simples, hoje estão cercadas de aletas e defletores dos mais variados tamanhos, formatos e posições, tudo em busca de ganhar eficiência aerodinâmica e assim baixar em alguns décimos de segundos os tempos de volta, como vemos nessa comparação entre os carros dessas mesmas equipes e anos na montagem ao lado.

Se é verdade que essas atuais asas dianteiras cheias de asinhas, aletas, vendas e subdivisões são demonstrações cabais do alto poder evolutivo da categoria, também me parece verdadeiro dizer que esteticamente são muito feias e pouco atraentes para o público que assiste e que tem saudade dos carros com desenhos mais limpos vistos até o fim dos anos 90. Clique na imagem para ampliá-la: 

6 comentários:

Anchor disse...

É provável que haja uma outra mudança na altura dos bicos... O chamado efeito submarino , por causa do bico baixo acaba funcionando como uma rampa numa batida e o carro que bate tem o risco de o piloto ser acertado pelo pneu ou o proprio carro batido.

leandro castro disse...

"...como vemos nessa comparação entre os carros dessas mesmas equipes e anos na montagem ao lado."

Rapaz, tem algo errado nessas fotos, embora entendemos o que nosso amigo quis dizer, rsrsrs

José Inácio Pilar disse...

Leandro, não tem não, ambas as colagens mostram uma McLaren 2009 e uma Caterham 2014!

abs!

Nuno Mata disse...

José, tira-me uma dúvida se souberes. Este ano, fruto das regras para a altura do bico, vemos aquelas "coisas" na frente dos carros para estarem dentro da lei e poderem ter as hastes de fixação muito mais altas. A minha pergunta é: o que acontece caso algum piloto tenha um toque e perca aquele nariz de gonzo, mas veja que não é necessário mudar a asa. Nesse caso, caso o piloto continue com a mesma asa, não está a infringir o regulamento? Será que caso aconteça, a direcção da prova o obriga a mudar a asa? Deixo aqui o link da nova frente do McLaren na Malásia para se ter uma ideia melhor do que quero dizer:

http://www.gpupdate.net/es/f1-fotos/10750/2014-malaysian-formula-1-grand-prix-viernes/240094/#/240094

Surgiu-me esta questão porque na Austrália vi o Button sem a ponta daquela "coisa" na frente do carro.

Abraço

eTWaZ disse...

Não acho mais atraente carros com linhas simples e desenhos limpos como você falou no final, esteticamente prefiro, e tenho certeza que muitos aqui também preferem, que a F1 tenha menos regras tão drásticas como as atuais, e volte a ter os carros mais rápidos e desenvolvidos do mundo, como os de 2008, cheios de linhas e absurdamente aerodinâmicos. Isso sim é a categoria top do automobilismo mundial. Isso que estamos vendo esse ano é só um circo armado, as ultimas corridas desse ano vão ser bizarras, metade das equipes perdendo posição por ter q usar apenas 5 motores por temporada, outras tantas com desempenho pífio em relação aos primeiros do grid. Esse não é o esporte pelo qual me apaixonei.

ESPCLST disse...

Hum, Txt legal mais por que comparar a Cartham com a McLaren ,Está és minha primera vez no Site e pelo Titulo "A Evolução da Asa dianteira" Sinceramente Esperava Algo bém maior...,(1970, 1980 ,1990 ,2000 ,2010 e agora) Nem li o resto Por que é meio que um Resumo , Não me leve a Mal josé Mais é oque eu acho =)
é meio que uma Opnião Obvia essa minha.