terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1º dia de testes - Resultados e análise

Abaixo está a tabela com os dados completos do primeiro dia de testes da Fórmula 1 2014. O melhor tempo de hoje foi 9 segundos mais lento do que o melhor tempo do primeiro treino do ano passado (1:27.104 de Kimi vs 1:18.861 de Button), mas esse número em si não quer dizer absolutamente nada, já que ninguém acelerou pra valer por ainda esta descobrindo como o carro funciona, além do fato da Pirelli ter produzido pneus mais duros e duráveis (e lentos) apenas para esses testes. Ninguém sabe com certeza, por exemplo, se estavam usando toda a pressão do turbo, se o ERS estava ligado, se o limitador de giros estava numa configuração mais conservadora, se carregavam muito combustível, se usaram a asa móvel, etc.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Maior prova de que hoje eles estavam apenas tateando o terreno é o baixo número de voltas completadas pelas equipes (algumas sequer conseguiram sair com o carro da garagem), ainda às voltas com problemas técnicos. Para se ter uma ideia, em 2012 e 2013, quando carros e motores estavam sob um regulamento antigo e já plenamente conhecido pelos engenheiros e projetistas, eles acumularam no total apenas no primeiro dia de testes 711 e 657 voltas, contra apenas 93 desse ano, então eles ainda tem muito a descobrir no campo da confiabilidade antes de se debruçar sobre a velocidade.

Os fatos que se destacaram foi a incapacidade da McLaren aprontar o carro a tempo de ir para a pista, o acidente de Lewis Hamilton que tirou a Mercedes da pista pelo resto do dia (a asa dianteira quebrou em plena reta, Hamilton bateu e a equipe não tinha uma peça reserva para usar hoje) e uma leve chuvinha que caiu  faltando 15 minutos para o fim do treino, mas que logo passou e permitiu Sebastian Vettel estrear seu carro em cima da hora de acabar as atividades de pista.


4 comentários:

Carlos Medeiros disse...

Brilhante! Só você para frear conclusões erradas e colocar a gente a par do que os resultados desses primeiros treinos realmente significam a essas alturas!

Anderson disse...

Otima analise amigo Ze.
Resta saber como será daqui para frente e seus comentários serão muito bem vindos para entendermos os novos carros.
Abraço.

Anônimo disse...

Tio, a Marussia ta com o carro dela em Jerez ?

LenneF1 disse...

Eric Boullier confirmado na McLaren