terça-feira, 27 de agosto de 2013

Alonso-Ferrari Azedou? Entenda a teoria de Alonso na Lotus

Reação fria da Ferrari ao bom resultado de Alonso em Spa foi sintomático

A mais recente onde de rumores da Fórmula 1 dão conta de um improvável, mas possível cenário onde o bicampeão Fernando Alonso sairia da Ferrari com destino à Lotus.

Tal teoria diz que Alonso está insatisfeito com a falta de melhores resultados no time italiano, que pela quarta temporada consecutiva não lhe dá um carro a altura das Red Bull, de modo que don Fernando estaria ficando preocupado em não ganhar um título pelo sétimo ano consecutivo, sabendo não vai ficar mais jovem a cada ano que passa nessa batalha.

Com isso em mente ele poderia voltar para a Lotus (sim, voltar, lembre-se que a Lotus era a Renault, equipe pela qual ele foi bicampeão em 2005/2006) com o apoio do banco Santander e um maior envolvimento oficial da fabricante francesa de motores. Outra possibilidade é ele estar usando essa possível transferência para pressionar a Ferrari por melhores resultados - o que seria uma estratégia burra, já que os italianos sabidamente não reagem bem a esse tipo de ameaça.

Assim, a possível negociação da Ferrari com Kimi seria um plano B dos italianos para o caso do espanhol realmente sair no fim dessa temporada, já que o finlandês é o único piloto TOP disponível no mercado.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Isso pode acontecer? Pode, mas acho que seria um tiro no pé para o espanhol, lembrando que a Ferrari acaba de levar o nome forte da área técnica da Lotus (James Allison) para lá e que a equipe dos carros pretos e dourados está sabidamente com problemas financeiros, a ponto de atrasar os pagamentos de salário de Kimi e ainda não ter acordo fechado para fornecimento de motores para 2014.

Além disso, se a Ferrari precisa de Alonso, na minha opinião o melhor piloto do grid atual, o bicampeão precisa ainda mais dos italianos, já que dentre os carros disponíveis (e McLaren, Red Bull e Mercedes não estão), a Ferrari mesmo com tropeços no seu desenvolvimento, é a melhor opção.

De qualquer modo fica evidente que o clima entre Alonso e a Ferrari já foi melhor, como vimos pelo frio tratamento que ambas as partes se trataram após o expressivo segundo lugar conquistado na Bélgica. Como disse Niki Lauda ao analisar essa situação em Spa, Alonso precisa motivar mais a equipe, não fazer ameças veladas ou reclamar publicamente, pois os italianos detestam ser colocados contra a parede e já mandaram campeões falastrões passear antes. Pergunte a Alain Prost.

8 comentários:

LenneF1 disse...

Santander é o patrocínio forte que a lotus precisa, acho que seria perfeito para o piloto e equipe, só não sei se seria bom pro santander sair da ferrari onde ele tem mais prestígio com sua propaganda.

Juliano Camargo disse...

Não sei se a Ferrari traz esse prestígio todo pro Santander.
Na Espanha, o "prestígio" está onde o Alonso estiver. Mude o Alonso de time e as flâmulas da Ferrari vão da parede pra lixeira no fim da temporada.
No Brasil (outro mercado importante para o Santander) a Ferrari não passa qualquer imagem de credibilidade (o que, para um banco, conta).
Se o Santander levar Alonso para uma equipe mais "cool", que tenha um projeto viável pro espanhol tentar o 3o título (especialmente com o envolvimento da Renault), me parece um bom negócio.

Gustavo de Almeida disse...

Apesar de não gostar do Alonso (chorão), a parceria Lotus - Alonso - Santander e Renault pode ser muito interessante mesmo. Lembremos que 2014 terá tudo novo de novo. Chassis e motores terão mudanças o que certamente vai embaralhar um pouco o grid, pelo menos no começo.

Rafael Vieira disse...

Essa movimentação seria mto interessante para nós, pois se Kimi voltar para Ferrari e Massa permanecer, acho que pode ser que Massa tenha uma melhora no desempenho. Kimi vai entregar o serviço na mesma qualidade de Alonso, talvez com um pouco menos de arrojo, mas o limite do carro sempre. Já Alonso vai para o caminho incerto, mas vai encontrar praticamente o mesmo time que lhe deu o Bi Campeonato, o mesmo motor, vai voltar a ter relação com gente que entende ele perfeitamente, pode ser bom pra todo mundo.

Anônimo disse...

Que loucura cara !

Anônimo disse...

2014 É UMA NOVA FORMULA 1. E A FERRARI NAO SABE FAZER MOTORES DE 6 CILINDROS. ENTAO...

Anônimo disse...

RBR vai continuar ganhando ano que vem...e sabe pq??? Pq Vettel estará lá! e vai mostrar pra negada que mesmo com um carro totalmente diferente o alemão consegue se manter na ponta! A verdade é que a RBR não passa de uma equipe boa apenas(vide o desempenho do Webber), quem dá o tempero vencedor pra equipe é o alemãozinho!

Adhemar Barricelli - Panda -Mooca - São Paulo -Brasil disse...

Acho muito improvavel, tavez o mais viavel seja a troca Kimi Massa, o que deixaria a Ferrari mais forte. Infelizmente após o acidente Massa não consegue bons resultados, e mantem seu nome junto aos comuns