quinta-feira, 11 de abril de 2013

McLaren-Peugeot

Hoje resolvi lembrar de um dos raros casos de equipe grande que tiveram apenas uma temporada de parceria com uma fabricante de motores, no caso a McLaren com a Peugeot em 1994. Na verdade o mesmo havia ocorrido em 1993 quando a mesma equipe correu com os motores Ford por apenas um ano, mas o caso era diferente, já que eram uma equipe cliente, como também eram Lotus e Minardi, não parceira única como no caso com os franceses.

A parceria entre eles começou no fim de 1993, quando insatisfeitos com o tratamento secundario recebido pela Ford a McLaren foi a cata de novos parceiros. Chegaram a testar com Senna e Hakkinen o V12 da Lamborghini (como mostrei AQUI), mas o maior poder econômico do conglomerado Peugeot e a expectativa de que a rivalidade com a Renault alimentaria um desenvolvimento mais rápido acabou por fazer Ron Dennis optar pela marca do leão.

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O carro dessa temporada era o MP4/9, uma versão atualizada do MP4/8 que levou Senna ao vice campeonato na temporada anterior e os pilotos foram Hakkinen e Brundle, que não puderam fazer muita coisa com os constantes problemas de confiabilidade que o motor 3.5 V10 modelo A4 de 700 cavalos apresentava em treinos, classificações e corridas. Mais tarde na temporada estreou a versão A6, com 60 cavalos a mais e os mesmos problemas de confiabilidade, que só foram um pouco atenuados no final da temporada quando a relação entre a equipe e o
Prost testa a combinação McLaren-Peugeot na pré-temporada
fabricante já estava bem desgastada, em parte também porque os franceses pressionaram pelo reserva conterrâneo Phillip Alliot desde o começo do ano para o lugar de Brundle, uma interferência que deixou Ron Dennis p. da vida.

No final do ano a equipe amargou sua primeira temporada sem vitórias em 14 anos e trocou a Peugeot pela Mercedes-Benz, com quem permaneceria por mais de 20 anos até hoje (em 2015 deve voltar a Honda). Aos franceses, restou a união à Jordan e depois à equipe Prost, numa rota descendente até a venda da sua divisão de motores de corrida para a preparadora Asiatech, que fecharia em 2002.

4 comentários:

andre gaeta disse...

Muito obrigado por postar estas fotos, procuro fotos deste F1 à muito tempo caso tenha mais, poste por favor.

Anônimo disse...

Essa foto do Prost na Mclaren é de 1994?

José Inácio Pilar disse...

Valeu André!

E sim, anônimo, Prost foi "conselheiro" da McLaren e andou com o carro de 1994 em alguns testes privados (que eram liberados na época)

Geovane disse...

Não condeno o Ron Dennis, para uma equipe ser campeã é muito difícil ir bem sem a ajuda de um fabricante de motor. Nâo só pelo motor gratuito, como, também pela ajuda financeira que dá a escuderia...a Ford dava um apoio muito forte a Benetton por isto que ela cresceu tanto a partir de 1987, culminando com uma equipe forte com 300 pessoas em 1994 e muito dinheiro, em 1995 trocaram o Ford pelo Renault, mas a Benetton não tinha um apoio da Renault tão forte como da Williams resultado queda dos Benetton, seria mais correto usar um motor mais fraco como o Ford, mas com forte apoio financeiro a Benetton, a Williams ficou forte com os Honda em 85, 86 e 87, perdeu em 88 ficou fraca, em 90 até 97 voltou a ficar forte com o motor de fábrica da Renault, quando a Renault saiu da F1 começou a faltar dinheiro para a Williams e Benetton, mesmo eles usando um Renault rebatizado de supertec e com desenvolvimento paralelo. Com a volta dos BMW a Williams voltou a crescer...A história da Mclaren também mostra que quando tinha um motor de fábrica eles eram muito fortes...a Honda dava mais de 100 milhões de dólares anuais em ajuda a ajuda a Mclaren...em 1993 tiveram muita dificuldade com motores pagos da Ford e de cliente, em 1994 o Peugeot fracassou como motor, por que o motor era muito novo, a parceria com a Mercedes foi ótima, a queda da Mclaren a partir do surgimento da própria equipe Mercedes é uma realidade, a ajuda financeira não é tão grande como antes, aliás a Mercedes queria que Mclaren pagasse pelos seus motores a partir de 2015, por isto a aproximação da Mclaren com a Honda. E a Red Bull é ela que tem o forte apoio financeiro da Renault, com muito dinheiro em caixa eles podem fazer um monte de coisas, tal como pagar o salário do Vettel. Nota 10 para o Prost ele sempre teve motores de fábrica (Renault, Porsche financiado por dinheiro saudita, Honda, Fiat e Renault) Nota 10 para o Schumy ele sempre teve motores de fábrica (Ford, Renault, Fiat e Mercedes), Nota 8 para o Piquet ele quase sempre teve motores de fábrica (BMW, Honda e Ford), nota 6 para o Senna ele só teve motores de fabrica em 1986 Renault (em 85 ele usava um Renault, mas ele era inferior aos da própria Renault) em 88 até 93 usava os Honda de fábrica (em 87 o Honda da Lotus era inferior ao da Williams) e 1994 usou um Renault de fábrica.