quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sobre Alonso e McLaren

Muito se falou nas semanas passadas sobre a possibilidade de Fernando Alonso deixar a Ferrari e voltar para a McLaren, onde correu no conturbado ano de 2007 e estou para falar disso desde então, mas agora finalmente consegui!

Segundo se comenta, Alonso está insatisfeito com a falta de desempenho e desenvolvimento dos carros italianos, que nunca tiveram a mesma eficiência dos carros da Red Bull e andou se oferecendo para eles nesse ano, causando uma sério estremecimento com os italianos, que acabaram recontratando Kimi Raikkonen no lugar de Massa, criando ainda mais desconforto para o espanhol que gosta de ser o número um inconteste.

O chefe da equipe italiana, o questionável Stefano Domenicali, diz não estar preocupado em perder o bicampeão, pois tem um longo e bem amarrado contrato em vigor e ouviu declarações do piloto que também gostaria de permanecer e ser campeão pela Ferrari.

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Só que paralelamente a tudo isso a McLaren, assim como a Ferrari, vem reforçando seu staff técnico e passou a soltar mensagens simpáticas ao seu ex-piloto, dizendo que deixá-lo partir foi um erro, que adorariam tê-lo de volta - se ele estivesse disponível - e coisa e tal. Muitos leram isso como um claro indicativo que a parceria poderia se repetir já em 2014, mas isso seria pouco provável (impossível nada é), pois o contrato com os italianos está bem no meio e a equipe inglesa deve ter um 2014 um pouco complicado, pois ao mesmo tempo que se prepara para o novo motor da Honda em 2015, correrá pela primeira vez com o novo motor da Mercedes, que já falou que vai repassar o menor número possível de informações sobre o novo motor para evitar que a nova parceira dos ingleses se aproveite desses dados para refinar seus próprios propulsores no ano seguinte.

Além disso, Sérgio Perez fez uma bela corrida no GP da Índia, o que deve ter apaziguado um pouco a inquietação por resultados melhores do mexicano que, lembremos, trás consigo o apoio do bilionário Carlos Slim cujo império deverá se tornar patrocinador principal da equipe no ano que vem.

Sobre Alonso, caso a convivência com Raikkonen e a Ferrari se mostre realmente turbulenta e/ou os italianos errem a mão de seu carro novamente, 2015 parece um cenário mais realista para a ida de Alonso para a McLaren, aí já com o dinheiro da Honda bancando uma eventual recisão e abastecendo a equipe de fartos recursos financeiros para desenvolver o novo conjunto carro-motor. Nesse cenário se fala até de uma dupla Fernando Alonso e Kevin Magnussen, que em 2014 deve correr pela Marussia ao lado de Bianchi, cenário esse que deixaria Jenson Button sem lugar por lá, o que contraria alguns outros rumores de que a equipe pretenderia oferecer ao campeão de 2009 um contrato para encerrar sua carreira na McLaren em 2016.

De qualquer forma, tudo ainda está muito rarefeito mas as conversas, não se enganem, já devem estar acontecendo mesmo, só que provavelmente visando 2015. "Mas já? Ainda estamos em 2013!" dirá alguém. Sim, vamos lembrar que Alonso tinha contrato com a Ferrari desde 2009 para estrear em 2011, mas acabou sendo adiantado para 2010 com a dispensa do finlandês, então iniciar negociações desde cedo não é exatamente uma novidade para ele.

3 comentários:

Anônimo disse...

Também acredito muito nesse cenário e não há de se esquecer que Ross Brawn está numas de ´fica-não-fica´ na Mercedes. Pra onde ele iria? Ferrari? McLaren? Também tem o Santander, para ajudar a pagar, ou bancar toda a rescisão de contrato do Alonso. Muita gente fala que o espanhol não aceitará o Kimi na Ferrari, mas ninguém ainda se lembrou que o Kimi saiu brigado da Scuderia e ele não se dá bem com todas as regras e exigências do esporte, então há de se perguntar se o Kimi se dará bem com a Ferrari e vice e versa. Muita gente diz que o espanhol não aguentará o Kimi andando mais, mas o Kimi tem tomado pau do Grosjean, será que o Kimi aguentará o espanhol andando mais? Será que a Ferrari, na verdade, não quis tirar um forte concorrente da Lotus e minar suas forças dentro do mesmo box?

Anônimo disse...

Por ser time de ponta a Mclaren esta devendo na F-1, não vence título de construtores desde 98, desde 2000 só fez um campeão, Hamilton em 2008, e o inglês foi campeão "raspando" em Interlagos. Um título ganho em cima de um piloto que nunca foi campeão, o título de 08 não é nenhuma obra-prima.Observem Vettel em 2010, pra ser campeão teve que superar três campeões, fora Webber que sempre foi "osso" no time.

Mclaren vive sua pior fase na Formula 1, nem Lewis Hamilton foi capaz de levar a equipe a outro nível técnico. Nos últimos 30 anos, só Lauda e Prost fizeram a diferença na Mclaren(ano de 84), o francês foi além, deixou o time ultra-afiado até 1989(com forças pra disputar mais títulos),depois que Prost saiu(levando junto o fantástico Nichols), a casa começou a cair na Mclaren. O time só voltou a disputar títulos quando Newey apareceu ao final dos anos 90.

Alonso pode até conseguir tal feito na Mclaren(fez isso na Renault), mas vai ter que esperar a temporada 2015 para Mclaren-Honda se organizar. Em 2014, Mclaren ainda vai correr com os motores Mercedes.

Alonso esta em uma situação delicada, não tem garantia de nada em 2014, a Ferrari nunca fez um motor turbo campeão. Outro detalhe, pra brigar com Vettel o espanhol sempre dependeu de jogo de equipe, aconteceu em 3 temporadas.

GP da Alemanha-2010, quando Felipe cedeu a liderança. GP da Itália-2012, quando Massa cedeu um segundo lugar(depois Alonso foi ultrapassado por Pérez). GP da Coreia-2012, Felipe tinha carro mais rápido em condições de ultrapassar, mas não o fez para não tirar pontos do espanhol, mais um pódio para Alonso. GP do USA-2012, a Ferrari tirou o lacre do câmbio de Massa, favorecendo o espanhol, advinha que posição ele chegou? GP Brasil-2012, outra vez Massa em condições de ultrapassar, outra vez, Alonso terminou em segundo. Em 2013 o brasileiro facilitou ultrapassagem para o asturiano no GP da Itália.

Poucos percebem, se o segundo piloto tem carro mais veloz, mas não pode ultrapassar, isso também caracteriza jogo de equipe.

Estratégia que também favoreceu Senna na Mclaren entre 90 e 92, em algumas corridas Berger vinha em condições de ultrapassar o brasileiro(em alguns casos o austríaco tinha acabado de trocar os pneus, outros casos Senna tinha problemas no carro). Berger se limitava a ficar atrás, a ordem era não tirar pontos de Senna que brigava com Prost e Mansell por títulos.

Ponto negativo para Alonso em 2014 é justamente a falta do jogo de equipe, Raikkonen não vai facilitar nada para o espanhol. Kimi tem o objetivo claro, ser campeão em 2014 e ofuscar Alonso na Ferrari, se conseguir vai ser histórico.

Alonso é um baita piloto, mas vive um drama, por onde passa arruma confusão com a equipe. Bom lembrar, quando anunciou saída da Renault para a Mclaren, o espanhol deixou membros no time francês bem furiosos. Tudo pode mudar se Alonso for campeão em 2014, mas se não for ele cai fora da Ferrari. Melhor opção é mesmo Mcalren-Honda em 2015, mas títulos só em 2016, muito complicado chegar e ganhar logo de cara. Alonso ia liderar o time soberano, indo pra Mercedes ia ter que dividir o time com Hamilton. RBR poderia ser opção para o espanhol, mas ninguém sabe se Vettel vai renovar contrato.

Depende muito de Newey, se ele sair da F-1, a tendencia é Vettel ir pra Ferrari. Alonso tem que ficar mesmo preocupado, pilotos vivem de "épocas", observem o multi campeão Valentino Rossi, ele ainda é jovem, mas não anda junto com a nova geração formada por Lorenzo, Pedroza e Márquez. Ainda com moto oficial da Yamaha, Valentino toma sufoco de Bautista e Crutchlow, pilotos do segundo pelotão. O ano de 2014 é importantíssimo para Alonso, sem o título pode começar a ficar para trás, a idade vai passando e a nova geração vai se impondo.
Se colocar Hülkenberg em time de ponta, é outra dor de cabeça para o espanhol nas corridas, mais um obstáculo até o título...

Anônimo disse...

Vettel poder ficar dois, até três anos sem título, já Alonso não pode esperar mais, mesmo caso é Hamilon. Tá complicado para o espanhol, a Mercedes cada vez mais forte pode aparecer com um super motor em 2014, tanto Rosberg como Lewis podem disputar o título.

RBR é disparado o time mais organizado, isso conta muito(basta lembrar do ano de 91, a Mclaren não tinha o carro mais veloz, mas dava banho em cima da Williams em confiabilidade e trabalho de box(herança dos tempos de Prost no time. Na pista Senna se tornou mais preciso, errava menos na pista, já Mansell sempre dava suas pixotadas), organização sempre vale muito em uma equipe. RBR ainda conta com essa dupla fantástica formanda por Newey-Vettel, sim eles estão na briga em 2014, pode até não ter carro vencedor no começo, mas Vettel vai brigar pelo título até o final. Muito difícil a RBR cometer o mesmo erro da Mclaren em 2013.

Na Ferrari, Alonso me pede um carro RBR de aniversário e Montezemollo me manda dentro do bolo Kimi Raikkonen. E ainda tem gente que acha a F-1 chata, não é meu caso, sempre dou boas risadas com a categoria. Mclaren tem estrutura para voltar a vencer nos próximos anos, não vai chegar e vencer, estamos vendo isso com a gigante equipe Mercedes. Vamos ver, Alonso sabe o que faz, vai tentar mais uma temporada na Ferrari, se tudo der errado, ele muda de time, esperar mais uns dois anos pra voltar na briga. Mudar pra outro time em 2015 e já ser campeão, acho muito complicado para o espanhol, não por ele, mas pela equipe, leva tempo pra colocar tudo no lugar. É como eu falo sempre, mudar para um time em alta e ser campeão é fácil, duro mesmo é pegar uma equipe(em baixa) organizar esse time, desenvolver o carro e chegar ao título. Nas últimas três décadas(era moderna da Formula Um) só vi acontecer com: Lauda(Mclaren), Prost(Mclaren), Piquet(Brabham e Williams), Schumacher(Benetton e Ferrari), Alonso(Renault) e Vettel(RBR). Muitos foram campeões, mas poucos fizeram HISTÓRIA dentro de um time, falo da parte técnica, saber "transformar um time em uma máquina que feroz". Bom lembrar, todos esses campeões não fizeram nada sozinho, basta ver seus projetistas: Barnard, Murray, Nichols, Dernie, Head, Brawn, Byrne e Newey. Não é a toa que Hamilton trocou Mclaren pela Mercedes, vencer campeonatos na Mclaren, Lewis só seria mais um. Chegando ao título na Mercedes, ele com certeza ia fazer história como Lauda e cia...

Hamilton diz que quer repetir na Mercedes o que Schumacher fez na Ferrari:
http://tazio.uol.com.br/f1/hamilton-escolher-entre-mercedes-e-mclaren-foi-muito-muito-dificil

“Schumacher, por exemplo, saiu da situação de campeão que ganhava tudo na Benetton, para ir pra Ferrari que não ganhava nada. Nós não conhecemos outro piloto na F1 que seja conhecido por ter feito isso. Ter isso como desafio… Se der certo, será maravilhoso”