terça-feira, 15 de outubro de 2013

Hulkenberg, Sutil e Di Resta sob perigo?

Pilotos altos e consequentemente mais pesados como Paul Di Resta, Adrian Sutil e Nico Hulkenberg (ok, esse último está em alta, não está ameaçado) podem ver suas chances de conseguir uma vaga para o ano que vem prejudicadas com os novos conjuntos de motores, KERS e suas baterias do regulamento de 2014 se mostrando mais pesados do que o inicialmente calculado, mesmo com o aumento do peso mínimo dos carros dos atuais 642 kg para 690 kg.

Esses três pilotos em particular estão sob perigo de não achar espaço para correr ano que vem por serem os mais altos e pesados da F1, todos na casa dos 72-74 quilos, podendo perder as disputas por vagas para pilotos mais leves e compactos que sejam mais convenientes aos interesses técnicos das equipes por ocupar menos espaço no carro e serem mais baixos, possibilitando assim aos projetistas maior liberdade no projeto e no manejo da distribuição dos lastros do carro, ao passo que os pesados restringem isso.

Jenson Button disse: "nos últimos três anos, já houve umas quatro corridas onde perdi um décimo por volta por causa do meu sobrepeso, isso pode parecer pouco, mas numa classificação pode significar uma ou duas posições a menos no grid e seis segundo a mais no fim de uma corrida"

Paul Di Resta é outro que se manifestou: "Eu já perdi 3 ou 4 quilos em relação ao meu peso na estréia da F1 e eu já estava no meu limite na época. Acaba sendo um pouco injusto ser uma pessoa menor pois não só pode distribuir o peso do carro para o lugar certo como eles são mais saudáveis."

Martin Withmarsh, chefe da equipe McLaren escancara o problema: "Nós temos que achar uma solução, mas eu duvido que que encontremos uma nas próximas semanas ou meses. Infelizmente do jeito que as coisas aconteceram, pilotos pesados serão menos atraentes. Aconteceu por acidente, aumentamos o peso mínimo dos carros mas mas o conjunto motriz se mostrou mais pesado do que as pessoas esperavam e agora temos uma situação onde pilotos mais pesados estão em desvantagem"

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Já há pressão para que a FIA aumente o peso mínimo dos carro do ano que vem de 690 para 700 quilos, com nomes como Lewis Hamilton e Jenson Button (além dos citados no título) fazendo lobby nesse sentido, mas como algumas equipes já estão fechadas com pilotos leves, a necessária união para exigir uma mudança não parece que vai ocorrer facilmente e assim pilotos mais altos e muito talentosos podem perder sua vaga na categoria, que também estará fechando as portas para novas gerações de talentos e quem sabe, campeões.

No momento quem pode ficar tranquilo sob esse aspecto é Sebastian Vettel e Felipe Massa, os "peso-pena" da categoria com 58 e 59 quilos respectivamente.

Clique AQUI para ver o peso e a altura de todos os pilotos da Fórmula 1!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que massa, o Massa quase não tem massa.

Anônimo disse...

O Massa é uma gracinha, mas o Hulck é o piloto mais lindo do grid *--*

Anônimo disse...

O Massa é uma gracinha, mas o Hulck é o piloto mais lindo do grid *--*

Fala serio!!! isso é coisa de São Paulino

Anônimo disse...

Realmente o Hulck é lindo! Merece uma vaga em uma equipe de ponta,assim vai aparecer mais no pódio mostrando sua beleza!