segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Raikkonen com o pé na Ferrari. E Massa?

Massa conversa com seu empresário, Nicolas Todt
Segundo uma série de jornalistas gabaritados de revistas, TV´s e jornais europeus, o contrato de Kimi Raikkonen com a Ferrari já seria um negócio fechado, para inquietação de Fernando Alonso que terá agora um companheiro de equipe popular, campeão, rápido e motivado que não deverá lhe facilitar a vida em eventuais disputas na pista.

Com esses fortíssimos rumores se confirmando (aparentemente Kimi ainda espera "provas de saúde financeira" da Lotus nas próximas 48 horas para mudar de barco), quais as alternativas de Felipe Massa para disputar a aguardada temporada de 2014, onde carros e motores deverão ser bem diferentes dos atuais?

  • A primeira e mais óbvia opção seria a vaga de Kimi na Lotus, de onde o finlandês saiu exatamente pela falta de certeza de que terão condições financeiras para garantir uma boa temporada seguinte, mas que dentre as opções, de fato parece ser uma boa, mas pelo que se diz o favorito para essa vaga é o alemão Nico Hulkenberg, que já teria até um contrato sobre a mesa aguardando apenas a sua assinatura.
  • A segunda vaga seria na Sauber, equipe pela qual Felipe começou a carreira em 2002 e que continua contando com os motores da Ferrari, que serão caríssimos em 2014 e que por sua boa relação com o brasileiro, poderia negociar um acordo interessante com os suíços para garantir-lhe a vaga de "piloto experiente" do time, algo conveniente se realmente conseguirem garantir a superlicença para o estreante e endinheirado russo Sergey Sirotkin. Mas vamos lembrar que para isso ocorrer a Ferrari teria que fazer um ótimo pacote de descontos a ponto de valer a pena a dispensa do mexicano Esteban Gutierrez, que trás os bons milhões do bilionário Carlos Slim.
  • A  terceira opção, que não é nem um pouco pequena, seria não conseguir uma vaga e sair da Fórmula 1, passando a se dedicar a outra categoria internacional, como o WEC (Webber, Di Grassi, Senna...), Fórmula Indy (Barrichello), DTM (Alesi, Ralf Schumacher), Nascar (Nelsinho Piquet) ou mesmo a nossa Stock-Car (Zonta, Bernoldi, Burti), caso prefira ficar mais próximo a sua família, como escolheu Rubens Barrichello no fim de 2012 ante às dificuldade de conseguir uma vaga boa nos estados Unidos.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
Nicolas Todt conversa com Peter Sauber: vaga difícil

De qualquer forma uma mudança de ares faria bem a Felipe, que desde a chegada de Fernando Alonso na Ferrari, onde passou a ter que obedecer ordens de equipe, não rendeu mais tanto quanto gostaria e em qualquer uma dessas opções acima teria de volta a paz interior que talvez lhe falte no atual ambiente de trabalho.

Por fim, estive conversando com o empresario de Massa semana passada, Nicolas Todt, que estava presente aqui no WEC, e embora seu semblante e palavras fossem de uma frieza total, não entregando quase nada sobre Massa, ele deu a entender que o tem ajudado a negociar com novos patrocinadores, o que poderia ser bem útil na Sauber, por exemplo.

Amanhã ou no mais tardar na quarta-feira deveremos ter o destravamento da questão da Ferrari. Daí em diante é esperar os passos de Massa e Todt para sabermos se o Brasil terá representantes na F1 no ano que vem, lembrando que Helmut Marko, da Red Bull, descartou Felipe Nasr na Toro Rosso, o que aliado à uma temporada sem vitórias na GP2 reduz as chances do brasiliense ingressar numa boa equipe ano que vem, mas, podemos contar com a ajuda de Bernie Ecclestone, que quer um brasileiro na categoria por ser um mercado muito importante....

10 comentários:

Anônimo disse...

eu ainda acho q pela intenção do tio B. de colocar o Felipe Nars na Red Bull mirim (toro rosso) é q o destino de Massa é a rua mesmo.

LenneF1 disse...

Não creio que ficaremos sem piloto brazuca na F1, bom, assim espero!

Márlon Jatahy disse...

Hoje eu vi no Globo Esporte um "comunicado de última hora" em que repassou a notícia do Luciano Burti: "Massa não renovará com a Ferrari"... creio q se o Massa "levar um pé" ali na Ferrari ele estará automaticamente fora da F1.

E a Ferrari faria algo raro na história dela: dois campeões livres pra lutar pelo título...

Vikk Nascimento disse...

Faz um tempão que a Ferrari não tem 2 pilotos super competitivos. Quero ver como ela vai administrar isso, o Alonso vai chorar muito no rádio em 2014

Anônimo disse...

Caros Amigos
Nós Brasileiros temos uma história com o automobilismo.Gostariamos muito de ter sempre um Brasileiro nas provas de F1. O glamour desta categoria nos fascina e nos da orgulho por torcer por um brasileiro porém minha opinião pessoal é que a Ferrari com uma história fascinante infelizmente é muma equipe que deteriorou a imagem dos pilotos brasileiros, fez deles coadjuvantes muito bem pagos para serem apenas coadjuvantes. Acredito ser essa a mais pura verdade. Não sei bem como funciona isso mas é claro que ser piloto da F1 não é ser dono da sua própria vida; a F1 decide o que o piloto vai ser e quando vai ser.Vamos continuar assistindo a F1, quem é automobilista sabe disso, mas vamos prestigiar o automobilismo brasileiro e se caso ficarmos sem piloto na F1 em 2014 ou por quanto tempo for,não tem problema,seja quanto tempo for mas quando o mercado se abrir novamente para os brasileiros vamos torcer para que não pertença a Escuderia da Ferrari, desculpe, é minha opinião.
Um Grande Abraço a Voce José inácio.
Julio Cesar-Interlagos-SP
yagointer@hotmail.com

Anônimo disse...

Só pra finalizar
Se a Ferrari quer ser campeã novamente na F1, manteria o Massa e contrataria o Kimi, não sei porque mas tenho um fiapo de desconfiança que isso não é impossivél!!!!
Julio Cesar-Interlagos sp
yagointer@hotmail.com

Anônimo disse...

Concordo com o comentário do Julio Cesar. Alonso não é isso tudo... Massa (mesmo depois do acidente, gira mais rápido q ele - as vezes). Fora que italianos preferem pilotos sem emoção, do que arrogantes... (infelizmente, depois do que o Burti comunicou, nao temos esperança... triste). Att, Rossano

Anônimo disse...

Alonso e Raikkonen juntos na Ferrari será a ruína para o espanhol. Ele vai chorar barbaridades se não tiver TODA a equipe trabalhando pra ele. Duvido que o Raikkonen aceitará ceder posições para o Alonso e ser um segundo piloto.

Anônimo disse...

Caros Amigos
Hoje após ver as ultimas noticias sobre a saída de Massa da Ferrari gostaria de dividir uma reflexão com todos amigos Brasileiros automobilistas apaixonados. Quando lembramos de Emerson e Wilson Fitipaldi, josé C.Pace, Airton Senna estamos falando de protagonistas de uma carreira nada fácil e que souberam elevar o conceito da raça e talento que os Brasileiros tem numa pista de corrida. Fizeram o nome do Brasil surgir numa categoria de esporte que até então só existia nos continentes mais antigos e desenvolvidos. Da década de 90 para cá, na F1 muitas coisas mudaram, pilotos,regras e contratos. A geração Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Felipe massa talentosos e o qual admiro muito acredito não terem sidos cuidadosos com o detalhe de manter o nome do Brasil em evidência neste esporte. Resumindo na vida tudo se trata de projeto, desenvolvimento, bons resultados e o mais importante manter se no mercado concordam??
De uma maneira geral por mais que tentem explicar Vitórias de Shumacker as custas de Rubinho, vitórias de Alonso as custas vergonhosas de Nelsinho Piquet e vitorias novamente de Alonso as custas de Felipe Massa, sim amigos estes fatos cobertos com pano quente não foi bom a longo prazo reflitam. Perdemos o autódromo de Jacarepagua no Rio, ainda estamos mantendo o Grande Premio de F1 em interlagos mas do jeito que estão indo as coisas não desacredito que o Brasil poderá correr o risco de ficar fora do Calendário deste esporte que nos faz tanto feliz.Nós vamos sim continuar a prestigiar o automobilismo Brasileiro, nossos pilotos mas alguns conceitos tem de ser revistos na formação dos nossos pilotos que estão por surgir.Automobilismo não é para qualquer um, presisa-se de muito sacrifício, dinheiro,prestígio sorte e talento e quando se agrupa tudo isso pode ser que se coloque outro brasileiro na F1 mas uma vez lá devemos buscar o objetivo de realmente ser campeão.Não vejo pilotos brasileiros na F1 polêmicos,exigentes e campeões, vejo pilotos que chegam na F1 e amarram u burro na sombra.É só fazer a retrospectiva e vão perceber do que estou falando.
Deixo claro que tenho uma enorme admiração pelos pilotos que citei aqui mas na hora H faltou mais raça, mais coragem. Espero que não seja tão tarde para nós começarmos um longo jejum de brasileiros na Formula 1.
Um Grande Abraço e desculpem o desabafo.
Julio Cesar-Interlagos SP
yagointer@hotmail.com

Eduardo disse...

Não eh dificil imaginar que uma escuderia igual a Ferrari mantenha como piloto Fernando Alonso afinal eles tem muito em comum, quem não se lembra das manobras realizadas por Briatore para favorecer Alonso em detrimento de Nelsinho,e sabemos que o carro de Felipe nunca foi igual ao de Alonso e quando o Piloto brasileiro mostrou que podia, mesmo com grande diferença ouve se a voz no radio dizendo felipe alonso esta mais rapido, e agora quem ouvira essa voz ou a temporada de caça estara aberta. Acredito que Felipe Massa não ficara de fora no grid de 2014 e caso tenha uma boa equipe mostrara a que veio, pois pilotar um carro inferior ao do companheiro e chegar onde chegou não eh para poucos eh soh para quem sabe.