sábado, 14 de setembro de 2013

Brundle x Webber, por dentro do Red Bull de 2011

Martin Brundle e Mark Webber dão uma volta juntos com dois RB7 que deram o segundo título mundial a Sebastian Vettel e a equipe Red Bull em 2011 e ainda falam da visibilidade dos Fórmula 1 modernos, mostram como funciona o comportamento do carro nos momentos de ultrapassagens, o que o piloto pode fazer segundo as regras da FIA e na prática num pega na pista molhada de Silverstone. Está tudo em inglês:


Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

4 comentários:

Anônimo disse...

Pilotos de grande experiência como Mark Webber e David Coulthard pilotaram carros projetados por Newey em 07/08 na RBR, mas pouco fizeram spós 35 corridas. Bom lembrar, Vettel antes de correr pela Toro - Rosso já tinha pontuado na Formula 1 pela BMW-Sauber, isso, sem conhecer pista e carro em rítmo de corrida.

O novato alemão após 35 corridas pela Toro - Rosso e RBR já possuía: 03 - vitórias; 04 - pole positions; 06-pódios e 01 melhor volta. Fica a pergunta: "porque Webber e Coulthard com anos de F-1, conhecendo carros e pistas ficaram devendo com equipamento desenhado por Newey em 07/08?". Newey é fantástico, mas Toro - Rosso e RBR só começaram a vencer na F-1 depois que o alemão fora de série chegou.

Webber e David Coulthard correram pela matriz RBR, mas quem fez pole e venceu o GP de Monza 07 com equipe satélite foi Vettel. Outro detalhe, em Monza o tedesco bateu Raikkonen e Massa usando o mesmo motor de Maranello, mas em uma equipe infinitamente menor, a Ferrari disputou e venceu os dois campeonatos em 07! Tudo isso, na chuva onde o piso molhado deixa os carros em condição mais próximas. E pilotos como Raikkonen, Alonso e Hamilton sempre foram feras na chuva, mas nem isso impediu o novato de vencer pela nanica na pista italiana.

Vettel mal tinha experiencia em pista molhada, que me lembre, só tinha corrido nessas condições no GP do Japão 07. Detalhe, o novato alemão liderou essa corrida por três voltas. Não estamos falando de um piloto qualquer. Nem Mansell, Prost ou Hakkinen "tiraram" tanto dos carros projetados por Newey quanto Vettel faz...

Na corrida seguinte ao Japão/07, no GP da China, Vettel largaria 17º pra chegar em 4º , dessa vez em piso seco onde a condição era mais complicada para Toro-Rosso. Observem em qual posições Coulthard, Webber(e Liuzzi de Toro - Rosso), largaram e chegaram nessa prova...

Não é só Newey quem faz a diferença, Vettel também faz a parte dele, se fosse um piloto AFOBADO, teria entregado títulos em 2010/12 contra Alonso, o mesmo pode se dizer nessa temporada. Alonso esta desesperado, Vettel não erra ao volante jogando corridas fora(isso aconteceu muito em 89 com Senna na Liderança contra Prost). Só resta Alonso torcer para a RBR quebrar, mas bater o rival assim não tem graça. Bom lembrar, quem ficou devendo na pista por erro ou falta de performance, foi justamente Alonso na Malásia e Mônaco. Quando Toro - Rosso e RBR estavam em baixa em 07/08, nem Alonso ou Hamilton foram atrás do fantástico Newey, hoje que o alemão ganha tudo ambos vem choramingar? Leite quente e cama para o inglês e o espanhol. Vettel começou por baixo e foi um dos pilares do sucesso de Toro e RBR, o resto é mimimi...

Anônimo disse...

Corrigindo: "fez pole e venceu o GP de Monza 2008 com equipe satélite foi Vettel", Tinha colocado 07...

Anônimo disse...

Além disso, uma coisa que quase ninguém lembra é que Vettel de Toro Rosso quase que dava o título de 2008 para o Felipe Massa quando ultrapassou o Hamilton de Mclaren na chuva no Gp do Brasil.

Beto Rubiatti disse...

Brundle até que se saiu bem andando de "Lancha".
Lembro de Webber Vs. Nikki Lauda na Extinta Jaguar e o Lauda passou vergonha.