segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GP da BÉLGICA - Resultados e análise

Assistindo a corrida de Spa-Francorchamps fiquei sem o gostinho de ver a chuva aparecer para embaralhar um pouco as coisas no final da prova, algo que teria sido muito bem vindo para colocar mais emoção em mais um passeio dominical de Sebastian Vettel rumo a uma vitória tranquila numa corrida onde as disputas aconteceram apenas nas posições intermediárias do pelotão. Vamos agora à minha "análise equipe-por equipe" do GP da Bélgica de 2013:

RED BULL: Definitivamente tinha o melhor carro do grid e Vettel soube se aproveitar bem disso logo se livrando de Hamilton e abrindo confortável vantagem pelo resto da corrida, sem ser ameaçado em momento algum. Webber largou mal e não conseguiu negociar as ultrapassagens com muito êxito apesar da maquina que tinha, chegando num modesto 5º lugar.

FERRARI: Largando muito bem, Alonso veio escalando o pelotão e de 9º terminou em 2º, tudo com base no que fez na pista, sendo, no braço, o segundo carro mais rápido que vimos. Ainda não tenha contado com um equipamento para tentar chegar na Red Bull do alemão, fez uma tremenda corrida. Massa largou bem mas perdeu posições na primeira curva, e de lá teve que negociar ultrapassagens não tão fáceis e ainda enfrentou por algumas poucas voltas problemas no seu volante e KERS, que deixaram de funcionar bem, para logo voltarem a operar normalmente. Ele precisava mostrar um desempenho bem sólido em Spa, já que sua vaga na Ferrari não está nada garantida, mas não foi dessa vez. Vai para Monza com muita pressão nos ombros...

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MERCEDES: Eles mesmo diziam que a pole era circunstancial, mas perder a ponta me menos de meia volta não devia estar nos planos de Hamilton. Depois disso foi ainda passado por Alonso e depois administrou sua posição até o fim. Rosberg largou e chegou na mesma quarta posição, comprovando que era essa a realidade da equipe nessa pista Com o resultado geral a equipe aumentou 1 ponto sua vantagem na tabela para a Ferrari.

McLAREN: Jenson Button fez o que pode com seu carro e chegar na 6ª posição foi bastante positivo, considerando que seu carro não era lá nenhuma Brastemp. Aliás, seus preciosos pontos colocaram a equipe de volta ao 5º lugar na tabela de pontos, à frente da Force Índia, algo importante para a combalida imagem da McLaren esse ano, mas a julgar pela diferença para a Lotus, não deve passar disso. Perez não foi bem e sequer pontuou, ainda mais depois de ter sido punido por espremer Grosjean numa dividida de curva.

LOTUS: Não foram bem nessa pista. Kimi abandonou com problemas de freio, mas não estava a disputar sua melhor corrida, disputando posições baixa dentre as que marcavam pontos. Grosjean também enfrentou a mesma realidade, tendo ainda sido prejudicado pela espremida de Perez, que também lhe fez perder a posição para Felipe Massa.

FORCE ÍNDIA: Paul di Resta largou muito mal e despencou miseravelmente na primeira volta, depois teve que fazer uma corrida de recuperação, mas não conseguiu fazê-lo muito bem, tanto que seu companheiro Sutil, que largará muito atrás dele, já estava à sua frente quando foi acertado pelo sempre imprevisível Pastor Maldonado. Sutil, diga-se, fez uma bela corrida e seus pontinhos, ainda que magros, foram um pequeno consolo para a equipe indiana que perdeu o posto na tabela para a McLaren.

TORO ROSSO: Ricciardo e Vergne escalaram bem o pelotão até onde chegaram, lembrando que foram logo eliminados no Q1 da classificação. Ricciardo, virtual contratado da Red Bull para 2014, marcou um pontinho e está encostado no companheiro francês, que dessa vez não pontuou.

SAUBER: Hulkenberg fez uma bela largada e chegou a ter possibilidade de marcar pontos, mas com o carro que tinha, por mais que tenha aguerridamente lutado na pista nas disputas por posição, ia perdendo terreno para os carros mais rápidos. Gutierrez, também bastante combativo e motivado, chegou logo atrás do alemão, mostrando que a equipe suíça ainda não se achou com o carro desse ano e já devem estar pensando em 2014, além das dívidas que se acumulam.

WILLIAMS: A velha rotina de não marcar pontos voltou a valer para a equipe inglesa. Maldonado lutava com unhas e dentes por posições fora da zona de pontos quando meteu seu carro em Di Resta ao ir para o box sem ver se havia carro ao lado (havia!) e com isso além de perder tempo trocando o bico, ainda foi punido com um merecido stop-and-go de 10 segundos, fazendo-o terminar atrás da Caterham de Van der Garde. Assim, Bottas foi a melhor Williams na pista com seu esquecível 15º posto (lembrando que seria 17º se Kimi e Di Resta tivessem completado a corrida) no GP de estréia de Pat Fry na equipe. Ele não deve estar nem dormindo bem ao ver o trabalhão que tem nas mãos.

CATERHAM e MARUSSIA: Apesar das posições de largada melhores que antes, a realidade implacável de seus carros logo se fez presente e após poucas voltas ficaram na rabeira de todos, com os verdes à frente dos vermelhos e Jules Bianchi à frente de Max Chiste Chilton.


Pos  Piloto               Equipe                 Tempo/Diferença
 1.  Sebastian Vettel     Red Bull-Renault          1h23m42.196s
 2.  Fernando Alonso      Ferrari                       +16.869s
 3.  Lewis Hamilton       Mercedes                      +27.734s
 4.  Nico Rosberg         Mercedes                      +29.872s
 5.  Mark Webber          Red Bull-Renault              +33.845s
 6.  Jenson Button        McLaren-Mercedes              +40.794s
 7.  Felipe Massa         Ferrari                       +53.922s
 8.  Romain Grosjean      Lotus-Renault                 +55.846s
 9.  Adrian Sutil         Force India-Mercedes        +1m09.547s
10.  Daniel Ricciardo     Toro Rosso-Ferrari          +1m13.470s
11.  Sergio Perez         McLaren-Mercedes            +1m21.936s
12.  Jean-Eric Vergne     Toro Rosso-Ferrari          +1m26.740s
13.  Nico Hulkenberg      Sauber-Ferrari              +1m28.258s
14.  Esteban Gutierrez    Sauber-Ferrari              +1m40.436s
15.  Valtteri Bottas      Williams-Renault            +1m47.456s
16.  Giedo van der Garde  Caterham-Renault              +1 volta
17.  Pastor Maldonado     Williams-Renault              +1 volta
18.  Jules Bianchi        Marussia-Cosworth             +1 volta
19.  Max Chilton          Marussia-Cosworth            +2 voltas

Melhor volta: Vettel, 1m50.756

Abandonos:

Piloto           Equipe                    Na volta
Paul di Resta    Force India-Mercedes            26
Kimi  Raikkonen  Lotus-Renault                   25
Charles Pic      Caterham-Renault                 8


Pontuação nos campeonatos após a 11ª etapa:

Pilotos:                      Construtores:                    
 1.  Vettel        197        1.  Red Bull-Renault          312
 2.  Alonso        151        2.  Mercedes                  235
 3.  Hamilton      139        3.  Ferrari                   218
 4.  Raikkonen     134        4.  Lotus-Renault             187
 5.  Webber        115        5.  McLaren-Mercedes           65
 6.  Rosberg        96        6.  Force India-Mercedes       61
 7.  Massa          67        7.  Toro Rosso-Ferrari         25
 8.  Grosjean       53        8.  Sauber-Ferrari              7
 9.  Button         47        9.  Williams-Renault            1
10.  Di Resta       36       10.  Caterham-Renault            0 
11.  Sutil          25       11.  Marussia-Cosworth           0
12.  Perez          18
13.  Vergne         13
14.  Ricciardo      12
15.  Hulkenberg      7
16.  Maldonado       1

2 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos colocar as ideias nos lugares certos.
Carro de Formula um é pra correr.
Correr significa pista seca e limpa.
Acho uma falta se sensibilidade desejar chuva para emocionar uma corrida de formula um.
Essas mesmas vozes pedindo chuva serão as primeiras a condenar correr em clima chuvoso num acidente que vier a ferir alguem.
Que tal entao passar um pace car em bandeira amarela molhando a pista?
Que tal entao ligar sprinklers nas curvas mais rapidas a cada 10 minutos de prova?
De ideias como essas não faltam!

José Inácio Pilar disse...

Chuva não é artificial como esses artifícios que citou e trás, sim, emoção à qualquer disputa nas pistas como todos sabem, exatamente porque quem não tem um carro tão bom pode tentar se dar melhor.

Além do mais, ninguém falou em dilúvio para que acidentes e ferimentos aconteçam (até porque antes a prova seria interrompida).

Por fim, também gosto de um ou outro acidente, desde que sem gravidade.

abs