segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sauber sob perigo

A equipe Sauber passa por um dos seus piores momentos desde que ingressou na Formula 1 em 1992. A equipe da Suíça só enfrentou calamidade parecida em 2010, quando a BMW a abandonou de última hora, mas ainda assim haviam deixado algum dinheiro para aquela temporada.

Em 2013, entretanto, a situação é pior, com atraso de pagamentos a fornecedores e aos seus pilotos, visto que Nico Hulkenberg confirmou no fim de semana que não recebe há 2 meses.

A consequência disso é que o desenvolvimento do carro de 2014 pode sair prejudicado, visto que se a insolvência se mantiver as peças e matérias primas fornecidos por terceiros pode parar de chegar. Além disso, já se discute abertamente no paddock da categoria a possibilidade (não negada) do piloto alemão ter rescindido seu contrato com a equipe e estar disponível no mercado desde já, não apenas para a temporada de 2014 para qual já negociava abertamente.

Peter Sauber não confirma o rompimento entre as partes e acredita que Hulkenberg estará sim com a equipe pelo restante do ano, o que faz sentido se pensarmos que por melhor que ele seja (e ele é), não há vagas abertas para recebê-lo agora e ele não tem um saco de dinheiro para fazer balançar as possiveis vagas em equipes médias.
Aliás, se ele realmente está sem contrato para a segunda metade do ano, por mais que a equipe seja íntegra, haveria também a possibilidade dela recorrer a algum piloto com dinheiro para ajudar nesse momento grave. Será que isso poderia mesmo ocorrer? Por enquanto creio que não, pois um precisa do outro.

Outra coisa que se fala é que os atuais patrocinadores da equipe teriam adiantado verbas futuras para ajudar a estancar a sangria interna e Peter Sauber estaria prestes a anunciar um grande patrocinador até o fim do mês (fala-se de uma petroleira russa) e caso isso não ocorra, ainda haveria "um bom plano B" que ele não disse qual, mas especulam que seria a venda da equipe e nesse caso o nome de Nicolas Todt, empresário de Felipe Massa surge no horizonte.

É realmente uma pena ver a simpática e eficiente Sauber nessas condições delicadas. Depois da boa temporada de 2012 era de se esperar mai facilidade para fechar mais patrocinadores para esse ano, mas o carro de 2013 não nasceu tão bom e eles, que poderiam esta indecisos, não vieram.

Enfim, não sabemos a realidade exata da equipe pois esses detalhes são mantidos em sob sigilo e temos poucos fatos sobre a mesa, mas espero que reajam e logo, tanto financeiramente como na pista, já que uma coisa costuma ajudar diretamente a outra numa via de mão dupla. A ver...

Um comentário:

@clserra disse...

Grande matéria Inácio. Concordo totalmente, Realmente uma pena ainda mais porque na minha opinião o Hulk é a grande promessa de um futuro campeão mundial.