segunda-feira, 4 de março de 2013

Compare todas as traseiras dos F1

Nessas imagens obtidas sob ângulos muito parecidos, temos a ótima oportunidade de compararmos asas traseiras e, sobretudo os assoalhos e difusores dos carros 2013 da Fórmula 1. Os conceitos são muitas vezes parecidos, até porque todos os carros são concebidos sob um regulamento técnico muito restritivo e os princípios da aerodinâmica são os mesmos para todos, mas ainda assim é muito interessante analisar detidamente as sutis diferenças em aletas, curvas, dimensões das sessões verticais e até altura do solo de cada carro.Resistam à tentação de tenar adivinhar pelas imagens qual carro desgasta mais ou menos os pneus, as fotos foram tiradas em momentos e dias diferentes na última sessão de testes.

As maiores diferenças visíveis são asas curvas em ceu centro, alguns com monkey seat (aquela mini-asinha mais alta) no meio da asa de baixo, assoalhos com gurney flaps ou até versões mais elaboradas disso, como mini-asinhas em todo seu contorno final, etc, tudo em busca de equacionar a difícil combinação de aumentar o downforce, a pressão aerodinâmica sem ganhar mais do indesejado arrasto, ou drag.

Como um desafio extra, quero vem quem consegue adivinhar quais são cada um dos 11 carros das imagens, lembrando que os patrocinadores estampados nas asas traseiras lhes ajudarão muito nessa identificação, confira: Clique nas imagens para ampliá-las.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1










 

8 comentários:

Anônimo disse...

só fotos, sem comentários? Como um leigo como eu vai saber a diferença?

renan disse...

segue a ordem : marussia ,mercedes,force índia,sauber,catehram,mclaren,williams,str ,rbr,ferrari,lotus.
mole mole

Anônimo disse...

da até pra saber alguns pilotos como fernando alonso no carro da ferrari,jensun buttun no da mclaren,grosgean no da lotus.
rbr ,willliams ,sauber,force india e marússia da pra ver parte do capacete mas não sei identificar ....

renan disse...

renan acima...pra não ficar anônimo...,

jhoee disse...

olá José, poderia me dizer oque seriam aqueles furos nas laterais, que aparecem na foto , não seriam do escapamento, pelo menos penso que não, e que grande a boca de saida de ar do motor, desculpe ai se escrevi alguma bobagem . Abcos

jhoee disse...

na foto da RBR ...

skidwasted disse...

O mais diferente é o da Ferrari e o da Marussia, o mais simples.

Bill Mask disse...

Interessante essa ponrografia automobilística.

Lotus e RBR parecem um pouco a frente...