Nessas imagens obtidas sob ângulos muito parecidos, temos a
ótima oportunidade de compararmos asas traseiras e, sobretudo os assoalhos e
difusores dos carros 2013 da Fórmula 1. Os conceitos são muitas vezes
parecidos, até porque todos os carros são concebidos sob um regulamento técnico
muito restritivo e os princípios da aerodinâmica são os mesmos para todos, mas
ainda assim é muito interessante analisar detidamente as sutis diferenças em
aletas, curvas, dimensões das sessões verticais e até altura do solo de cada
carro.Resistam à tentação de tenar adivinhar pelas imagens qual carro desgasta mais ou menos os pneus, as fotos foram tiradas em momentos e dias diferentes na última sessão de testes.
As maiores diferenças visíveis são asas curvas em ceu centro, alguns com monkey seat (aquela mini-asinha mais alta) no meio da asa de baixo, assoalhos com gurney flaps ou até versões mais elaboradas disso, como mini-asinhas em todo seu contorno final, etc, tudo em busca de equacionar a difícil combinação de aumentar o downforce, a pressão aerodinâmica sem ganhar mais do indesejado arrasto, ou drag.
Como um desafio extra, quero vem quem consegue adivinhar quais são cada um dos 11 carros das imagens, lembrando que os patrocinadores estampados nas asas traseiras lhes ajudarão muito nessa identificação, confira: Clique nas imagens para ampliá-las.
As maiores diferenças visíveis são asas curvas em ceu centro, alguns com monkey seat (aquela mini-asinha mais alta) no meio da asa de baixo, assoalhos com gurney flaps ou até versões mais elaboradas disso, como mini-asinhas em todo seu contorno final, etc, tudo em busca de equacionar a difícil combinação de aumentar o downforce, a pressão aerodinâmica sem ganhar mais do indesejado arrasto, ou drag.
Como um desafio extra, quero vem quem consegue adivinhar quais são cada um dos 11 carros das imagens, lembrando que os patrocinadores estampados nas asas traseiras lhes ajudarão muito nessa identificação, confira: Clique nas imagens para ampliá-las.
Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1
8 comentários:
só fotos, sem comentários? Como um leigo como eu vai saber a diferença?
segue a ordem : marussia ,mercedes,force índia,sauber,catehram,mclaren,williams,str ,rbr,ferrari,lotus.
mole mole
da até pra saber alguns pilotos como fernando alonso no carro da ferrari,jensun buttun no da mclaren,grosgean no da lotus.
rbr ,willliams ,sauber,force india e marússia da pra ver parte do capacete mas não sei identificar ....
renan acima...pra não ficar anônimo...,
olá José, poderia me dizer oque seriam aqueles furos nas laterais, que aparecem na foto , não seriam do escapamento, pelo menos penso que não, e que grande a boca de saida de ar do motor, desculpe ai se escrevi alguma bobagem . Abcos
na foto da RBR ...
O mais diferente é o da Ferrari e o da Marussia, o mais simples.
Interessante essa ponrografia automobilística.
Lotus e RBR parecem um pouco a frente...
Postar um comentário