sábado, 9 de fevereiro de 2013

Balanço dos testes de Jerez


Sensores aerodinâmicos instalados na Force Índia
Abaixo vemos o número de voltas e quilometragem total acumulada por cada uma das equipes e pilotos de Fórmula 1 nessa primeira sessão coletiva de testes em Jerez de la Frontera, Espanha, e algumas conclusões podem ser tiradas:

A primeira e mais óbvia é que a Sauber foi a equipe que mais andou nesses quatro dias, acumulando boa quilometragem sem apresentar problemas, mostrando que o carro é confiável. A segunda coisa é que a Mercedes, que havia perdido bastante tempo na primeira parte dos testes, ascendendo a luz  amarela em relação a durabilidade de seu carro, recuperou-se na segunda metade, acumulando dados importantes sobre seu novo carro que andou muito nesses dois últimos dias. Um fato que também merece destaque é o tempo de Button, muito bom se pensarmos que foi no 1º dia de testes quandoa pista ainda estava seuja, sem emborrachar, com o carro ainda não tão bem regulado e de pneus duros.

Além disso, segundo gente que estava nos testes, no caso o ex-projetista da F1 Gary Anderson, comentarista da BBC, deu sua impressão do que viu na pista: "Parece que a Red Bull tem 10% mais pressão aerodinâmica que qualquer outra. A McLaren ainda sai constantemente de frente nas curvas, a Mercedes sai de frente nas entradas de curva e aí a traseira dá uma escapada na saída, enquanto a Lotus parece bem balanceada." Sobre a Ferrari, ele disse um dia antes: "Massa vem fazendo bons tempos, mas não parece tão constantes como os da Lotus, além disso sofre do mesmo problema da Red Bull: quando o piloto perde a frente do carro, ele não consegue recuperar o controle".

Luiz Razia volta ao box da Marussia
Igualmente notaria que a Force Índia andou bem nesses dias e, ao lado ou um pouco atrás da Sauber, pode ter mais um ano competitivo. Antes teremos que aguardar a estreia do novo carro da Williams para saber como será a distribuição de forças entre as médias, grupo da qual a Toro Rosso faz parte, mas raramente surpreende nos testes.

Repare também como os tempos obtidos pelos pilotos da Caterham e da Marussia foram realmente próximos.

Agora as onze equipes voltam para suas sedes para analisar todos os dados acumulados nos testes, entender o funcionamento das coisas, juntar com as opiniões dos pilotos e preparar novidades para a próxima sessão de testes que começa dia 19 de Fevereiro e mesmo entre lá e o GP da Austrália muita coisa pode mudar no que se trata de ritmo em todos os carros. 

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

  • Pos.   Equipe                   Voltas         Km   
  •  1       Sauber                430          1904
  •  2       Red Bull              372          1647
  •  3       Force India           357          1580
  •  4       Toro Rosso             330          1461
  •  5       Mercedes               319          1412
  •  6       Caterham             318         1408
  •  7       McLaren                  298         1319
  •  8       Ferrari                 277         1226
  •  9      Lotus                   271         1199
  • 10      Marussia                 219           969
  •  *       Williams(carro antigo) 332      1470
Tempos combinados dos 4 dias, com quantas voltas cada piloto de e- importante -que tipo de pneu estava sendo usado quando eles registraram suas melhores marcas. A diferença de tempo entre cada tipo de pneu é, segundo a Pirelli, de meio segundo (Duro -0,5s- Médio -0,5s- Macio):

Pos      Piloto      Equipe/Motor          Tempo      Voltas   (Dia)  Tipo de pneu

1. Felipe Massa   -        Ferrari-Ferrari               1:17.879     227          (3)    Macio
2. Kimi Raikkonen   -    Lotus-Renault               1:18.148     122          (4)   Macio
3. Jules Bianchi   -        Force India/Mercedes    1:18.175     56           (4)   Macio
4. Romain Grosjean   -  Lotus/Renault               1:18.218     149          (2)   Macio
5. Sebastian Vettel   -    Red Bull/Renault          1:18.565     298          (4)   Duro
6. Esteban Gutierrez   - Sauber/Ferrari              1:18.669     252          (4)   Macio
7. Jean-Eric Vergne   -  Toro Rosso/Ferrari        1:18.760     177          (4)   Macio
8. Nico Rosberg   -       Mercedes/Mercedes     1:18.766     159          (3)   Médio
9. Jenson Button   -       McLaren/Mercedes      1:18.861     120          (1)   Duro
10. Lewis Hamilton   -   Mercedes/Mercedes     1:18.905     160          (4)   Médio
11. Sergio Perez   -       McLaren/Mercedes       1:18.944     178         (4)   Médio
12. Paul di Resta   -      Force India/Mercedes    1:19.003    240          (2)   Macio
13. Daniel Ricciardo   - Toro Rosso/Ferrari         1:19.134    129          (2)   Médio
14. James Rossiter   -  Force India/Mercedes     1:19.303     61           (3)   Macio
15. Mark Webber   -    Red Bull/Renault            1:19.338     174          (2)   Médio
16. Nico Hulkenberg   -Sauber/Ferrari               1:19.502     178          (2)   Médio
17. Valtteri Bottas   -    Williams/Renault*          1:19.851     177         (4)   Macio
18. Pedro de la Rosa    Ferrari/Ferrari                1:20.316     50          (4)   Médio
19. Pastor Maldonado- Williams/Renault*          1:20.693    129          (2)   Médio
20. Charles Pic   -        Caterham/Renault          1:21.105   166          (4)   Macio
21. Giedo vd Garde   - Caterham/Renault           1:21.219   152          (1)   Médio
22. Luiz Razia   -         Marussia/Cosworth        1:21.226    112          (4)   Médio
23. Max Chilton   -      Marussia/Cosworth         1:21.269    107          (3)  Macio
 

5 comentários:

Anônimo disse...

Alonso vai ter dor de cabeça, e não estou falando de Felipe Massa...

Anônimo disse...

vi um vídeo do massa achando bom esses pneus principalmente por aquecerem mais rápido,vejo várias equipes com bolhas nos pneus do lado interno próximo a suspensão. esse ano o massa promete... até a ferrari dar um tapa na cara dele.

Anônimo disse...

Se Vettel realmente estava de pneus duros qndo fez 1:18:565 e se realmente esses pneus são 1 segundo mais lentos do que os macios, então a Red Bull está muito bem na fita..pq ele faria um tempo aproximadamente de 1:17:565 sendo o melhor tempo da semana...
Mas agora o que nos resta é esperar para ver! 2013 promete!

skidwasted disse...

O que mais me chamou a atenção:
- Vettel muito rápido com pneus duros com Button sendo apenas 0.300 mais lento, numa pista suja e sem acertos, como o José disse.
- Razia foi mais rápido que o companheiro usando pneus diferentes.

- Jules Bianchi sentou a chinela no DiResta. Tá, pode ser que um estava testando com o carro pesado e outro em classificação, mas que foi quase 1 seg, foi.

- Rosberg não tomou pau do Hamilton, (AINDA)como muitos aclamavam.

Anônimo disse...

Vejo Mclarem e RBR como as equipes mais fortes...nessa bateria de testes ninguém correu pra valer...foi mais para entender o carro e testar a confiabilidade...Tudo indica que esse ano veremos mais um banho de Vettel e mais um ano escutando mimimi do Alonso! hahahahha