terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Brian Hart e seus motores

Nesse precioso vídeo vemos uma entrevista de Brian Hart, fabricante de motores que ficou na F1 até o fim da década de 90 lutando com seus pequenos mas eficientes motores contra equipes com motores de grandes fabricantes.

Ele ficou conhecido aqui por fabricar os motores usados por Barrichello na Jordan nas temporadas de 1993 e 1994. Em 1995 a Jordan estabeleceu parceria com a Peugeot, onde não precisaria pagar, e Brian levou seus motores para a Arrows, (onde os brasileiros Ricardo Rosset e Pedro Paulo Diniz correm respectivamente em 1996 e entre 1997 à 1998), mas lá o dinheiro para desenvolver seu novo V10 estava curto e acabaram usando os V8, de concepção mais antiga. Em 1998 desenhou um novo V10 para a Minardi, mas a falta de dinheiro da equipe para desenvolver o projeto acabou facilitando a venda da fábrica para Tom Walkinshaw que investiu no projeto e o novo motor passou a empurrar a Arrows, também recentemente comprada por Tom, mas antes do fim desse mesmo ano Hart e Walkinshaw e brigaram por discordarem dos termos e valores da venda e o engenheiro deixou a empresa que fundou. Poucos anos depois tanto a fabricante como a equipe terminaram falidas, mas não Brian.

Pelo que levantei junto aos meus contatos na Europa, hoje ele está com 76 anos e esteve doente no ano passado (não sei do que, nem se melhorou) e viveria na Espanha, não tendo se envolvido com corridas de carros há mais de uma década.

Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1

Nenhum comentário: