domingo, 22 de julho de 2012

Button deixou espaço para Vettel?





Curta a página do BLOG no FACEBOOK clicando AQUI e siga-me no Twitter: @inacioF1


Sim. Pelas imagens acima me parece claro que Button deixou espaço inicial para Vettel, que preferiu espalhar para abrir mais a curva. "Ah, mas lá fora é sujo, o alemão não ganhou vantagem". o que está em debate, penso, não é bem isso, mas o fato de um piloto ter utilizado deliberadamente a área de escape quando havia espaço (de sobra) para ele contornar a curva pela pista. Saiu porque sabia que teria que tirar o pé ao ver sua tentativa de dar o "X" em Button frustrada...

É o que parece, mas traçar uma linha do que pode e não pode nesse tipo de manobra nunca há certezas absolutas. O que vocês acham?

ATUALIZADO: Pela segunda imagem, percebe-se que Button , talvez vendo que Vettel já estava bem por fora e saindo mais embalado, retoma a trajetória. Mas Vettel está bem fora da pista... Difícil.

10 comentários:

Speeder_76 disse...

Independentemente de se a penalização ser justa ou não, isso coloca no centro das atenções as próprias escapatórias de asfalto. Acho que aquilo ali "convida" os pilotos a arriscar mais neste tipo de manobras, porque têm uma ajuda.

Nesse aspecto, se calhar, devia-se pensar em defender o fim das escapatórias em asfalto e substitui-las pelas de gravilha, como existiam antes.

José Inácio Pilar disse...

Pois é... Dificil traçar uma linha do que é uma ultrapassagem agressiva e o que pasa a ser burlar as regras.

Que diga Zanardi em Laguna Seca em 1996...

Speeder_76 disse...

O problema é que no passado este tipo de manobras existiam e não havia penalizações. Só em casos mais graves.

Hoje chegou-se a um extremo tal que qualquer toquezinho irá significar penalização de x lugares na grelha ou um "stop and go" ou o raio que o parta. E as corridas não passam a ser decididas na pista, mas sim na secretaria.

Em que ficamos?

Unknown disse...

Eu acho importante justamente as imagens momentos antes: O Vettel vinha na reta com velocidade pra passar por fora, na freada. Como não deu - e ele já tinha freado forte - só tinha como opção cortar por dentro, fazer o X, já que, por fora, obviamente além de ser o maior caminho, ele tinha menos tração (freou mais forte que Button).
Justamente por isso, o Button abriu o lado de fora/esquerdo e se manteve "na marcação" do direito pra não deixar o Vettel completar o X e sair da curva tracionando mais forte. Tá muito claro isso, não?

Anônimo disse...

Palhaçada, depois reclamam que os pilotos não atacam, mas se fazem a ultrapassagem o que acontece? Tomam punição, nos anos 80 os pilotos faziam cada barbaridade na pista e nada acontecia.

Berger diz que manobra de Schumi sobre Rubinho em 2010 era normal no passado.

“Nós pilotávamos mais brutalmente. Três vezes por volta, jogávamos um ao outro contra o muro e sem reclamação. Simplesmente fazia parte”
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2010/08/13/berger-diz-que-manobra-de-schumi-sobre-rubinho-era-normal-no-passado.jhtm

Hoje qualquer coisinha vem choradeira no rádio e punição da FIA, no GP do Japão 2007 Massa e Kubica cortaram várias vezes a pista(http://www.youtube.com/watch?v=I7YujiyyiFI), e ninguém foi punido. Os ingleses da FIA quiseram prejudicar Vettel pra favorecer Button, se fosse com outro piloto iam deixar quieto. A FIA adora pegar no pé de piloto alemão, aconteceu com Schumacher em 94 com punições ridículas, e 03/05 mudando radicalmente as regras pra impedir outro título alemão. Com Vettel também tentaram mudar as regras no GP da Inglaterra/2011, mesmo assim Vettel foi campeão.

Vettel colocou lado a lado no meio da curva, Button fez a curva normal, o alemão foi para a esquerda para evitar um toque de rodas, não tinha mais o que fazer. Existe uma coisa que se chama "malandragem" no esporte, MUITO USADO POR JOGADORES DE FUTEBOL. Se tudo for rigorosamente perde a graça, é a lei do mais esperto no esporte(Oras, Button poderia fazer o mesmo em outra corrida, seria o "troco" em cima de Vettel, seria bacana de ver e o alemão nem iria reclamar), mas hoje em dia qualquer coisinha vem punição. O ponto alto no final da prova era saber se Vettel ia passar ou não, a FIA estragou o final da prova.

http://globotv.globo.com/rede-globo/formula-1/t/provas/v/vettel-ultrapassa-button-no-gp-da-alemanha-de-formula-1/2052824/

Campeonato começou a ficar sem graça, porque o único que podia buscar Alonso na tabela era justamente Vettel. Webber esta pilotando bem, mas pra brigar com um piloto como Alonso no áuge...sem chance! Já Vettel é mais lutador e as chances são maiores, se não fosse a quebra de alternador na EUR Vettel teria hoje 135 pontos. A RBR que comece a fazer como a Ferrari, focar em apenas em UM PILOTO, senão...adeus temporada! Alonso tem agora a vantagem de ter um carro muito bom pra treino e corrida, esta no áuge ao volante, além de não tem companheiro forte na equipe pra lhe tirar pontos. Pelo contrário, Massa agora mais do que nunca tem que ajudar Alonso. Coisa rara vai ser ver Massa a frente de Alonso pra abrir passagem, ele só larga atrás e fica longe nas corridas, mas se acontecer:

"Felipe, Fernando is faster than you"

E ninguém pode reclamar, jogo de equipe esta liberado esse ano!!! Pra ajudar...o carro do espanhol não quebra nem a pau, sorte de campeão, mas o espanhol merece! Da mesma forma que Vettel merecia no GP da EUR quando o carro quebrou na liderança.

Leo Santojo disse...

Button fechou a porta, o que é direito dele. Vettel foi por fora e se aproveitou do fato de que ali era asfalto e nao grama ou brita. Teve vantagem sim e mereceu ser punido. Aquilo é a mesma coisa que cortar a chicane de Monaco.


Além do mais pesa o fato de que a RBR já foi pra corrida de bunda suja por querer burlar o regulamento mal escrito com mapeamento de motor alterado. Uma sacanagem passou, a segunda nao poderia passar.

Gleidson Silva disse...

Pra mim, a punição é válida, o que está pesando é a falta de critério, ou o critério diferente com tudo que vem da Red Bull, parece que estão com medo de que virem a mesa e domine o resto do campeonato, no Bahrain, o Hamilton se aproveitou da área de escape, não tirou o pé, voltou pra pista e passou o Rosberg, a FIA nem levou o caso pra análise. Outro caso, em Barcelona o Vettel usou o DRS quando tinha bandeira amarela no local, levou punição, em Valência, Hamilton e Schumacher usaram o DRS quando tinha bandeira amarela, foi pra análise e nenhuma punição, estão segurando a Red Bull de todas as formas. Sobre o novo mapeamento de motor, a forma que usaram, não era contra as regras, estava especificado que o carro não poderia continuar acelerado em uma redução, e não que eles poderiam diminuir o mapeamento, a Red Bull não quebrou a regra, tanto que a FIA não conseguiu punir, mas já mudou a regra, pra mais uma vez amarrar a Red Bull, seria algo contra a Red Bull ou a velha suspeita da mão amiga à Ferrari que não vê a hora de sair da fila? Fica difícil confiar na FIA, ainda mais quando tem Ferrari envolvida.

Fabiana Kawazoe disse...

Na minha opinião, a punição foi severa demais. O próprio Christian Horner admitiu que não existe na regra uma punição adequada para este caso e que essa de 20 segundos (que segundo os comissários de pista é o equivalente a um drive-through) era a única disponível.

Vettel, tentando se defender, falou que nunca imaginaria que o Button fosse desistir tão fácil e que achava que JB continuaria na briga.

Disse ainda que só saiu da pista por respeito ao JB, p/ dar espaço p/ a McLaren.

O argumento que estão usando é que, justamente por causa do que houve em Bahrain com Nico Roseberg, a FIA mudou as regras, valendo dali p/ frente.

Acho uma palhaçada essa história, algo do gênero: "achamos algo em um dos carros/'atitude dos pilotos' que não concordamos, então vamos mudar a regra".

Parece criança mimada que não sabe brincar...

O mesmo aconteceu com o mapeamento do motor da RBR. A FIA não tinha argumentos para proibí-lo, pois ele não está violando as regras. Qual a atitude da FIA? Vamos mudar as regras p/ fazer com que o motor seja ilegal.

Não vou também criar uma teoria de conspiração e afirmar que a FIA está contra a RBR, mas que a coisa tá beirando a perseguição, isso é fato.

Anselmo Coyote disse...

O vettel não sabe ultrapassar, nunca soube. Basta ver na GP2 o quanto ele apanhava. Ele sabe empurrar bêbado escada abaixo. Se largar na ponta com um carro de outro planeta, ganha. Se não, não. Se tenta passar faz lambança, batendo ou tentando trapacear e perdendo os pontos. É como disse o Alonso: "Ele (Vettel) não é nenhum marciano com um carro normal.". Mas o Alonso, sem dúvida, é um marciano com qualquer carro. Pilota demais.
Abs.

Anselmo Coyote disse...

... complementando: e esse papo furado do Bastião de que saiu por respeitar o Button. Que conversa fiada... logo ele que não respeitou nem o próprio companheiro de equipe quando bateu com o Webber e s'estrumbicou.

Para ficar bem claro: não gosto dessa besta alemã nem a pau. Sou anti-Vettel desde criancinha. Ah... e adoro o Schumacher e tenho a maior simpatia pelo Nico Rosberg.

Abs.