sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Os nomes para a vaga de Massa

Numa pensada rápida, penso que dos pilotos citados pela imprensa como de possíveis substitutos de Felipe Massa na Ferrari para 2013, a maioria não ia realmente sair ganhando com a troca ou seria de real interesse da equipe - isso se é que Massa realmente será substituído:

  • Jenson Button: tem contrato com a McLaren, uma equipe inglesa como ele onde tem ótimo relacionamento e chances reais de liderar (ano passado foi prova). Será que valeria a pena para um campeão mundial romper seu contrato atual, onde tem espaço para trabalhar e ir para a Ferrari para ser declaradamente o Nº2 de Alonso?



  • Lewis Hamilton: Seu contrato atual vence no fim do ano. Pela mesma razão de Button, não vale a pena para ele coorer na Ferrari, com o agravante que sua própria experiência já provou que a relação pode não dar certo. Mais: Alonso aceitaria um piloto tão forte e com esse histórico de conflituoso? Muitos vêem nessa posibilidade de troca de time um mero instrumento de pressão para barganhar melhores condições na sua renovação com a McLaren.


  • Kimi Raikkonen: além da questão acima (ser o 2º piloto da equipe), o finlandês não tem uma relação muito boa com Montezemolo. Some a isso o fato de ser claramente o 1º piloto da Lotus, uma equipe que se não é tão estruturada como a Ferrari, também não está capenga e lhe deu um bom carro. Esse flerte com os italianos, assim como Hamilton, tem cara de valorização de seu passe para melhorar seu salário.

  • Sérgio Perez: de todos os pilotos cotados para a vaga de Massa é o que mais teria vontade, vantagem e disponibilidade de assumí-la, mas também é o que menos dá segurança aos italianos quanto a sua regularidade, uma vez que ainda não tem nem 2 temporadas completas. Será que Perez já conta com a experiência e preparo para correr numa equipe grande?



  • Heikki Kovalainen: Para quem já fez o papel de escudeiro em equipe grande (McLaren 2008/2009) e saiu de lá reclamando de não ter tratamento igual, se houver realmente interesse da Ferrari, será que aceitaria retomar o papel que que detestou? Para quem pretende reconstruir a carreira, pode ser ao mesmo tempo uma promoção - voltar para uma equipe grande - e uma sentença: eterno segundo.


Isso para falar nos nomes principais, lembrando que Alguersuari, Sutil, Di Resta, Hulkenberg e outros também orbitam, com menos visibilidade, as rodas de rumores, e rumor a gente já sabe: a cada semana tem um novo e sempre há algum interesse por trás dele (valorizar passe de um piloto no mercado, por ex.).

Por fim, uma pergunta deve ser feita: Que carreira sobreviveria a uma comparação direta de resultados na pista com Fernando Alonso, o piloto atualmente mais completo do grid? Pode ser que um desses candidatos queira pagar para ver, como fez com sucesso Button ao ir para a McLaren em 2010, mas Alonso mete mais medo, está no seu ápice. Esse fantasma de ser segundão de Alonso joga a favor da renovação de Felipe que tem, entretanto, que reagir solidamente (ver matéria sobre isso AQUI) a partir do próximo GP.

12 comentários:

Fernando disse...

Apesar de tudo, ainda vejo Pérez como mais próxima da vaga. Mas penso que Kovalainen poderia ser um bom nome também.

@malcardozo disse...

Penso que em 2013 a dupla da Ferrari será Alonso e Massa. Mesmo com um ano ruim até agora (tem tudo pra melhorar nessa segunda metade)a ausência de um real candidato pra assumir o lugar de Massa fará ele ficar p o proximo ano, mas deve ter modificações no contrato, provavelmente até reduzindo salario, até a Ferrari ter melhores opções em 2014, como Vettel ou Perez mais experiente...

Anônimo disse...

E o Rubinho ?

Andre da Paz disse...

Rubinho e Shumi, Algum chance?

Anônimo disse...

Montezemolo se mostra um péssimo administrador. Deixou de tal forma estampado que a equipe é de Alonso que nenhum piloto que não queira somente dinheiro irá querer o 2º carro do time. Quem ficar com o segundo carro da ferrari será somente para escoltar Alonso, mesmo sendo melhor que ele, quem quer correr para não ter cahance de vencer? "Fernando is faster than you..." http://www.youtube.com/watch?v=lrSeSdHcnu4

Joe Satriani disse...

"Quem ficar com o segundo carro da ferrari será somente para escoltar Alonso, mesmo sendo melhor que ele, quem quer correr para não ter cahance de vencer?"




Mas hoje existe alguem melhor que ele na F1, entre todo o grid, todos os pilotos de teste e os pilotos da GP2? Acho que não.

Guilberto disse...

Eu colocaria o Barrichello nessa lista tbém!!! Além de ter chances tbem de ir para a McLaren, caso um de seus pilotos for para a Ferrari!!! E o Barrichello na Ferrari cairia como uma luva para a equipe, pois é um exelente segundo piloto... Coisa que o Massa não está conseguindo ser!!! Apesar de toda as "máguas" que ele teve lá dentro, vejo que as tais foram com o Schumacher e não com a equipe em si!!! =]

Unknown disse...

No meu blog, o "Michael no Grid", coloquei também Hulkenberg nessa lista!!

Anônimo disse...

MICHAEL SCHUMACHER SERIA UM FORTE CANDIDATO,A MERCEDES NÃO TEM FOLEGO DE EQUIPE DE PONTA A FERRA MESMO NÃO SENDO O MELHOR CARRO É MUITO SUPERIOR A MERCEDES,A QUESTÃO É DOIS LEÃO DISPUTANDO A ATENÇÃO NA MESMA EQUIPE,SERIA UMA GUERRA.

Anônimo disse...

Porque não colocou o Adrian Sutil ai? Eu também o acho um forte candidato a brigar por essa vaga.

Anônimo disse...

Acho que nao deveriamos deixar o Rubinho fora desta lista.....mesmo nao tendo um titulo em seu curriculo, provou diversas vezes ser um excelente piloto e um eximio acertador de carro.
O fato de nao ter encerrado a carreira este ano, prova que ainda tem esperancas de voltar a F1. Acredito que seria otimo ve-lo na Ferrari ou mesmo na Mclarem

Alexey Karpov disse...

Barrichello na Ferrari? Na McLaren? Duvido muito. Acho que o tempo de Fórmula 1 dele acabou. Se bem que se estivesse na Williams no lugar de um dos dois que lá estão hoje, talvez não tivesse vencido a prova que Maldonado venceu, mas com certeza não teria batido todas as vezes que o Venezuelano bateu e provavelmente, com este carro estaria melhor colocado no campeonato.